SóProvas


ID
5337964
Banca
UNEB
Órgão
SEAGRI-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A alternativa que melhor corresponde à concretização do princípio da generalidade para a prestação dos serviços públicos é a

Alternativas
Comentários
  • Princípio da Generalidade: O serviço público deve ser prestado a toda coletividade.

    A única alternativa que fala com objetividade do serviço prestado para todos é a B.

  • Princípios que regem o serviço público:

    a) Continuidade do serviço público: Em regra, devem ser prestados de forma contínua, sem interrupção.

    b) Igualdade: A administração deve tratar os iguais de maneira igual e os desiguais de maneira desigual na medida de sua desigualdade.

    c) Modicidade: O valor cobrado deve ser módico, ou seja, o mais baixo possível.

    d) Atualidade: A prestação de serviço deve ser atual/atualizada.

    e) Generalidade/universalidade: O serviço público deve ser prestado a toda coletividade.

    f) Cortesia: Deve ser prestado com cortesia, educação, gentileza.

    e) Segurança dos usuários: Deve ser prestado com segurança.

  • A obrigatoriedade de ser ofertados sem discriminação entre os beneficiários, observadas as mesmas condições jurídicas e técnicas entre aqueles. (REALMENTE É A ÚNICA PLAUSÍVEL). Mas não está consoante a definição de generalidade/universalidade - que denota que o serviço público deve atender o maior número de pessoas e ser UNIVERSAL - ser ofertado a todos.

    Mas a resposta traz como OBRIGATORIEDADE a sua oferta sem discriminação, sendo que em alguns casos há discriminação, por ex: Transporte gratuito para idosos, ou pela metade para os estudantes. E ESTA DISCRIMINAÇAO É VÁLIDA PARA FAZER JUS AO PRINCÍPIO DA ISONOMIA.

  • A ) PRINCÍPIO DA LEGALIDADE

    Diferentemente do indivíduo, que é livre para agir, podendo fazer tudo o que a lei não proíbe, a administração somente poderá fazer o que a lei manda ou permite.

    B) PRINCÍPIO DA GENERALIDADE / IGUALDADE / ISONOMIA

    A obrigatoriedade de ser ofertados sem discriminação entre os beneficiários, observadas as mesmas condições jurídicas e técnicas entre aqueles.

    C) PRINCÍPIO DA MORALIDADE / PROBIDADE

    Ao impor limitações ao exercício do poder estatal, legitima o controle jurisdicional de todos os atos do Poder Público que transgridam os valores éticos que devem pautar o comportamento dos agentes e órgãos governamentais.

    D) PRINCÍPIO DA MORALIDADE DO INTERESSE PÚBLICO E RESPONSABILIDADE OBJETIVA DO ESTADO E DE SEUS AGENTES

    O administrador público está, em toda sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei e às exigências do bem comum, e deles não se pode afastar ou desviar, sob pena de praticar ato inválido e expor-se à responsabilidade disciplinar, civil e criminal, conforme o caso.

    E) PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA / PLANEJAMENTO

    Relaciona-se com as normas da boa administração no sentido de que a Administração Pública, em todos os seus setores, deve concretizar suas atividades com vistas a extrair o maior número possível de efeitos positivos ao administrado, sopesando a relação custo/benefício, buscando a excelência de recursos, enfim, dotando de maior eficácia possível as ações do Estado.

  • questão boa!