SóProvas


ID
5326060
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    As instituições sociais e políticas são processos que se desenrolam no tempo, sem saltos e sem paradas.
    Não podemos forçar transformações prematuras, nem precipitar acontecimentos que ainda não chegaram à completa maturidade. Por outros termos, o arbítrio humano não pode modificar o que, por qualquer causa, ainda não é socialmente modificável.
    Mas também não podemos impedir que as instituições se modifiquem e se renovem, quando a sua própria história indica novo rumo, quando a própria vida impõe novas tendências adaptativas e novas diretrizes para o futuro.

ANDRADE. Almir de. A evolução política e social do Brasil.
Cultura Política, n° 1, ano 1, 1941, com adaptações.

Considerando o texto apresentado como referência inicial acerca da ideologia do Estado Novo, julgue (C ou E) o item a seguir.

Mais do que disciplina acadêmica, a História foi tornada argumento político oficial para sustentar ideologicamente a ditadura do Estado Novo, ao buscar traçar uma linha evolutiva de continuidade entre a Primeira República, o presente e o futuro da nação.

Alternativas
Comentários
  • Pelo contrário, o argumento usado foi que não voltasse a ideologia da primeira república.

  • Estado Novo era a antítese da Primeira República.

  • Acredito que o erro está em "linha evolutiva de continuidade", pois o discurso ideológico do Estado Novo era de transformação, renovação, ruptura, revolução. Logo, descarte do passado, nomeando a Primeira República de República Velha (oligárquica, agrícola), em oposição (e não continuidade!) ao Estado Novo (moderno, industrial).

  • Se eu não me engano, a expressão “República Velha” é estadonovista.