SóProvas


ID
5326054
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    As instituições sociais e políticas são processos que se desenrolam no tempo, sem saltos e sem paradas.
    Não podemos forçar transformações prematuras, nem precipitar acontecimentos que ainda não chegaram à completa maturidade. Por outros termos, o arbítrio humano não pode modificar o que, por qualquer causa, ainda não é socialmente modificável.
    Mas também não podemos impedir que as instituições se modifiquem e se renovem, quando a sua própria história indica novo rumo, quando a própria vida impõe novas tendências adaptativas e novas diretrizes para o futuro.

ANDRADE. Almir de. A evolução política e social do Brasil.
Cultura Política, n° 1, ano 1, 1941, com adaptações.

Considerando o texto apresentado como referência inicial acerca da ideologia do Estado Novo, julgue (C ou E) o item a seguir.

Uma ética positiva do trabalho era um dos fundamentos ideológicos do Estado Novo, sendo essa a base da emancipação pessoal, da construção da sociedade e da nação.

Alternativas
Comentários
  • emancipação pessoal?

  • Emancipação pessoal: libertação pessoal.
  • "A grande evolução das democracias seria abraçar o ideal de respeito ao trabalho, como meio de valorização do homem (...), esforço consciente de atribuição de um valor positivo e intrínseco ao trabalho. Ele deveria deixar de ser visto como um castigo ou simples instrumento para atingir objetivos. O trabalho deveria ser atividade central na vida do homem. Isto implicava que assumisse plenamente sua personalidade de trabalhador, pois ela era central para sua realização como pessoas e sua relação com o Estado. Almir Andrade (Revista Cultura Política) é categórico: 'O trabalho, outrora forma de escravidão, é hoje meio de emancipação da personalidade, algo que valoriza o homem e o torna digno do respeito e da proteção da sociedade. Viver honestamente do trabalho é o maior dever do cidadãos e sua mais alta virtude no Estado moderno.' "

    (ÂNGELA DE CASTRO GOMES, A invenção do trabalhismo, pág. 201)

  • Referência útil: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/DireitosSociaisTrabalhistas/IdeologiaTrabalhismo
  • O termo emancipação pessoal torna esta questão polêmica, pois, mesmo em meio à propaganda estadonovista, que poderia colocar a palavra em outra conotação, a palavra emancipar tem ligação, nos mais variados textos revolucinários (e não no dicionário) com libertação, na contra-mão de regimes autoritários.