SóProvas


ID
5328574
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-PA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Entrevista com Maria Silvia Bolguese e Ricardo Moreno


Maria Silvia Bolguese, psicanalista e membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae


CULT – O que é a depressão?

Maria Silvia Bolguese – Em relação à psicanálise, quero destacar que a depressão pode ser compreendida considerando-se um espectro que vai desde os estados depressivos considerados normais, ou seja, reações de recolhimento do sujeito frente a dificuldades da vida, por um lado, ou angústias e desequilíbrios advindos de instabilidades internas; até as manifestações melancólicas graves, que impedem, inibem as possibilidades do existir.


CULT – Por que a depressão pode ser considerada um sintoma social?

Maria Silvia Bolguese – Sujeitos deprimidos e medicados são os sujeitos conformados à lógica dominante, que visam apenas a partir de si mesmos corrigir seu mal-estar. A passividade contemporânea em relação às condições sociais e políticas é decorrência dessa ideologia da culpabilização e responsabilização dos sujeitos. Claro está que os estados depressivos graves e melancólicos devem ser tratados pelo que produzem de sofrimento a seus portadores, mas não se pode deixar de considerar em nenhum caso as condições de vida a que esses mesmos sujeitos estão submetidos.


Ricardo Moreno, psiquiatra e coordenador do Programa de Transtornos Afetivos do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (IPQ)

CULT – Sob o ponto de vista da psiquiatria, o que é a depressão?

Ricardo Moreno – Depressão é uma doença que tem como base uma disfunção química do cérebro, ou seja, os sistemas de neurotransmissão são comprometidos. Ela se caracteriza por uma série de sinais e sintomas. Ela tende a recorrer ao longo da vida e tem uma série de prejuízos em vários níveis. Depressão não é tristeza, não é uma reação emocional a um evento qualquer.


CULT – A depressão pode ser motivada por fatores sociais?

Ricardo Moreno – Não. Isso é uma coisa que se fala há muito tempo, principalmente algumas vertentes interpretativas, mas a depressão não pode ser causada por fatores sociais. O que nós sabemos das causas da depressão: primeiro, há uma causa genética – 40% dos pacientes com depressão têm um fator genético envolvido. Mas não é somente o componente genético, tem de haver um componente psicossocial e psicológico. O que se sabe é que indivíduos que têm predisposição a ter depressão, quando submetidos a estresse, físico ou psicológico, podem ou não desenvolver a doença, dependendo da vulnerabilidade genética que eles têm e a capacidade psicológica de lidar com o estresse.


Adaptado de: https://revistacult.uol.com.br/home/entrevista__trashed/. Acesso em: 14 jan 2021.

Assinale a alternativa que apresenta, entre parênteses, uma reescrita gramatical e semanticamente adequada para a pergunta apresentada.

Alternativas
Comentários
  • A questão exigiu conhecimento em reescrita e quer saber em qual alternativa a reescrita foi feita de forma correta sem mudar sentido e incorrer em erro gramatical. Vejamos:

    a) Incorreta.

    Por que a depressão pode ser considerada um sintoma social? (A depressão pode ser considerada um sintoma social por que?).

    O correto é a grafia "por quê", pois assim é usada para fazer perguntas no final da frase.

    b) Incorreta

    Por que a depressão pode ser considerada um sintoma social? (Por que a depressão pode se considerar um sintoma social?).

    O erro foi a mudança da voz verbal, porque deixou de ter sentido de passividade.

    c) Correta.

    Sob o ponto de vista da psiquiatria, o que é a depressão? (Pelo viés da psiquiatria, qual é a definição de depressão?).

    Houve mudança em "ponto de vista" por "viés", embora não sejam sinônimos definidos por dicionário, mas o marcador argumentativo permanece, a outra troca foi "que" por "qual", ambos são intercambiáveis.

    d) Incorreta

    Sob o ponto de vista da psiquiatria, o que é a depressão? (Através do olhar da psiquiatria, a depressão é o que?).

    "Que" antes de ponto deve ser acentuado.

    e) Incorreta.

    A depressão pode ser motivada por fatores sociais? (É possível que a depressão seja consequência de fatores individuais?).

    O erro está na mudança de "fatores sociais" por "fatores individuais', pois as expressões possuem sentidos totalmente diferentes.

    Gabarito do monitor: C

  • GABARITO: C

    a) A expressão “por que” deveria receber acento, porque está no final de frase “por quê?”.

    b) O uso de “pode se considerar” retira o sentido de passividade do trecho original “pode ser considerada”.

    c) A expressão “Pelo viés” pode ser empregada com sentido equivalente a “Sob o ponto de vista”. Ambos os termos são operadores argumentativos que particularizam um raciocínio.

    d) A palavra “que” deveria receber acento porque está no final da frase (o quê?).

    e) Há uma alteração semântica porque “fatores sociais” não possuem o mesmo valor de “fatores individuais”.

  • Sobre a letra b)

    Para quem passou batido: Há uma mudança de voz :

    Por que a depressão pode se considerar um sintoma social?

    Por que a depressão pode ser considerada um sintoma social?

  • por que ou o que em final de frase sempre leva acento circunflexo (^).

  • A questão requer conhecimentos gramaticais e semântico (significado das palavras e sentido das frases), grafia dos “porquês" e vozes verbais. 

    Alternativa (A) incorreta - Em final de pergunta, a grafia do vocábulo “porque" é por quê (separado e com acento). “A depressão pode ser considerada um sintoma social por quê?"


    Alternativa (B) incorreta - Houve mudança de voz verbal, acarretando um problema semântico. A reescrita anula a passividade do sujeito.


    Alternativa (C) correta - A expressão “pelo viés da psiquiatria" denota algo da natureza da psiquiatria, tendo o mesmo valor semântico da expressão “sob o ponto de vista da psiquiatria". O pronome interrogativo que é equivalente ao pronome interrogativo qual. Sendo assim, a reescrita está gramatical e semanticamente adequada.

    Observação!!! As palavras ou expressões não precisam ter os sinônimos perfeitos, mas precisam ter uma relação semântica dentro do contexto.

    Alternativa (D) incorreta - A palavra “que" deve receber acento gráfico por estar no final de pergunta. O correto seria: “Através do olhar da psiquiatria, a depressão é o quê?".

    Alternativa (E) incorreta - A reescrita altera a semântica da frase original, visto que “fatores individuais" é oposto de “fatores sociais".

    Gabarito da Professora: Letra C.

  • Eu quase não me atentei que na B que houve mudança de voz. Mas no fim acertei.

    Pode ser que amanhã eu desita, mas hj não!!

    Bons estudos a todos

  • c) Correta.

    Sob o ponto de vista da psiquiatria, o que é a depressão? (Pelo viés da psiquiatria, qual é a definição de depressão?).

    Houve mudança em "ponto de vista" por "viés", embora não sejam sinônimos definidos por dicionário, mas o marcador argumentativo permanece, a outra troca foi "que" por "qual", ambos são intercambiáveis.

  • seeeeeco na B pqp.