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ID
5327209
Banca
Unicamp
Órgão
UNICAMP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

Escape room

     A regra é só uma: escapar antes que o tempo acabe. Já a quantidade de usos pedagógicos desse jogo se multiplica na medida da criatividade dos professores. Febre no exterior – e opção de lazer que também caiu no gosto dos brasileiros –, os escape rooms agora desembarcaram nas escolas. Presos dentro de uma sala misteriosa, cheia de cofres e cadeados, os alunos têm de resolver juntos uma série de enigmas para encontrar a chave da liberdade.
     Enquanto os problemas podem passar pela Geografia, Biologia e Matemática, as soluções vêm, necessariamente, do trabalho em equipe. Nos escapes, não existe um ganhador: ou todos saem ou nada feito. Alunos com espírito de liderança ajudam a coordenar o grupo ao mesmo tempo que outros trabalham para acalmar os colegas.
     Foram três meses quebrando a cabeça – até nas férias – para que o professor Renato Aruta conseguisse finalmente montar um escape room à altura da perspicácia dos seus alunos do 3° ano do ensino médio. No dia da atividade, levou os estudantes para dentro da sala e apenas avisou, solene: “Vocês têm 30 minutos para sair daí”.
     “Não acredito que ele fez isso com a gente”, pensava Giovanna C., de 17 anos, uma das “detidas”, enquanto Aruta monitorava os alunos – e se divertia – por meio de uma câmera instalada na sala. A incredulidade deu lugar ao corre- -corre e logo a turma entrou no espírito. Quem tinha intimidade com mapas ajudou a desvendar códigos escondidos em coordenadas geográficas. Fãs da Matemática se debruçaram sobre cálculos.
     Mas o reforço dos conteúdos foi apenas um efeito colateral. “A ideia foi unir características de cada aluno, como liderança e capacidade de resolver problemas”, explica Aruta. 
     Para professor e estudantes, conhecer mais o outro revelou boas surpresas: “Tem uma amiga que é bem quietinha. Nunca imaginei que ela organizaria tudo enquanto estavam todos nervosos”, exemplifica Luísa P., de 16 anos. 
     Atividades como os escape rooms se inserem em um contexto de valorização das habilidades socioemocionais, decisivas para a formação dos jovens e o bem-estar na escola.
(Júlia Marques, O Estado de S.Paulo, 18.08.2019. Adaptado) 

A concordância verbal e nominal está em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • a) Pela regra, decorrido 30 minutos na sala preparada pelo professor, o jogo estaria terminado para os alunos;

    Decorrido o que? 30 MINUTOS (SUJEITO) – 30 MINUTOS DECORRIDOS (plural).

    b) Aos participantes do escape room caberiam administrar sabiamente o tempo disponível.

    Se CABE – cabe à alguém. Caberiam aos participantes o que?

    ADMINISTRAR SABIAMENTE O TEMPO DISPONIVEL – sujeito oracional;

    Sempre que tiver sujeito oracional – o verbo deve ficar na 3p do singular;

    Administrar sabiamente o tempo disponível caberia aos participantes do escape room. (NA ORDEM DIRETA).

    C) Liderança e capacidade de resolver problemas é duas qualidades imprescindíveis para essa atividade.

    LIDERANÇA E CAPACIDADE – é sujeito composto. Regra – VERBO NO PLURAL;

    D) Enquanto os estudantes eram observado por uma câmera, o professor se divertia ao ver a agitação dos jovens.

     

    ENQUANTO OS ESTUDANTES ERAM OBSERVADOS..

  • A interpretação de problemas matemáticos e de coordenadas geográficas pode fazer parte do escape room.

    PODE? Não é verbo após sujeito composto? Pensei que deveria vir no plural. Na verdade não encontrei resposta correta para essa questão.

    Mais de 70% de erros na questão. PEÇAM o comentário do professor.

    Retifico (22/10/2021): O que é que pode? A interpretação. A interpretação pode fazer parte do escape room. Por isso a letra E é a letra correta.