SóProvas


ID
5332948
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Bagé - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Em relação aos tributos de competência do Estado do Rio Grande do Sul e de competência do Município de Bagé, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B

    ERRO DAS OUTRAS ALTERNATIVAS:

    LETRA A

    a contribuição de melhoria é de competência comum entre os entes, assim como a taxa.

    LETRA C

    EMPRÉSTIMO COMPULSÓRIO É DE COMPETÊNCIA EXCLUSIVA DA UNIÃO.

    LETRA D

    Art. 158 DA CF.

    Pertencem aos Municípios:

    IV - vinte e cinco por cento do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação.

    Logo, o Estado repassa 25% do que foi arrecadado do ICMS e não 50% como diz na letra

    LETRA E

    O IPVA é de competência estadual, num entanto é um tributo NÃO VINCULADO e de RECEITA NÃO VINCULADA onde os recursos arrecadados podem ser utilizados com quaisquer despesas previstas no orçamento.

    DEUS É BOM!

  • GABARITO: B

    a) ERRADO: Art. 81. A contribuição de melhoria cobrada pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, é instituída para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acréscimo de valor que da obra resultar para cada imóvel beneficiado.

    b) CERTO: Art. 77. As taxas cobradas pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.

    c) ERRADO: Art. 15. Somente a União, nos seguintes casos excepcionais, pode instituir empréstimos compulsórios:

    d) ERRADO: Art. 158. Pertencem aos Municípios: IV - vinte e cinco por cento do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação.

    e) ERRADO: Art. 16. Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.

  • A) INCORRETA. Art. 145, III da CF. A competência é COMUM, porque atribuída em caráter concorrente a todos os entes federativos. Portanto, não se trata de competência exclusiva municipal como afirma a questão.

     

    B) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir taxas, em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos à sua disposição. CORRETA. Literalidade do art. 145, II da CF.

     

    c) INCORRETA. Espécie tributária de competência EXCLUSIVA da UNIÃO (Art. 148, I da CF).

     

    D) INCORRETA. Prevê o art. 158, IV da CF que pertence aos Municípios apenas 25% do ICMS arrecadado pelo Estado.

     

    E) INCORRETA. IPVA é um “imposto”, portanto, não há destinação específica ao produto da arrecadação dessa espécie tributária. O art. 167, IV da CF veda expressamente a “vinculação” da receita de impostos a órgão, fundo ou despesa. 

  • 1) Enunciado da questão
    A questão exige conhecimento sobre competência tributária.

    2) Base constitucional (CF de 1988)
    Art. 145. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir os seguintes tributos:
    I) impostos;
    II) taxas, em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição;
    III) contribuição de melhoria, decorrente de obras públicas.
    Art. 148. A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimos compulsórios:
    I) para atender a despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência;
    II) no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, observado o disposto no art. 150, III, "b".
    Parágrafo único. A aplicação dos recursos provenientes de empréstimo compulsório será vinculada à despesa que fundamentou sua instituição.
    Art. 155. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre:
    II) operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, ainda que as operações e as prestações se iniciem no exterior;
    III) propriedade de veículos automotores.
    Art. 158. Pertencem aos Municípios:
    IV) vinte e cinco por cento do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação.

    3) Exame da questão e identificação da resposta
    a) Errado. A contribuição de melhoria é um tributo de competência da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (e não exclusivamente municipal) e resulta da valorização imobiliária em decorrência de obra pública realizada, nos termos do art. 145, inc. III, da CF.
    b) Certo. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir taxas, em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos à sua disposição, nos termos do art. 145, inc. II, da CF.
    c) Errado. Apenas a União (e não Estados, Distrito Federal ou Municípios), mediante lei complementar, poderão instituir empréstimos compulsórios para atender a despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência, nos termos do art. 148, inc. I, da CF.
    d) Errado. O imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação (ICMS) é um tributo de competência do Estado (e também do Distrito Federal), que o arrecada e transfere aos Municípios 25% (e não 50%) do montante arrecadado, nos termos do art. 155, inc. II c/c o art. 158, inc. IV, da CF.
    e) Errado. O imposto sobre propriedade de veículos automotores (IPVA) é um tributo de competência estadual (e do Distrito Federal) (CF, art. 155, inc. III). Sendo um imposto, sua arrecadação não pode estar vinculada a um fim específico. Portanto, é equivocado dizer que a o valor arrecadado com o IPVA se destina exclusivamente às despesas de construção e/ou manutenção de vias públicas urbanas ou rurais, e demais obras destinadas à circulação de veículos automotores, tais como pontes e viadutos.

    Resposta: B.