SóProvas


ID
5326291
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2021
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que concerne à política monetária, seu papel, seus instrumentos e agentes, julgue (C ou E) o item a seguir.

O redesconto refere-se ao processo de reemissão de um título da dívida pública que é comprado por um banco comercial, o qual detinha o título original, mas por um preço descontado.

Alternativas
Comentários
  • Estamos diante de um questionamento acerca do que são as operações de redesconto realizadas pelo Banco Central e isso nada tem a ver com o que é afirmado pelo enunciado.

    Operações de redesconto se referem ao socorro (empréstimo) que o BACEN fornece às instituições financeiras que estão com dificuldade de liquidez, portanto taxa de redesconto é o quanto o Banco Central cobra dessas entidades para lhes fornecer o dinheiro que está faltando para cumprir suas liquidações com outros agentes, muitas vezes outros bancos do sistema financeiro.

    Todo final de dia ocorrem compensações no sistema financeiro nacional e, por vezes, alguns bancos ficam deficitários com outros bancos e precisam de liquidez para honrar seus compromissos, esta é fornecida pelo Banco Central pelas operações de redesconto com sua respectiva taxa.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • O redesconto bancário é uma medida em que o Banco Central empresta dinheiro aos bancos comerciais, quando estes se encontram com poucos recursos.

    A linha de crédito tem como objetivo manter a liquidez na economia, enquanto oferece capital a bancos com necessidades de capital em caixa..

    A medida faz parte da política monetária do Banco Central (Bacen), que procura controlar a oferta de moeda na economia.

    O redesconto é também uma operação que acontece entre bancos comerciais. Isto quando um desconta o título adquirido com outro banco, tomando de volta o dinheiro aplicado.

    A taxa de redesconto é a taxa de juros que o  cobra quando empresta recursos aos bancos comerciais.

    É por ela, também, que a política monetária acontece. Quando a taxa aumenta, significa que o Banco Central está sinalizando uma política de redução de moeda em circulação.

    Do contrário, reduzindo a taxa de redesconto, o Banco Central estimula a procura por capital e o aumento de dinheiro em circulação.

    A taxa de redesconto atual é igual a Selic + 6% a.a. para operações de um dia, 4% a.a. para operações de até 15 dias ou 2% a.a. para operações de até 90 dias.

    Disponivel em: https://www.google.com/amp/s/www.dicionariofinanceiro.com/redesconto-bancario/amp/

  • Na operação de redesconto, o Banco Central empresta ao banco tomador um valor inferior ao do ativo dado em garantia. Quando o banco for saldar o empréstimo ele irá recomprar o ativo pelo seu valor pleno. A diferença entre os dois valores exprime a taxa de redesconto, isto é, o custo para o tomador do empréstimo feito pelo Banco Central.

    Fonte: https://comoinvestir.thecap.com.br/redesconto/

  • O Redesconto do Banco Central é a operação por meio da qual o BCB compra ativos da instituição financeira com compromisso de revendê-los à mesma instituição em data futura e, por seu turno, a instituição financeira vende seus ativos ao Banco Central com compromisso de recomprá-los em data futura. O Redesconto do Banco Central é efetivado, portanto, por meio de uma operação compromissada.

    E a título de informação adicional:

    O Banco Central do Brasil possui mandato legal (Lei nº 4.595/1964) para desempenhar a função de banco dos bancos de duas formas, por meio do redesconto ou do empréstimo.

    Tradicionalmente, o termo redesconto se refere a um tipo de operação que ocorria em dois momentos distintos. No primeiro momento, uma empresa tomava títulos que representavam promessas de pagamento em seu favor por parte de clientes e as descontava num banco comercial. Ou seja, ela os entregava como garantia, antecipando, assim, o recebimento do seu valor original, descontado pelo banco a uma dada taxa de juros.

    No momento seguinte, caso precisasse de recursos, o banco apresentava ao Banco Central um novo título que representava o valor antecipado à empresa com base nos títulos que já haviam sido descontados. Então o Banco Central emprestava ao banco os recursos financeiros correspondentes ao valor do novo título, descontado a uma taxa de juros. Assim, considerando que o lastro original deste último empréstimo eram os títulos apresentados pela empresa ao banco comercial, entendeu-se que tais, de fato, haviam sofrido duas operações de desconto ou, por assim dizer, sido “redescontados”.

    Fonte: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/linhasfinanceirasdeliquidez?ano=2021

  • A função redesconto diz respeito aos empréstimos realizados pelo Banco Central aos bancos comerciais. Para tanto, o Banco Central cobra uma taxa de juros chamada de taxa de redesconto. 

  • Taxa de redesconto: a taxa de juros cobrada pelo Banco Central quando empresta recursos a eles (esse empréstimo é chamado de redesconto). Quando o Banco Central quer controlar os meios de pagamento por meio de redesconto, pode alterar a taxa de juros cobrada, ou seja, alterar a taxa de redesconto.