SóProvas


ID
5330014
Banca
PROGEPE
Órgão
UFPR
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o seguinte excerto:

Para nós, o ostracismo existe no sentido figurado, mas para os atenienses era uma medida concreta que marcava a vida do ostracizado. As escavações arqueológicas permitiram que se descobrissem cacos com diversos nomes [de ostracizados].

(FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2002, p. 34.)

Considerando os conhecimentos sobre Grécia Antiga, a principal função pensada para a implantação do ostracismo na sociedade de Atenas entre os séculos VI e V a.C. foi a de impedir que:

Alternativas
Comentários
  • Discordo um pouco do termo "ameaça a democracia", tendo em vista que na épooca, cidadão eram apenas os atenienses livres, essa era a democracia deles.

  • Mas a ameaça à democracia é justamente a concentração de poder, independentemente de quem o faça. A ameaça existe a partir do momento em que um cidadão tenha mais poder que os outros.
  • A principal função pensada para a implantação do ostracismo na sociedade de Atenas entre os séculos VI e V a.C.:

    Ostracismo :

    É um termo proveniente da Grécia antiga e era uma forma de punição aplicada aos cidadãos suspeitos de exercerem poder excessivo e restrição à liberdade pública. Ostracismo é o afastamento (imposto ou voluntário) de um indivíduo do meio social ou da participação em atividades que antes eram habituais.

  • O Ostracismo funcionava como uma forma de punição aos cidadãos (geralmente políticos) que fornecessem riscos à liberdade pública ateniense. Podiam ser banidos ou exilados por cerca de dez anos.