SóProvas


ID
5334616
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Muitos creem que é supérfulo ter uma longa noite de sono, porém, para o neurocientista Matthew Walker, autor do livro “Por que nós dormimos?”, os seres humanos precisam, com raras excessões, de oito horas diárias de sono. Há um consenso de que indivíduos que prescindem de uma boa noite de sono podem se tornar anciosos e ter um comportamento contraproducente, por isso Walker recomenda que as pessoas também façam a sesta, o que certamente é factível apenas para alguns previlegiados.

Para que o texto esteja em conformidade com a ortografia e a acentuação previstas pela norma-padrão, algumas das palavras destacadas devem ser reescritas. A forma correta dessas palavras encontra-se na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • Letra a, para os não assinantes.

  • A forma correta é creem, sem acento circunflexo no e. Com o Novo Acordo Ortográfico, as formas verbais terminadas "em" e "-eem" passaram a ser escritas sem acento.

    Supérfulo - Supérfluo ;

    A forma correta de escrita da palavra é exceção. O termo “excessão”, com “ss”, não existe na língua portuguesa. Além disso, a palavra exceção é um substantivo feminino que não deve ser confundido com o substantivo masculino excesso. Apesar das grafias serem semelhantes, os significados são totalmente diferentes.

    Ansioso” escrito com “s” é a forma correta de escrever esse vocábulo, que é um adjetivo. Já “ancioso”, escrito com “c”, não existe na língua portuguesa, logo, é um erro ortográfico.

    Previlegiados - Privilegiados ;

    Alternativa A