SóProvas


ID
5322493
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com o objetivo de promover pouco a pouco a substituição do braço escravo na lavoura de café, recorreu-se, nos moldes do século XIX, à colonização estrangeira, sob sistema de parceria. Pretendia-se, dessa maneira, fórmulas conciliares usadas nos núcleos coloniais de povoamento com as necessidades do latifúndio cafeeiro. Contava-se com experiência dos núcleos coloniais de povoamento cuja criação desde a vinda da Corte de D. João VI para o Brasil tinha sido estimulada. A partir de então, havia se rompido definitivamente com as normas restritivas à preferência de estrangeiros na colônia. Estimulava-se a vinda de imigrantes.

(Emília Viotti da Costa. Da monarquia à república: momentos decisivos.
6. ed. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999)

O trecho acima aponta um primeiro motivo para o incentivo à imigração: a substituição do trabalho escravo. Outros motivos relevantes para se estimular a migração foram:

Alternativas
Comentários
  • https://www.youtube.com/watch?v=lqa1BiLlRdg 25;00

  • https://www.youtube.com/watch?v=lqa1BiLlRdg 25;00

  • https://www.youtube.com/watch?v=lqa1BiLlRdg 25;00

  • LETRA D. Com os sistemas de abolição gradual da escravidão, ainda que em suma ineficientes, havia a necessidade de se substituir ou assalariar essa população que agora não é mais posta a prestar serviços forçados. Bom, se é para pagar alguém trabalhar, porque não uma mão de obra mais qualificada e branca?

    Assim era o pensamento racista e elitista da época. Com a extinção do tráfico de escravos, todos esses recursos excedente foram distribuídos para política de imigração ao país, que foram desde sistemas de propagandas como "Venha viver no paraíso tropical" até a companhias que financiavam a vinda de estrangeiros para o trabalhos nas lavouras.