Questão que, embora não o mencione, está tratando do multiplicador monetário ou bancário. Vamos elucidar:
O multiplicador monetário ou bancário mostra a relação entre a oferta de moeda e a base monetária na economia. Ele revela a capacidade que os bancos comerciais têm de ampliar, via crédito, a base monetária da economia. Sua fórmula é a seguinte:
m = 1 / 1 - d*(1 - R)
d = depósitos à vista / meios de pagamento
R = encaixe dos bancos comerciais / depósitos à vista
Lembrando que m = M/B, sendo m = multiplicador, M = Meios de pagamento e B = Base Monetária. E R = R1 (encaixe em moeda corrente) + R2 (reservas voluntárias) + R3 (reservas compulsórias).
Os Meios de Pagamento (M) correspondem a soma do Papel-moeda em Poder do Público (PMPP) e dos Depósitos à Vista nos banco comerciais (DV):
M = PMPP + DV
Dividindo tudo por M:
M/M = PMPP/M + DV/M
1 = c + d
c = PMPP/M
d = DV/M
Por sua vez, o multiplicador monetário (m ou k) guarda relação inversa com o PMPP, isso ocorre porque o processo de multiplicação da base monetária se dá pela atuação dos bancos comerciais ao emprestar os recursos disponíveis, ou seja, os depósitos à vista do público. Se o PMPP aumenta em termos proporcionais em relação aos DV, os bancos têm menos recursos para emprestar e, consequentemente, o multiplicador monetário será menor.
Fica fácil perceber que o raciocínio é o mesmo de forma invertida para os depósitos à vista, isto é, DV guarda relação direta com o multiplicador monetário.
Vamos analisar a proposição propriamente dita:
Percebam que se o encaixe monetário dos bancos comerciais for
nulo, o fator R da primeira fórmula é zero. Assim, o multiplicador "m" só dependerá do fator "d", isto é, da proporção dos meios de pagamento que é destinada aos depósitos à vista (d), lembrando que c + d = 1.
Conforme explicado, se o público tem maior preferência por papel-moeda, isto impacta negativamente o multiplicador monetário por causa da redução dos depósitos à vista, em proporção aos meios de pagamento, e a consequente redução dos fundos emprestáveis dos bancos comerciais.
O raciocínio inverso sobre a preferência do público por papel moeda também é verdadeiro.
Gabarito do Professor: CERTO.