SóProvas


ID
5326117
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Concerto europeu” é um termo genérico usado para designar a ordem multipolar de relações internacionais, estabelecida na Europa depois do Congresso de Viena (1814-1815), a qual passou por diferentes fases e modificações até colapsar completamente com o advento da Primeira Guerra Mundial.

A respeito dessa ordem, julgue (C ou E) o item a seguir.

A Santa Aliança foi uma coligação política e econômica internacional, de caráter conservador e feudalista – fomentada pelos governantes das dinastias Hohenzorllern, Romanov e Habsburgo –, que combateu, ao longo do século 19, os ideais liberais com relativo sucesso, como no caso do movimento pela independência da Grécia.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    A Santa Aliança foi na verdade um acordo militar realizado em 1815 entre as grandes potências monárquicas europeias Áustria, Prússia, Grã-Bretanha e Rússia, após o Congresso de Viena.

  • Cuidado com o comentário da Luana. A Grã Bretanha não fazia parte da Santa Aliança, já que esta reunia apenas Rússia, Prússia e Áustria.

  • Imperador da Áustria, o Rei da Prússia e o Imperador da Rússia, como consequência dos grandes acontecimentos assinalados na Europa no decurso dos três últimos anos.Este tratado, elaborado pelo czar Alexandre (Rússia), indica o retorno da Europa à política conservadora após a longa luta contra a França revolucionária e Imperial. Posteriormente, recebeu a adesão dos monarcas da Europa, com exceção do Rei da Grã-Bretanha, que se recusou a assinar por motivos constitucionais, do Papa Pio VII, que se recusou a tratar com monarcas protestantes, e do sultão da Turquia. Castlereagh e Metternich rejeitaram a formulação do tratado considerando sem sentido em sua maior parte. Liberais e nacionalistas odiavam a Aliança como um símbolo da Restauração reacionária

  • ERRADO

    A guerra de independência da Grécia, também conhecida como a Revolução Grega, foi uma guerra promovida pelos gregos com o intuito de conquistar a independência da Grécia contra o Império Otomano.

    QUEM É CONCURSEIRO DEIXA O LIKE!!!

  • Eles não interferiram na independência da Grécia, mas ela teve apoio velado da Europa, inclusive com alguns indivíduos declarando seu suporte, como o poeta Lord Byron. A morte de Byron na Grécia inclusive ajudou a trazer a opinião pública da Europa em favor da Grécia, pois os europeus viam a guerra como uma forma de reviver os valores da Grécia Antiga.

  • Cuidado com os comentários!!!!

    Ao passo que os britânicos enfraqueciam seus laços com o Concerto Europeu, a Santa Aliança (especificamente a Rússia) alimentaram ambições que ameaçavam a supremacia do sistema de metternich.

    Havia alguns anos que os russos aguardavam a desagregação do Império Otomano, da qual dependeria a sua fácil expansão nos Balcãs.

    A Grécia se encontrava numa posição geoestratégica para a Rússia pois concedia espaço ao Mar Quente. Para a Inglaterra a importância centrava na ideia de filo-helenismo (afeição pela Grécia e apoio a luta contra dominação) e influência política.

    A oportunidade: gregos desencadearam uma rebelião em 1821 contra o governo turco.

    Os Russos interferiram a favor de uma revolução liberal? Sim!

    • Czar Alexandre I estava preso a sua doutrina legitimista.
    • Ao falecer, em 1825, sucedeu Nicolau I que tomou uma postura ativa.
    • 1828 - Rússia declarou guerra à Turquia e começou a marchar em direção ao Império Otomano.

    O resultado da ação Russa

    • Sultão foi obrigado a assinar o Tratado de Andrinopla (1829) que colocou fim a guerra Russo-Turca e estabeleceu um protetorado russo.

    Fonte: BURNS. Edward McNall. História da Civilização Ocidental. Volume II. 2ª Ed, Editora Globo. Fls. 88-89.

    Alternativa Errada

  • Faz parte da Santa Aliança, já que esta reunia apenas PRA,PRA ,PRA========= Prússia,Rússia e Áustria.