SóProvas


ID
5326768
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Bagé - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Maximiano (2017), a passagem para o século XX foi um momento de grandes transformações tecnológicas e sociais. Foi a época em que surgiram e cresceram empresas para fornecer, em grandes quantidades, os novos produtos que haviam sido criados e que as pessoas desejavam: automóveis, lâmpadas elétricas, aparelhos de som, cinema e telefones. Nos Estados Unidos e na Europa, as empresas industriais expandiram-se aceleradamente para fornecer esses produtos e serviços. Nasceu daí a necessidade de estudar e criar soluções para lidar com as enormes quantidades de recursos humanos e materiais de todos os tipos, que empresas e governos passaram a mobilizar. Foi essa a origem do grande avanço que hoje conhecemos como escola clássica da administração. Nesse sentido, analise as assertivas que seguem, relativas aos autores das escolas da administração, como local, contribuição de cada autor e enfoque de seus estudos e teorias, assinalando C, para autores pertencentes à escola clássica da administração, ou I, para autores que não pertencem a essa escola.

( ) Henry Fayol – França – Criou o processo da administração com enfoque no papel da administração nas organizações e outros empreendimentos.
( ) Henry Ford – Estados Unidos – Criador da linha de montagem móvel com enfoque na produção em massa.
( ) Elton Mayo – Estados Unidos – Criador das relações humanas com enfoque no comportamento das pessoas em situações de trabalho.
( ) Max Weber – Alemanha – Autor do tipo ideal de burocracia com enfoque na natureza burocrática das organizações.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Erro do terceiro item?

  • GABARITO D

    A escola de relações humanas, também chamada de escola humanística da administração, representa uma reação à teoria clássica da administração. (...) Elton Mayo foi um grande colaborador.

    FONTE: NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA - Prof. Vinicius Ribeiro - GRAN CURSOS

  • ...relativas aos autores das escolas da administração, como local, contribuição de cada autor e enfoque de seus estudos e teorias, assinalando C, para autores pertencentes à escola clássica da administração, ou I, para autores que não pertencem a essa escola.

    MUITO DIRETO O TEXTO DA PERGUNGA... Mas, na resposta dizer que Max Weber(t burocrática) é da Teoria Clássica, estudei assim não.

    Na própria justificativa não me convence. Pois diz "... representa uma reação à teoria clássica da administração.". SEI NÃO VIU. Vou ficar com meus livros mesmo.

  • Não vi em canto nenhum Weber ser da Clássica

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre a escola clássica da administração. Em relação ao que a banca apresentou, marquemos quais afirmativas apresentam autores que pertencem à escola clássica (C) e quais não pertencem (I).

    Antes de tudo, vale deixar muito claro o autor usado para elaborar esta questão. Pessoal, Maximiano costuma apresentar uma visão que destoa de outros autores, como Chiavenato (o autor mais usado pelas bancas). Dito isso, vamos ao assunto.

    A escola clássica recebe esse nome porque seus integrantes criaram e sistematizaram os conceitos fundamentais da administração na transição para o século XX (MAXIMIANO, 2018). A escola clássica apresenta conceitos atemporais, tais como: eficiência, organização e processos produtivos.

    Foram os clássicos quem realizaram as primeiras experiências, criaram as primeiras soluções e apresentaram as primeiras ideias.

    Para Maximiano (2018, p.11), "Frederick Taylor liderou o movimento da administração científica, com ênfase no combate ao desperdício; Henry Ford desenvolveu e implantou a linha de montagem; Henri Fayol explicou o papel dos gerentes e o processo de administrar; Max Weber lançou as bases para o estudos das organizações e da burocracia."

    Sendo assim, concluímos que:

    (C) Henry Fayol – França – Criou o processo da administração com enfoque no papel da administração nas organizações e outros empreendimentos.

    (C) Henry Ford – Estados Unidos – Criador da linha de montagem móvel com enfoque na produção em massa.

    (I) Elton Mayo – Estados Unidos – Criador das relações humanas com enfoque no comportamento das pessoas em situações de trabalho.

    • Os estudos de Mayo pertencem à Escola das Relações Humanas, na verdade, foram os experimentos de Mayo que fizeram essa escola nascer.

    (C) Max Weber – Alemanha – Autor do tipo ideal de burocracia com enfoque na natureza burocrática das organizações.

    Com base no que foi dito acima, concluímos que a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D

    Fonte:

    MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018. 

  • Também não entendi como Max Weber pode ser da escola clássica, pois não estudei assim.

  • Essa Fundatec as vezes mete o louco viu...

  • (C) Henry Fayol – França – Criou o processo da administração com enfoque no papel da administração nas organizações e outros empreendimentos.

    (C) Henry Ford – Estados Unidos – Criador da linha de montagem móvel com enfoque na produção em massa.

    (I) Elton Mayo – Estados Unidos – Criador das relações humanas com enfoque no comportamento das pessoas em situações de trabalho.

    • Os estudos de Mayo pertencem à Escola das Relações Humanas, na verdade, foram os experimentos de Mayo que fizeram essa escola nascer.

    (C) Max Weber – Alemanha – Autor do tipo ideal de burocracia com enfoque na natureza burocrática das organizações.

    Com base no que foi dito acima, concluímos que a alternativa "D" é a correta.

  • Principais autores da Administração Científica:

    • Frederick Taylor
    • Henry Gantt
    • Frank Gilbreth
    • Henry Ford

    Principais autores da Teoria Clássica:

    • Henri Fayol
    • James Mooney
    • Luther Gulick

    Ao meu olhar o gabarito dessa questão não faz sentido.

    Fonte Aulas do Prof. Marcelo Soares

    Gabarito da Banca: D

  • LETRA D).

    Em relação à denominação de Max Weber, com sua Teoria Burocrática, esta também pertence à Teoria Clássica. Conforme estabelece a Teoria Clássica, há de se falar na estrutura, os estudos são voltados nas relações com os departamentos. Posto isso, na Teoria Burocrática, também possui foco na estrutura, uma vez que a relação entre departamentos é sintetizados por meio de normas, padrões e regido pela burocracia.

    Portanto, ao se falar em teorias relacionadas com a estrutura, deve se relacionar com a Teoria Clássica. A meu ver, foi proposto pela banca o uso da lógica/interpretação, baseando-se nos estudos que possuem ênfase na estrutura organizacional/departamental.

  • Não sei o que é pior, a Questão ou os comentários

  • Embora os ESTUDOS publicados por Weber a respeito das grandes organizações da sua época sejam DO INÍCIO DO SÉCULO XX, o sociólogo alemão é posicionado dentro da Teoria Geral da Administração (TGA) como Estruturalista.

    A confusão está entre os estudos publicados por Weber sobre a burocracia e o posicionamento da burocracia dentro da TGA.

  • Max Weber é, segundo o autor Maximiano, da escola Clássica, o que justifica o gabarito da FUNDATEC.

  • concordo com a ultima postagem e corroboro a ideia de incorreçao do gabarito, haja vista que weber foi icone da teoria estruturalista na vertente burocracia. É de se notar o erro quando se confirma que a teoria da burocracia é a tentativa de unir elementos da teoria clássica e teoria das relações humanas. partindo desse entendimento com todo respeito e no meu humilde conhecimento reluto em aceitar a resposta como correta.

  • Weber faz parte da leva de pensadores clássicos, é preciso entender que a linha do tempo proposta por Chiavenato em seu livro Introdução à teoria geral da administração é simbólica e não representa exatamente a ordem que cada teoria surgiu.

  • Na verdade, Weber adota alguns principios da escola clássica... Creio que por isso a banca considerou.