SóProvas


ID
5326096
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Acerca da bipolaridade nas relações internacionais no período posterior à Segunda Guerra Mundial, julgue (C ou E) o item a seguir.

O antagonismo estratégico entre os EUA e a União Soviética durante a Guerra Fria levou a graves e inconciliáveis divergências entre os dois países no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), como foi o caso quando da criação do Estado de Israel e da crise no Canal do Suez.

Alternativas
Comentários
  • Para acertar essa, era preciso conhecer o conteúdo. A banca jogou para pegar os incautos. A crise de Suez foi um dos poucos momentos na primeira fase da Guerra Fria em que Estados Unidos e URSS estavam do mesmo lado, para contrapor França, Inglaterra e Israel, que se aliaram contra o Egito quando da nacionalização do Canal de Suez por Nasser, em 1956.

  • Referências: https://www.khanacademy.org/humanities/whp-1750/xcabef9ed3fc7da7b:unit-8-end-of-empire-and-cold-war/xcabef9ed3fc7da7b:8-2-end-of-empire/a/the-middle-east-and-the-end-of-empire-beta https://en.m.wikipedia.org/wiki/Suez_Crisis
  • After Great Britain’s mandate was terminated, the Palestinian issue passed to the United Nations, which had to find a solution. While Great Britain didn’t support the idea of creating an independent Jewish state, the two main powers in the post-war order, the USSR and the U.S., opted for a two-state solution, 

    https://www.rbth.com/history/327040-ussr-and-israel-from-friends-to-foes