SóProvas


ID
5334961
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão. 

Qual é o papel de um museu que
conta histórias de vida?

    O Museu da Pessoa foi criado em 1991 com o objetivo de registrar e preservar histórias de vida de todo e qualquer indivíduo. A ideia é valorizar essas memórias e torná-las uma fonte de compreensão, conhecimento e conexão entre as pessoas, dos narradores aos visitantes que a instituição atrai.
    O Museu da Pessoa é colaborativo, ou seja, qualquer pessoa pode se voluntariar para contar sua história. Todas as pessoas que se dispõem a falar são entrevistadas por colaboradores da instituição, que durante longas conversas buscam estimular os participantes a lembrar os detalhes de sua trajetória. É possível encontrar nos arquivos histórias de professores, poetas, comerciantes e trabalhadores rurais, de variadas idades e regiões do país.
    A curadora e fundadora do Museu da Pessoa, Karen Worcman, teve a ideia de criar a instituição no fim dos anos 1980, quando participou de um projeto de entrevistas com imigrantes no Rio e percebeu que os depoimentos ouvidos ajudavam a contar a história mais ampla do país. Mais de 25 anos depois da fundação do museu, Worcman pensa o mesmo. “A história de cada pessoa é uma perspectiva única sobre a história comum que todos nós vivemos como sociedade”, disse a curadora ao jornal Nexo.
    Para Worcman, as narrativas do acervo podem fazer o público do museu não só conhecer a vida de outras pessoas mas também “aprender sobre o mundo e a sociedade com o olhar do outro”. Abertas a outros pontos de vista, as pessoas transformam seu modo de ver o mundo e criam uma sociedade mais justa e igualitária.

(Mariana Vick, Nexo Jornal, 29 de junho de 2020. Adaptado)

Bechara (2019) define as conjunções coordenativas como aquelas que “reúnem orações que pertencem ao mesmo nível sintático”. Nesse sentido, é correto afirmar que a alternativa em que a conjunção coordenativa aparece em destaque é:

Alternativas
Comentários
  • Estudem pela explicação do link abaixo:

    https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/conjuncoes-coordenativas.htm

  • GABARITO - B

    A) As histórias de pessoas simples são preservadas como ocorre com personalidades famosas.

    Temos aqui a presença de uma conjunção Subordinada Comparativa...

     ➡Comparativas: Introduzem orações que representam o segundo elemento ele uma comparação: como, (tal) qual, tal e qual, assim como, (tal) como, (tão ou tanto) como, (rnais) que ou do que, (menos) que ou do que, (tanto) quanto, que nem, feito(= como, do mesmo modo que), o mesmo que(= como).

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    B) Histórias de vida são pessoais, mas carregam consigo parte da história de um país.

    É a nossa resposta, bizura esse trem só, marca e sai quebrando!

     ➡Adversativas: Exprimem oposição, contraste, ressalva, compensação: mas, porém, todavia, contudo, entretanto, senão, ao passo que, antes(= pelo contrário), no entanto, não obstante, apesar disso, em todo caso. 

    Veja que na primeira oração ele diz que histórias são pessoais, depois ele diz ao contrario que abrange parte da história de um país...

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    C) As entrevistas eram feitas conforme o desejo dos participantes de contar suas histórias.

    Temos aqui a presença de uma conjunção Subordina Conformativa...

     ➡Conformativas: Indicam conformidade de um fato com outro: como, conforme, segundo, consoante

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    D) Worcman não imaginava que, depois de mais de duas décadas, o museu ainda existiria.

    Temos um conjunção Integrante.

    ..não imaginava ISSO

    Introduz uma oração subordinada substantiva objetiva direta.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    E) A sociedade seria mais igualitária se as histórias de vida fossem compartilhadas.

    Temos uma conjunção Condicional.

     ➡ Condicionais: Iniciam orações que exprimem condição ou hipótese: se, caso, contanto que, desde que, salvo se, sem que(= se não), a não ser que, a menos que, dado que. 

  • Fica mais fácil reescrevendo a frase:

    b) Histórias de vida são pessoais, mas(mas também, e também, e ) carregam consigo parte da história de um país.

    A ideia desse mas é de adição.