SóProvas


ID
5330035
Banca
PROGEPE
Órgão
UFPR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os solos são produto de um longo processo de decomposição das rochas, desencadeado conjuntamente pela ação química e física de elementos da dinâmica da natureza. Contudo, com a ocupação humana e o seu consequente uso, os solos podem ser submetidos a severos impactos, como a salinização. A principal causa da salinização dos solos é:

Alternativas
Comentários
  • Entende-se por salinização do solo o processo de excessivo acúmulo de sais minerais, estes geralmente provenientes das águas pluviais, oceânicas ou aquelas utilizadas pela irrigação na agricultura. Trata-se de um problema que vem se acentuando em várias partes do mundo, podendo agravar processos de infertilidade dos solos e até de desertificação. O fenômeno da salinização pode ocorrer naturalmente em diferentes áreas da superfície terrestre – notadamente, nas de clima árido e semiárido –, mas são as ações humanas que ocasionam ou intensificam esse processo, principalmente pela adoção de métodos incorretos na agricultura. Para evitá-lo, é preciso realizar o correto manejo dos solos, empregando práticas de irrigação que não sejam prejudiciais ao meio de plantio.

    No Brasil, o processo de salinização tem afetado diretamente as áreas da região nordeste do país, as quais estão inseridas no clima semiárido que apresenta baixa pluviosidade facilitando o acúmulo de sais.

    Gab: Letra C

  • A questão acima tem como tema o processo de salinização dos solos, em que é pedido para o candidato assinalar a alternativa que mostre a principal causa desse problema natural.

    Salinização do solo, é o processo onde há um grande acúmulo de sais minerais no solo, o que pode gerar solos inférteis e até desertificados.

    Feita a explicação prévia do que é pedido na questão somado à introdução do conceito de salinização do solo, vamos analisar as alternativas abaixo:

    Letra A - Incorreta, pois a compactação causada pelo pisoteio do gado bovino deixa o solo desprotegido e bastante frágil. Com isso, várias consequências serão causadas como a dificuldade no desenvolvimento de raízes, a falta de infiltração de água no solo, menor absorção de nutrientes no solo e diminuição da quantidade de oxigênio no solo que inviabiliza o desenvolvimento da planta. Como esse problema não causa a salinização do solo, a Letra A não se constitui como gabarito da questão.

    Letra B - Incorreta, pois a exagerada quantidade de fertilizantes à base de nitrogênio podem causar poluição do solo e poluição das águas, seja por meio da infiltração de água no subsolo - que pode poluir os níveis freáticos -, ou pela poluição das águas por meio das chuvas que podem levar esses elementos químicos para os leitos dos rios.

    Letra C - Correta, primeiro que o problema de salinização dos solos ocorre principalmente em ambientes áridos ou semiáridos, onde há uma baixa quantidade de chuvas. Mas como esses lugares possuem altas temperaturas, a taxa de evaporação é bastante elevada nessas áreas, o que torna obrigatório a irrigação de lavouras que se desenvolvem nesses ambientes. Entretanto, a água utilizada na irrigação possui muitos sais minerais, e como a taxa de evaporação é muito elevada, a água evapora em uma velocidade muito alta fazendo com que os seus sais não evaporem em conjunto. Com isso, é gerado um acúmulo de sais no solo, uma vez que nessas regiões não temos grande quantidade de chuvas, o que impede qualquer prática agrícola pela falta de fertilidade, e até mesmo dá início a um processo de desertificação. 

    Letra D - Incorreta, pois o desmatamento das matas ciliares causa o assoreamento que consiste no acúmulo de sedimentos (como lixos, terras, bancos de areia) no leito do rio que ficou desprotegido pela remoção da vegetação em seu entorno.

    Letra E - Incorreta, pois as queimadas que removem a vegetação, deixam os solos desprotegidos contra a ação das chuvas, o que pode intensificar o processo de erosão nessas áreas.

    Gabarito da questão: Letra C.
  • Comentando rapinho as outras alternativas:

    A) A compactação causada pelo pisoteio do gado bovino.

    Ocorre a desertificação ou a compactação do solo

    B) O emprego de fertilizantes à base de nitrogênio.

    Esse é pouco comentado e quando cai em prova derruba muita gente. O fenômeno de Eutrofização é causado pelo excesso de nutrientes (compostos químicos ricos em fósforo ou nitrogênio) num corpo de água. O excesso de algas logo entra em decomposição, aumentando o número de micro-organismos decompositores e diminuindo a quantidade de oxigênio dissolvido (OD) da água.

    C) A irrigação das lavouras em áreas semiáridas. Correta- O comentário da amiga acima o explica muito bem

    D) O desmatamento das matas ciliares.

    Lembramos que as consequências do desmatamento das matas ciliares podem não ser imediatas, mas futuramente a poluição e a redução no volume dos corpos d'água, afetará a qualidade da água potável, prejudicando o abastecimento tanto do meio rural como do urbano.

    E) As queimadas para a renovação das pastagens. 

    As consequências desta são muitas: Eliminação nutrientes fundamentais para qualquer cultura vegetativa, como o potássio, fósforo e nitrogênio; Morte microrganismos que auxiliam no desenvolvimento das plantas; Reduz a umidade do solo, levando à sua compactação; Desencadeia o processo erosivo e outras formas de degradação do solo;