SóProvas


ID
5326057
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    As instituições sociais e políticas são processos que se desenrolam no tempo, sem saltos e sem paradas.
    Não podemos forçar transformações prematuras, nem precipitar acontecimentos que ainda não chegaram à completa maturidade. Por outros termos, o arbítrio humano não pode modificar o que, por qualquer causa, ainda não é socialmente modificável.
    Mas também não podemos impedir que as instituições se modifiquem e se renovem, quando a sua própria história indica novo rumo, quando a própria vida impõe novas tendências adaptativas e novas diretrizes para o futuro.

ANDRADE. Almir de. A evolução política e social do Brasil.
Cultura Política, n° 1, ano 1, 1941, com adaptações.

Considerando o texto apresentado como referência inicial acerca da ideologia do Estado Novo, julgue (C ou E) o item a seguir.

O Estado Novo buscou legitimidade na noção de democracia social, voltada para o bem comum, de inspiração liberal, crítica aos regimes totalitários, a despeito de pregar uma organização política sem partidos.

Alternativas
Comentários
  • Fez praticamente isso tudo, só que ao inverso.

  • Coloca na cabeça que o governo naquela epoca era prisão, onde as coisas só fluia conforme o governo queria...

  • Estado Novo foi a ditadura Vargas, logo, não havia muito o que se falar em democracia social.

  • ERRADO

    O estado novo foi um período ditatorial, no qual, houve censura da imprensa. Foi criado o DIP( departamento de imprensa e propaganda) que, basicamente, falava bem do governo e reprimia, censurava quem falava mal do governo. Logo essa assertiva está errada. Não há que se falar em democracia. O regime totalitário é Estado em Tudo, basicamente era o que ocorria no período do Estado novo, que tinha características Fascistas