SóProvas


ID
5324638
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2021
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

    Falar da Teoria das Relações Internacionais (TRI) parte das seguintes escolhas: a primeira, que as relações internacionais são uma área de estudo científico autônoma; a segunda refere-se às teorias que são abordadas e como são definidas; por fim, a terceira reside na demanda de contextualizar essas reflexões [...] A teoria (ou teorias) são reflexos de sua época, não sendo a época que deve se ajustar à teoria.


PECEQUILO, C. S. Teoria das Relações Internacionais: o mapa do caminho – estudo e prática. Rio de Janeiro: Atla Books, 2016, p. xiv, com adaptações




Considerando o excerto inicial, julgue (C ou E) o item a seguir.


A interdependência complexa é um conceito-chave da teoria neoliberal das Relações Internacionais. Esse conceito é definido como uma situação de dependência mútua entre dois ou mais atores, a qual reduz as assimetrias entre eles, diminui as possibilidades de conflito e eleva as possibilidades de cooperação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

    A Interdependência Complexa, termo cunhado por Robert Keohane, é de fato uma situação de dependência mútua entre dois ou mais atores na ordem internacional, na qual não há, contudo, uma redução necessária das assimetrias entre eles nem a diminuição das possibilidades de conflito.

    Em resposta a recursos dos candidatos contra o gabarito, a banca afirmou que " a dependência mútua pressupõe, de acordo com Keohane e Nye (2001), que qualquer ação de um ator produzefeito, em maior ou menor grau, nos demais atores que estão sujeitos a essa situação. O efeito dessa ação varia de acordo com os conceitos de sensibilidade (o impacto dessa ação) e de vulnerabilidade (a capacidade de responder a essa ação), o que pode resultar em assimetrias mesmo em um arranjo interdependente. Assim, um determinado ator pode ser altamente sensível e vulnerável a uma decisão tomada por outro ator. Por exemplo, a elevação de tarifas comerciais por parte do segundo ator pode prejudicar o primeiro, o qual poderia registrar uma queda das exportações, sem a alternativa de buscar outros parceiros comerciais para reagir a essa queda. Esse exemplo demonstra a persistência, não a redução, de assimetrias".

  • Agora entendi mais nada !

  • A típica questão que só quem não estudou vai acertar. Parabéns à banca.
  • Acredito que o erro está nesta parte: “reduz as assimetrias entre eles, diminui as possibilidades de conflito e eleva as possibilidades de cooperação”.

  • Errado.

    A interdependência complexa é um conceito-chave da teoria neoliberal das Relações Internacionais. Esse conceito é definido como uma situação de dependência mútua entre dois ou mais atores, a qual reduz as assimetrias entre eles, diminui as possibilidades de conflito e eleva as possibilidades de cooperação.

    A interdependência complexa está bem definida no item, mas não há necessariamente uma redução da assimetria entre os atores.

  • A interdependência complexa relaciona-se com 3 elementos:

    • Multiplicação dos canais de contato
    • Ausência de hierarquia entre temas das relações internacionais
    • Possibilidade de redução de conflitos

    Não há relação com redução de assimetrias (elas persistem, mas mais interligados).