SóProvas


ID
5325988
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No que tange às implicações da participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial, julgue (C ou E) o item a seguir.

Ao final do conflito, os valores correspondentes aos depósitos de café, feitos pelo estado de São Paulo em bancos alemães como garantia de empréstimos contraídos na Europa, foram arrolados no rateio total das reparações de guerra alemãs aos países aliados, causando prejuízo ao Brasil, que receberia apenas uma parcela daqueles valores em vista de sua modesta colaboração no conflito.

Alternativas
Comentários
  • Item Errado.

     

    Inicialmente, o Brasil se manteve neutro durante os primeiros anos da Primeira Guerra Mundial.

    No entanto, após ataques da Alemanha à navios brasileiros e à forte pressão popular. O Governo do Brasil se viu forçado a tomar uma posição.

    Em resultado desses primeiros episódios, o Brasil resolveu romper suas relações diplomáticas com a Alemanha, assim, o então presidente Venceslau Brás assinou – após aprovação no Congresso – a declaração de guerra contra a Tríplice Aliança no dia 26 de outubro de 1917.

    A contribuição do Brasil na Primeira Guerra Mundial foi modesta, e se se manifestou no envio de auxílio médico e colaboração nos combates aéreos e marítimos.

    No entanto, a posição do brasil beneficiou a economia, pois, foi possível exportar produtos agrícolas e matéria prima para países em guerra.

    Ao final da guerra,  a Tríplice Entente convidou o Brasil para participar da reunião que selou o Tratado de Versalhes, em 1919. Por fim, o governo do Brasil acabou sendo agraciado por um acordo que reconheceu o direito de posse sob as embarcações germânicas aprisionadas e o resgate de valores referentes à venda de sacas de café, ocorrido em 1914.

  • Navios surtos.
  • Essa só errou quem não estuda para a prova já há algum tempo. A preferência do Brasil no recebimento de indenizações relativas ao café vendido por São Paulo está explícito nos artigos 263 e 299 do Tratado de Versalhes, ou Diktat, como referido pelos alemães.