A questão pede que se saiba os valores semânticos que cada uma das preposições destacada adiciona ao texto, o que se pode captar ao interpretar minuciosamente as passagens e conhecendo os valores tradicionais das preposições. Dessa forma, devemos analisar cada caso sublinhado:
Primeira preposição (nas): “E sonho nas contas de meu rosário lugares, pessoas”.
Aqui a preposição “nas” está indicando o local no qual o sonho da autora está se dando. É nas contas do rosário (lugar indicado pela preposição) que se sonha lugares, pessoas e vidas.
Segunda preposição (a): “vidas que pouco a pouco descubro reais”.
Nesse caso, a preposição faz parte de uma expressão já conhecida da língua portuguesa (“pouco a pouco”) e que mantém seu sentido tradicional dentro do texto. A preposição “a” entre os advérbios de quantidade “pouco” está dando ideia de proporção. Em quantidades pequenas, paulatinamente, a autora descobre que seus sonhos com lugares, pessoas e vidas são reais.
Terceira preposição (de): “E neste andar de contas-pedras”.
“Contas-pedras” está se referindo às contas de pedras do rosário que a personagem do texto utiliza para sonhar. Isso é evidenciado na oração anterior: “Vou e volto por entre as contas de meu rosário, que são pedras marcando-me o corpo-caminho.”. Descrevendo um andar (ação) “de contas-pedras”, Evaristo utiliza a preposição “de” para evidenciar o modo como está “andando”. Sua ação é no ritmo de uma conta-pedra por vez.
Quarta preposição (em): “o meu rosário se transmuda em tinta”.
Uma metáfora, Conceição Evaristo descreve como o rosário se movimenta em suas mãos. Para isso, ela emprega a preposição “em” acompanhada do verbo “transmudar”, que significa passar de um modo a outro. Portanto, o rosário está se transmudando para tinta, como tinta, no modo de tinta. A preposição tem valor semântico de modo, equiparando o rosário a tinta.
Quinta preposição (e): “me acho aqui eu mesma e descubro que ainda me chamo Maria”.
Tendo seu significado semântico altamente conhecido, a preposição “e” é utilizada normalmente para adicionar, somar itens numa oração. No caso trabalhado, a autora está realizando duas ações em sequência: primeiro “achar” e depois “descobrir”. A preposição tem valor de adição.
Logo, a única opção que contempla os valores semânticos corretos das preposições apresentadas é a alternativa B.
Resposta: Alternativa B