SóProvas


ID
5324803
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    Em razão do volume de conhecimentos científicos e de procedimentos para alcançá-los, a necessidade de uma divisão do trabalho científico se impôs. As disciplinas específicas procuraram aperfeiçoar os princípios da ciência moderna e adaptá-los aos objetos de estudos particulares.

LENCIONI, Sandra. Região e Geografia. São Paulo: EDUSP, 2003, p. 80, com adaptações.

Com base no exposto, considerando as afirmações acerca dos principais conceitos utilizados pela Geografia ao longo da formação e consolidação de sua identidade como disciplina científica, julgue (C ou E) o item a seguir.

A chamada revolução teorético-quantitativa da Geografia, iniciada na década de 1950, orientou-se pelo positivismo lógico, tendo como pressuposto a presença de uma ordem estrutural matemática implícita por trás do padrão empírico de organização espacial dos fenômenos. A tarefa da Geografia enquanto ciência seria a de descobrir e revelar esses padrões matemáticos no espaço, o qual passa a ser o conceito-chave da disciplina geográfica sob o paradigma teorético-quantitativo. A ideia de que há uma ordem subjacente ao espaço possibilitaria, ainda, estimar projeções e fazer prognósticos, aproximando a Geografia do planejamento.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    A questão fala da Geografia Pragmática, Quantitativa ou Nova Geografia, que surgiu na década de 1950 e promoveu grandes modificações na abordagem metodológica da Geografia.

    Baseada no positivismo lógico, essa nova corrente surgiu com a necessidade de exatidão, por meio de conceitos mais teóricos e apoiados em uma explicação matemático-estatística.

    A partir de 1960, essa Geografia começou a sofrer duras críticas, como o fato de não considerar as peculiaridades dos fenômenos, pois o método matemático explica o que acontece em determinados momentos, mas não explica os intervalos entre eles (geopolítica).