SóProvas


ID
5338540
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Jundiaí - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Vida média


    Continuamos a acreditar que vivemos numa época em que a tecnologia dá passos gigantes e diários, a perguntar onde vamos parar com a globalização, mas refletimos com menos frequência sobre o fato de que o aumento do tempo médio de vida é o maior avanço da humanidade – e neste campo a aceleração supera a de qualquer outra façanha. Na verdade, o troglodita que conseguiu produzir fogo artificialmente já havia compreendido obscuramente que o homem poderia dominar a natureza. Desde a invenção do vapor ficou claro que conseguiríamos multiplicar a velocidade dos deslocamentos, assim como já se podia supor que um dia chegaríamos à luz elétrica. Mas durante séculos os homens sonharam em vão com o elixir da longa vida e com a fonte da juventude eterna. Na Idade Média existiam ótimos moinhos de vento, mas existia também uma igreja que os peregrinos procuravam para obter o milagre de viver até os 40 anos.

    Fomos à Lua há muitos anos e ainda não conseguimos ir a Marte, mas na época do desembarque lunar uma pessoa de 70 anos já havia chegado ao fim da vida, enquanto hoje temos esperanças razoáveis de chegar aos 90. Em suma, o grande progresso ocorreu no campo da vida, não no campo dos computadores.

    Muitos dos problemas que devemos enfrentar hoje têm relação com o aumento do tempo médio de vida. E não estou falando apenas das aposentadorias. A imensa migração do Terceiro Mundo para os países ocidentais nasce certamente da esperança de milhares de pessoas de encontrar comida, trabalho e principalmente de chegar a um mundo onde se vive mais – ou, seja como for, fugir de um outro mundo onde se morre cedo demais. No entanto – embora não tenha as estatísticas à mão –, creio que a soma que gastamos em pesquisas gerontológicas e em medicina preventiva seja infinitamente menor do que o investimento em tecnologia bélica e em informática. Sabemos muito bem como destruir uma cidade ou como transportar informação a baixo custo, mas ainda não temos ideia de como conciliar bem-estar coletivo, futuro dos jovens, superpopulação mundial e aumento da expectativa de vida.

    Um jovem pode pensar que o progresso é aquilo que lhe permite enviar recadinhos pelo celular ou voar barato para Nova York, enquanto o fato surpreendente – e o problema não resolvido – é que, se tudo correr bem, ele só precisará se preparar para ser adulto aos 40 anos, enquanto seus antepassados tinham de fazê-lo aos 16.

    Certamente é preciso agradecer a Deus ou à sorte por vivermos mais, mas temos de enfrentar esse problema como um dos mais dramáticos de nosso tempo e não como um ponto pacífico.


(Eco, Humberto. Pape Satan Aleppe: crônicas de uma sociedade líquida. Rio de Janeiro: Record, 2017)

Considere a seguinte passagem do texto:

•  Na Idade Média existiam ótimos moinhos de vento, mas existia também uma igreja que os peregrinos procuravam para obter o milagre de viver até os 40 anos.

Nessa passagem, o autor expõe um argumento recorrentemente empregado no texto para enfatizar a ideia de que

Alternativas
Comentários
  • Considere a seguinte passagem do texto:

    • Na Idade Média existiam ótimos moinhos de vento, mas existia também uma igreja que os peregrinos procuravam para obter o milagre de viver até os 40 anos.

    Nessa passagem, o autor expõe um argumento recorrentemente empregado no texto para enfatizar a ideia de que

    e) as tecnologias, comparadas ao evento recente do aumento médio de vida do homem, revelam-se algo banal, já que sempre estiveram presentes na história da humanidade.

    GAB. LETRA "E".

    ----

    Continuamos a acreditar que vivemos numa época em que a tecnologia dá passos gigantes e diários, a perguntar onde vamos parar com a globalização, mas refletimos com menos frequência sobre o fato de que o aumento do tempo médio de vida é o maior avanço da humanidade – e neste campo a aceleração supera a de qualquer outra façanha. Na verdade, o troglodita que conseguiu produzir fogo artificialmente já havia compreendido obscuramente que o homem poderia dominar a natureza. Desde a invenção do vapor ficou claro que conseguiríamos multiplicar a velocidade dos deslocamentos, assim como já se podia supor que um dia chegaríamos à luz elétrica. Mas durante séculos os homens sonharam em vão com o elixir da longa vida e com a fonte da juventude eterna. 

