SóProvas


ID
5326249
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2021
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O ano de 2020 tem se caracterizado por fortes oscilações no mercado cambial e por políticas econômicas bem ativas, adotadas por países que buscam lidar com a situação econômica deflagrada pela pandemia. Quanto ao funcionamento de uma economia aberta pequena e com livre mobilidade de capitais, julgue (C ou E) o item a seguir.

O efeito final sobre a renda de uma expansão fiscal sob um regime de câmbio flutuante pode ser nulo.

Alternativas
Comentários
  • Quando o regime é de câmbio flutuante, a política fiscal é plenamente ineficaz já que o aumento da renda causado por um aumento de gastos, por exemplo, leva a um aumento da taxa de juros que, por sua vez leva a uma apreciação cambial que aumenta as importações e reduz as exportações fazendo com que haja uma redução da renda da economia que compensará o efeito inicial causado pela expansão dos gastos. Por isso, esse item é verdadeiro. 

  • Questão sobre o modelo IS-LM-BP dentro de Macroeconomia.

    Vamos elucidar o item:

    Informações importantes do enunciado:

    * Economia aberta pequena;
    * Livre mobilidade de capitais (BP horizontal);
    * Regime de câmbio flutuante.

    Primeiramente, uma expansão fiscal provocará o deslocamento da curva IS para direita e para cima, assim o novo equilíbrio com a LM se dará a uma taxa de juros doméstica e renda mais elevadas no momento inicial.

    Importante notar que essa economia pequena não influi em nada nas taxas de juros internacionais e, portanto, a BP será uma linha horizontal com uma taxa de juros internacional dada qualquer que seja o nível de renda desse país.

    Com isso em mente, haverá um diferencial de juros entre as taxas doméstica e a internacional. Dessa forma, essa economia atrairá capitais estrangeiros e, como o câmbio é flutuante, ocorrerá a apreciação / valorização da moeda nacional.

    Câmbio apreciado irá desestimular as exportações e estimular as importações, o resultado desfavorável de X - M deslocará a IS, em um segundo momento, para esquerda e para baixo, portanto voltando a sua posição original até que as taxas de juros, doméstica e internacional, se igualem e o influxo de capitais cesse.

    Conclui-se, assim, que a política fiscal poderá ser ineficaz, pois o aumento na renda será momentâneo, o efeito final definitivo poderá ser nulo como afirma o enunciado.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • MOBILIDADE DE CAPITAIS + REGIME DE CÂMBIO FLUTUANTE + POLÍTICA FISCAL EXPANSIONISTA ==> ineficaz.

    GABARITO "CERTO"