ERRADO
Primavera dos Povos é o nome que se dá a uma série de movimentos revolucionários de cunho liberal que ocorreram por toda a Europa durante o ano de 1848. Com a de 1789, os ideais libertários espalharam-se por toda a Europa, assustando as monarquias absolutistas europeias. Nesse cenário é que se institui o , em 1815, que buscava uma restauração da antiga ordem vigente (pré-1789). Monarquias que haviam sido abolidas foram restauradas, e políticas repressoras voltaram a ser aplicadas à população.
A Primeira Guerra de Independência Italiana foi travada em 1848 e 1849 entre o e do . A guerra viu principais batalhas em e em que os austríacos sob o poder de conseguiram a vitória.
PARA A BANCA ESTA CORRETA
Fiz recurso nessa questão e foi indeferido.
Minha solicitação para mudar para errado:
A redação da assertiva abre lacunas para a dúvida e a imprecisão acerca do que seria um "primeiro grande choque", uma vez que pode relativizar os choques anteriores como de menor porte. Cita-se como exemplo o Congresso de Verona, em 1822, e a questão do Triênio Liberal espanhol como choques de relevância e um desafio ao acordado em Viena. Ademais, as revoluções na França e Bélgica em 1830, a repressão russa na Polônia no mesmo ano e a guerra civil lusa também servem como exemplos para provar que grandes choques ao Sistema de Viena haviam acontecido antes da Primavera dos Povos. A independência da Bélgica do Reino dos Países Baixos teria sido um grande choque pois, uma vez situada no canal da Mancha, era um país que poderia cair na esfera de influência da França e desagradar a Inglaterra.
Resposta da banca:
O recurso foi indeferido, pois a literatura especializada (e.g. RÉMOND, René. O século XIX (1815-1914). São Paulo: Cultrix, 2008) autoriza a interpretação de que as revoluções de 1848 constituíram um momento particularmente agudo entre os desafios à ordem de Viena. As revoluções de 1848 desafiaram e, por algum momento, chegaram a jogar por terra a ordem de Viena, especialmente na Alemanha e na Itália. Ademais, apesar de derrotado na guerra contra a Áustria, o reino sardo-piemontês abalou profundamente a presença austríaca na Península e reforçou o movimento do Risorgimento.
Então tá, né...