  • Assertiva E

    as tecnologias, comparadas ao evento recente do aumento médio de vida do homem, revelam-se algo banal, já que sempre estiveram presentes na história da humanidade. L 1: L 4

  • unica questao que para mim o gabarito nao colou

  • Por Gentileza,

    A questão pediu (ARGUMENTAÇÃO) alguém pode dizer o porque de ser a (E).

  • GABARITO: E

    ➥ Pessoal, leiam com calma este comentário para entender, pois esta é uma das questões que, se você não voltar ao texto/parágrafo, dificilmente entenderá, pois ela consolida um entendimento do autor. Vamos entender:

    ➥ No texto, o autor (Humberto Eco) diz que a tecnologia sempre esteve presente na sociedade, certo? Ele até cita exemplos como a descoberta do fogo, a criação dos moinhos, a ida à Lua e a criação dos celulares. Mas, segundo ele, o que realmente fez diferença nesses períodos foi o avanço da expectativa de vida (antes alguém falecia na casa dos 40 anos. Hoje a expectativa já está para lá dos 90). Veja o que ele diz:

    "Continuamos a acreditar que vivemos numa época em que a tecnologia dá passos gigantes e diários, (...), MAS refletimos com menos frequência sobre o fato de que o aumento do tempo médio de vida é o maior avanço da humanidade (...)"

    • Percebeu o contraste neste parágrafo? A gente dá muita importância à tecnologia, MAS o que realmente evoluiu neste tempo foi o aumento do tempo médio de vida.

    Por isso, pessoal, que ele cita o exemplo da Idade Média. Apesar de naquele tempo existirem ótimos moinhos (tecnologia), os homens iam às igrejas em busca do milagre de viver até os 40 anos (baixa expectativa de vida).

    O autor ainda reforça isso no 2º parágrafo:

    "Fomos à Lua há muitos anos e ainda não conseguimos ir a Marte, mas na época do desembarque lunar uma pessoa de 70 anos já havia chegado ao fim da vida, enquanto hoje temos esperanças razoáveis de chegar aos 90. Em suma, o grande progresso ocorreu no campo da vida, não no campo dos computadores."

     

    Vamos dar uma olhada no que o nosso amigo examinador disse:

    e) as tecnologias, comparadas ao evento recente do aumento médio de vida do homem, revelam-se algo banal, já que sempre estiveram presentes na história da humanidade.

    Correto. As tecnologias sempre estiveram na história da humanidade (desde a descoberta do fogo até hoje). Veja bem! Ele não disse que as tecnologias são banais. Elas são banais se comparadas ao aumento médio de vida do homem (antes morriam aos 40. Hoje, aos 90).

    Agora leia o trecho novamente: "Na Idade Média existiam ótimos moinhos de vento (tecnologia), mas existia também uma igreja que os peregrinos procuravam para obter o milagre de viver até os 40 anos" (baixa expectativa de vida)

    Entendeu? rsrs

    As outras são extrapolações, pois devemos nos ater ao trecho que o examinador nos deu.

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • Questão de alto nível.

  • "Na Idade Média existiam ótimos moinhos de vento" : Moinho de vento também é tecnologia, contemporânea à época, mas é. Então sabemos que mesmo os peregrinos, de tempos atrás, já tinham alguma tecnologia disponível, mas buscavam mesmo era a longevidade, uma vez que iam para os templos pedir para viver 40 anos. Assim, tornando os adventos tecnológicos em algo banal quando comparado à busca pela longevidade.

  • Muito obrigada a todos pelas explicações, em especial ao nosso colega Lucas Vicente, que muito contribuiu para esclarecer melhor a questão.

  • Se voltar ao texto, dá pra ter uma noção melhor do que as alternativas apresentam...não se limitem ao trecho que é colocado na pergunta...

    Após isso da pra notar que da A até a D estão totalmente sem nexo!

  • Uma questão que tem que prestar atenção no texto e na própria questão, só entendi ela depois de ler pausadamente. No texto ele diz que o homem já tinha descoberto fogo, invenção do vapor e depois da ênfase na possibilidade de uma igreja ter descoberto um modo/possibilidade de se viver até os 40 anos.

  • Tem q ler o texto todo pra entender...

    "Em suma, o grande progresso ocorreu no campo da vida, não no campo dos computadores."

    Ou seja, alternativa E