-
Gabarito: letra D.
Sendo uma figura de linguagem, a sínquise é um recurso que aumenta a expressividade e o teor artístico da mensagem. Refere-se a uma inversão desmesurada e violenta da ordem dos termos de uma oração, havendo uma total desconstrução da mesma.
Considerada um hipérbato excessivo, a sínquise cria uma inversão de tal forma intensa que o sentido da mensagem fica comprometido, sendo indecifrável numa primeira leitura. A sínquise privilegia o lado rítmico e artístico da frase, preterindo a clareza e fluidez da mensagem, que se torna obscura e ininteligível.
Exemplos de sínquise:
>Cobertor fofinho quente bebê dormia no.
>piscina mergulhou na gelada ele.
>por entre frio verdes passava folhas o vento.
Fonte: https://www.normaculta.com.br/sinquise/
-
A letra D é um exemplo de Anáfora, que é a repetição de uma ou mais palavras no início das orações.
-
GABARITO: D
Semelhante ao Hipérbato, a Sínquise também é uma figura de linguagem de exagero e interfere diretamente na sintaxe textual, já que aumenta a expressividade e o teor artístico da mensagem que é passada.
Na Sínquise acontece uma inversão na ordem direta do padrão da Língua Portuguesa, fazendo com que a leitura se torne de difícil compreensão com uma desconstrução total da oração. Por mais que essa figura de linguagem seja usada para privilegiar o lado rítmico e artístico da frase, dando clareza e fluidez, ela também pode comprometer o sentido da mensagem, deixando-a obscura e confusa.
Ex: “Enquanto manda as ninfas amorosas
grinaldas nas cabeças pôr de rosas” (Camões)
Fonte: https://www.infoescola.com/portugues/sinquise/
-
A Penetramos no coração da floresta. (Metáfora).
B Rios te correrão dos olhos, se chorares! (Hipérbole).
C “Som que tem cor, fulgor, sabor, perfume.” (Sinestesia).
D “Grande no pensamento, grande na ação, grande na glória, grande no infortúnio, ele morreu desconhecido e só.” (Anafora).
GABARITO D
-