As tarifas geram a diminuição das importações (M), logo o resultado X-M (exportações líquidas) será maior. Isso ocasiona aumento de Y (renda).
Isso gera deslocamento para a direita da curva IS no Modelo IS-LM-BP.
Como o câmbio é fixo, a LM precisa se mover para a direita para garantir que a taxa de juros interna não seja maior que a externa, de maneira a manter constante o fluxo de capitais.
Esses dois deslocamentos das duas curvas à direita sobre a curva BP horizontal (livre mobilidade) ocasiona aumento de Y no gráfico do modelo.
Questão sobre o modelo IS-LM-BP dentro de Macroeconomia.
Vamos elucidar o item:
Informações importantes do enunciado:
* Economia aberta pequena;
* Livre mobilidade de capitais;
* Taxas de câmbio fixas.
A política comercial, ao impor tarifas, reduzirá as importações do referido país, com isso a curva IS será deslocada para direita e para cima (exportações menos importações terá um resultado positivo maior). O novo equilíbrio entre IS e LM resultará em uma taxa de juros e renda maiores.
Importante notar que essa economia pequena não influi em nada nas taxas de juros internacionais e, portanto, a BP será uma linha horizontal com uma taxa de juros internacional dada qualquer que seja o nível de renda desse país.
Com isso em mente, o aumento das taxas de juros domésticas atrairá capitais estrangeiros devido ao diferencial das taxas de juros. Se fosse câmbio flutuante isso geraria apreciação da moeda nacional, porém para manter o câmbio fixo o Banco Central tem que comprar esses dólares que estão entrando com reais, assim haverá o deslocamento da curva LM também para direita e para baixo.
O equilíbrio final, portanto, entre IS-LM-BP será a uma renda mais elevada com as mesmas taxas de juros de antes, tanto doméstica quanto internacional já que elas se igualam.
Gabarito do Professor: ERRADO.