SóProvas


ID
5324635
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2021
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

    Falar da Teoria das Relações Internacionais (TRI) parte das seguintes escolhas: a primeira, que as relações internacionais são uma área de estudo científico autônoma; a segunda refere-se às teorias que são abordadas e como são definidas; por fim, a terceira reside na demanda de contextualizar essas reflexões [...] A teoria (ou teorias) são reflexos de sua época, não sendo a época que deve se ajustar à teoria.


PECEQUILO, C. S. Teoria das Relações Internacionais: o mapa do caminho – estudo e prática. Rio de Janeiro: Atla Books, 2016, p. xiv, com adaptações




Considerando o excerto inicial, julgue (C ou E) o item a seguir.


A lógica da anarquia é uma das principais divergências entre teóricos neorrealistas e construtivistas. Para os primeiros, a anarquia é um fato objetivo da realidade, que dá origem a um sistema de autoajuda. Para os segundos, a anarquia é um fato intersubjetivo da realidade, que resulta em uma cultura kantiana.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO.

    De fato, a escola construtivista das RI nega que agência seja influenciada, sempre, por uma estrutura pré-existente. Para os pensadores filiados a esse ramo, agência e estrutura são mutuamente construídos e podem mudar de acordo com a percepção dos atores (o fato intersubjetivo). Inexiste antecedência ontológica de nenhum dos dois fatores (agência ou estrutura), ao contrário do que predomina no realismo defensivo de Waltz, onde a estrutura molda o comportamento das unidades políticas.

    Contudo, o funcionamento da estrutura é representada por três possibilidades de anarquia: a hobbesiana, a lockeana e a kantiana. Mais do que refletirem tradições de pensamento no campo ou possibilidades idealizadas de arranjos institucionais da comunidade internacional (como propõe a Escola Inglesa, apenas substituindo o pensamento lockeano pelo de Grócio), as possibilidades de anarquia refletem os possíveis destinos da articulação de interesses dos agentes internacionais na conformação da ordem respectiva. Logo é incorreto afirmar que a cultura kantiana resulta da co-construção da ordem internacional pelos seus agentes.

  • O que é a ANTECEDÊNCIA ONTOLÓGICA? já procurei e não encontrei definição...

  • Resposta: Errado, pois não necessariamente a anarquia resultará kantiana, segundo o Construtivismo...

    Realismo

    • The international system is defined by anarchy - the absence of a central authority (Waltz).
    • Como resultado, os Estados têm a obrigação de lutar por sua sobrevivência e de utilizar todos os mecanismos de poder que lhe são disponíveis.
    • Como no estado de natureza hobbesiano, na anarquia internacional, nenhum Estado pode contar total ou parcialmente com outros para defendê-lo.
    • Com isso, um princípio cardeal do realismo nas RI é a auto-ajuda, ou seja, nenhum E pode contar com outro para defender seus interesses e sua sobrevivência.

    Construtivismo

    • Negação da anarquia como uma estrutura que define a disciplina de Relações Internacionais.
    • A anarquia internacional é socialmente construída. Isso significa que definir as relações internacionais como um espaço de conflito e de competição permanentes é parcialmente correto, já que a natureza da anarquia não é predeterminada: sendo socialmente construído, o sist. intl. pode variar entre o conflito e a cooperação.
    • Os processos de construção e reconstrução são permanentes e abrem espaço para a contínua possibilidade de mudança.
    • Três culturas de anarquia (Wendt):
    1. Anarquia kantiana (decorre de vlrs. compartilhados)
    2. Anarquia lockiana (segue regras)
    3. Anarquia hobbesiana (é a única admitida pelos realistas)

    Fontes de consulta:

    SLAUGHTER, Anne-Marie. “International Relations, principal theories

    NOGUEIRA, João Pontes e MESSARI, Nizar. Teorias das Relações Internacionais - correntes e debates, Rio de Janeiro” Elsevier, 2005

  • @dan herison, antecedência ontológica é quando um fato antecede o outro. Ex: a estrutura determina as ações/comportamento dos agentes. No construtivismo não há antecedência ontológica, ou seja, agentes e estrutura se influenciam mutuamente.

  • OBRIGADO! SAÚDE E SUCESSO PRA VC!

  • Errado.

    Para o construtivismo, a anarquia pode ter diferentes significados: tem-se, por exemplo, a cultura hobbesiana, a lockeana e a kantiana. Portanto, não existe uma definição precisa do termo, não sendo necessariamente conflitiva ou cooperativa. Para Alexander Wendt, "anarchy is what states make of it".