SóProvas


ID
5326282
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2021
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que concerne à política monetária, seu papel, seus instrumentos e agentes, julgue (C ou E) o item a seguir.

A oferta de meios de pagamento é aumentada quando um banco comercial entrega títulos, como notas do Tesouro Nacional, ao Banco Central em troca de papel-moeda.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Questão tenta confundir multiplicador dos meios de pagamento (M1, M2..) com aumento da oferta de moeda na economia.

    abs

    Boa sorte

  • M1 = PMPP + DV

    M2 = M1 + depósitos especiais remunerados + depósitos de poupança + títulos emitidos por instituições depositárias.

    M3 = M2 + quotas de fundos de renda fixa + operações compromissadas registrada no SELIC

    M4 = M3 + títulos públicos de alta liquidez

  • Nesse caso, não haverá um aumento da oferta de moeda já que a moeda que estava entesourada no Banco Central foi apenas entregue ao Banco Comercial. Nesse caso, o que vai existir é que vamos ter um aumento nos meios de pagamento estritos M1, mas não haverá um aumento na oferta de meios de pagamentos já que os títulos públicos fazem parte do M4, conforme mostrado abaixo:

    M1 = PMPP + DV

    M2 = M1 + depósitos especiais remunerados + depósitos de poupança + títulos emitidos por instituições depositárias

    M3 = M2 + quotas de fundo de renda fixa6 + operações compromissadas e registradas no sistema SELIC

    M4 = M3 + títulos públicos de alta liquidez

  • Alguém que recorreu do gabarito desta questão em 2021 poderia compartilhar a justificativa da banca para manutenção do gabarito?

  • Iades sendo Iades. Questão absolutamente correta.

  • Tema de política monetária dentro de macroeconomia.

    Vamos analisar o item:

    O item está correto. Os instrumentos de política monetária são os recolhimentos compulsórios, a taxa de redesconto e as operações de mercado aberto (open market), este último que nos interessa consiste em comprar e vender títulos públicos.

    Quando o Banco Central compra títulos públicos (caso do enunciado) e entrega papel-moeda aos bancos comerciais, estes não deixam o papel-moeda guardado em uma gaveta, ao contrário eles emprestam ao público não-bancário.

    Assim, haverá aumento dos meios de pagamento (total de recursos possuídos pelo setor não-bancário) à medida que os bancos comerciais efetuarem empréstimos com os recursos disponíveis pela entrega dos títulos ao BACEN. Com a maior disponibilidade de dinheiro na sociedade, a tendência é a taxa de juros cair e o produto crescer.

    DICA: Lembrem-se que meios de pagamento se referem aos recursos do público não-bancário, logo esses títulos públicos possuídos pelos bancos comerciais não faziam parte dos meios de pagamento, mesmo do M4.

    Portanto, recomendaria-se a proposição de recurso, de forma respeitosa, para a alteração de gabarito pela banca examinadora.


    Gabarito da Banca: ERRADO.

    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Encontrei a seguinte afirmação no livro da Leda Paulani e do Márcio Braga (5ª Edição):

    "A outra observação está relacionada com o fato de o Banco Central poder comprar títulos públicos de emissão do governo federal que estejam nas mãos de quaisquer outros agentes e, sempre que essa compra for feita a um agente do setor não bancário, ele está criando meios de pagamento".

    Em outras palavras, quando esta compra for feita a um agente do setor bancário, não há criação de meios de pagamento.

    Creio que a explicação para isto é porque só há criação de meios de pagamento quando o fluxo se dá do público bancário em direção ao público não bancário. O fluxo inverso representaria destruição de meios de pagamento.

    Por sua vez, o fluxo que se dá dentro do público bancário não resultará nem em criação e nem em destruição de meios de pagamento. Da mesma forma, o fluxo que acontece dentro do público não bancário também não cria nem destrói meio de pagamento. Nesses dois últimos casos, o nível de liquidez do dinheiro é preservado (Fonte da explicação: material do IDEG de economia).