SóProvas


ID
5329495
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Bagé - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação aos arquivos permanentes, analise as assertivas abaixo:

I. O Arquivo Nacional (2005) define arranjo como sendo a sequência de operações intelectuais e físicas que visam à organização de documentos de um arquivo e de uma biblioteca, de acordo com um plano de classificação.
II. A descrição de documentos de arquivo é uma das funções arquivísticas que está relacionada com a fase permanente.
III. Segundo Bellotto (2007), é importante não deixar de compreender que o mesmo princípio que norteia o trabalho de classificação no âmbito dos arquivos não se perca na organização dos arquivos permanentes.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • I. O Arquivo Nacional (2005) define arranjo como sendo a sequência de operações intelectuais e físicas que visam à organização de documentos de um arquivo e de uma biblioteca, de acordo com um plano de classificação. (acho que o erro tá em falar de biblioteca)

    Gabarito: D

  • I. O Arquivo Nacional (2005) define arranjo como sendo a sequência de operações intelectuais e físicas que visam à organização de documentos de um arquivo e de uma biblioteca, de acordo com um plano de classificação. ERRADA

    ARRANJO: Sequência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido.

    II. A descrição de documentos de arquivo é uma das funções arquivísticas que está relacionada com a fase permanente. CORRETO

    III. Segundo Bellotto (2007), é importante não deixar de compreender que o mesmo princípio que norteia o trabalho de classificação no âmbito dos arquivos não se perca na organização dos arquivos permanentes. CORRETO

    Gabarito: D

  • A III o princípio geral, em regra, primeiro, que é aplicado é da Proveniência

  • I. O arranjo acontece nos arquivos de valor secundário (arquivo permanente) e plano de classificação, nos arquivos de valor primário.