-
Com política monetária expansiva, a curva LM se desloca para a direita, reduzindo a taxa de juros. Como a tx de juros interna fica menor que a tx de juros externa, ocorrerá saída de capitas, desvalorizando a moeda nacional.
-
Certo
Moeda nacional desvalorizada = maior rentabilização para exportadores => maior renda nacional
Com o real desvalorizado, o exportador recebendo em dólar por exemplo, recebe muito mais reais.
abs
Boa sorte!
-
Sob um regime de câmbio flutuante prevalece a plena eficácia da política monetária e é isso que é mostrado no item. Uma política monetária expansionista aumenta o volume de moeda que reduz a taxa de juros. Nesse momento, haverá uma saída de capitais o que leva a uma depreciação cambial que, por sua vez, faz com que haja um aumento de exportações e uma redução das importações.
-
Fala pessoal! Tudo bem? Professor Jetro Coutinho na área,
para comentar esta questão sobre o modelo IS/LM/BP.
Este modelo nos diz o impacto na renda que as políticas fiscal e monetária causam sobre uma econômica, dependendo do regime de câmbio utilizado.
Sob câmbio flutuante (e considerando o pressuposto da livre mobilidade de capitais estabelecido pelo enunciado), apenas a política monetária será eficaz.
Assim, uma expansão monetária deslocará a LM para a direita e para baixo, diminuindo a taxa de juros interna. Isto acarretará uma fuga de capital estrangeiro, o que desvalorizará a moeda nacional. A desvalorização da moeda incentiva as exportações (X) e reduz as importações (M), favorecendo as exportações líquidas (X - M). Maiores exportações líquidas deslocam a IS para esquerda e para cima, reforçando a expansão monetária e elevando, mais ainda, a renda nacional.
Gabarito do Professor: CERTO.
-
LIVRE MOBILIDADE DE CAPITAIS + REGIME DE CÂMBIO FLUTUANTE + POLÍTICA MONETÁRIA EXPANSIONISTA ==> Eficaz para renda (aumenta) e Eficaz para Exportações líquidas (aumenta).
GABARITO "CERTO"