SóProvas


ID
5338546
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Jundiaí - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Vida média


    Continuamos a acreditar que vivemos numa época em que a tecnologia dá passos gigantes e diários, a perguntar onde vamos parar com a globalização, mas refletimos com menos frequência sobre o fato de que o aumento do tempo médio de vida é o maior avanço da humanidade – e neste campo a aceleração supera a de qualquer outra façanha. Na verdade, o troglodita que conseguiu produzir fogo artificialmente já havia compreendido obscuramente que o homem poderia dominar a natureza. Desde a invenção do vapor ficou claro que conseguiríamos multiplicar a velocidade dos deslocamentos, assim como já se podia supor que um dia chegaríamos à luz elétrica. Mas durante séculos os homens sonharam em vão com o elixir da longa vida e com a fonte da juventude eterna. Na Idade Média existiam ótimos moinhos de vento, mas existia também uma igreja que os peregrinos procuravam para obter o milagre de viver até os 40 anos.

    Fomos à Lua há muitos anos e ainda não conseguimos ir a Marte, mas na época do desembarque lunar uma pessoa de 70 anos já havia chegado ao fim da vida, enquanto hoje temos esperanças razoáveis de chegar aos 90. Em suma, o grande progresso ocorreu no campo da vida, não no campo dos computadores.

    Muitos dos problemas que devemos enfrentar hoje têm relação com o aumento do tempo médio de vida. E não estou falando apenas das aposentadorias. A imensa migração do Terceiro Mundo para os países ocidentais nasce certamente da esperança de milhares de pessoas de encontrar comida, trabalho e principalmente de chegar a um mundo onde se vive mais – ou, seja como for, fugir de um outro mundo onde se morre cedo demais. No entanto – embora não tenha as estatísticas à mão –, creio que a soma que gastamos em pesquisas gerontológicas e em medicina preventiva seja infinitamente menor do que o investimento em tecnologia bélica e em informática. Sabemos muito bem como destruir uma cidade ou como transportar informação a baixo custo, mas ainda não temos ideia de como conciliar bem-estar coletivo, futuro dos jovens, superpopulação mundial e aumento da expectativa de vida.

    Um jovem pode pensar que o progresso é aquilo que lhe permite enviar recadinhos pelo celular ou voar barato para Nova York, enquanto o fato surpreendente – e o problema não resolvido – é que, se tudo correr bem, ele só precisará se preparar para ser adulto aos 40 anos, enquanto seus antepassados tinham de fazê-lo aos 16.

    Certamente é preciso agradecer a Deus ou à sorte por vivermos mais, mas temos de enfrentar esse problema como um dos mais dramáticos de nosso tempo e não como um ponto pacífico.


(Eco, Humberto. Pape Satan Aleppe: crônicas de uma sociedade líquida. Rio de Janeiro: Record, 2017)

Considere as frases:


•  Na verdade, o troglodita que conseguiu produzir fogo artificialmente...

•  ... mas ainda não temos ideia de como conciliar bem-estar coletivo...


Embora diferentes, os termos destacados nas frases assemelham-se quanto ao sentido, na medida em que expressam, ambos, circunstância de

Alternativas
Comentários
  • Considere as frases:

    • Na verdade, o troglodita que conseguiu produzir fogo artificialmente...

    • ... mas ainda não temos ideia de como [que modo] conciliar bem-estar coletivo...

    e) modo.

    GAB. LETRA "E".

    ----

    ar·ti·fi·ci·al·men·te

    (artificial + -mente)

    advérbio

    De modo artificial.

    "artificialmente", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/artificialmente [consultado em 05-08-2021].

  • Assertiva E

    os termos destacados nas frases assemelham-se quanto ao sentido = modo.

  • GABARITO: E

    "Na verdade, o troglodita que conseguiu produzir fogo artificialmente..." → Aqui temos um advérbio de modo. Veja que podemos perguntar: De que modo o troglodita produziu fogo? De modo artificial. Sabendo disso, já podemos marcar o gabarito.

    O examinador ainda nos deu outra chance de acertar, veja:

    "... mas ainda não temos ideia de como conciliar bem-estar coletivo..." → Veja que podemos dizer: "... mas ainda não temos ideia do modo como vamos conciliar o bem-estar coletivo...", portanto este advérbio exerce também a função de modo.

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • GABARITO: E

    Advérbio de modo

    Ajuda a especificar a maneira como a ação dos verbos foi feita. São palavras como “bem”, “mal”, “melhor”, “pior”, “devagar”, “rápido”, entre outras. Quando se acrescenta o sufixo –mente a muitos adjetivos, estes passam a ser advérbios de modo.

    Ex: Você foi bem na prova?

    Ele corre devagar.

    Andou silenciosamente pelo corredor.

    Os advérbios de modo “bem”, “devagar” e “silenciosamente” ajudam a caracterizar como os verbos “foi”, “corre” e “andou” foram executados, respectivamente.

    Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/adverbio.htm

  • Gab. E

    A) intensidade: Caracteriza a intensidade da ação verbal ou da qualidade do adjetivo (ou mesmo de outros advérbios). Alguns advérbios de intensidade são: “muito”, “pouco”, “bastante”, “demais”, “tanto” e “tão”.

    B) afirmação: Reforça o sentido de afirmação. Alguns advérbios de afirmação são “sim”, “decerto” e palavras afirmativas com o sufixo -mente (“certamente”, “realmente”, entre outras). Algumas palavras, como “claro” e “positivo”, podem ser classificadas como advérbio dependendo do contexto, mas é necessário atenção aos casos.

    C) dúvida: Enfatiza o sentido de dúvida. Alguns advérbios de dúvida são: “talvez”, “quiçá”, “porventura” e palavras que expressem dúvida acrescidas do sufixo -mente, como “possivelmente” e “provavelmente”.

    D) tempo: Dá noção temporal, período de tempo, aos verbos. Alguns advérbios de tempo são: “antes”, “depois”, “hoje”, “ontem”, “amanhã”, “sempre”, “nunca”, “cedo” e “tarde”.

    E) modo: Indica a maneira como a ação dos verbos foi executada. Alguns advérbios de modo são “rápido”, “devagar”, “bem”, “mal”, entre outros com o sufixo “-mente”.

    No caso da questão:

    • Na verdade, o troglodita que conseguiu produzir fogo artificialmente...

    exprime a maneira que o troglodita produziu o fogo.

    • ... mas ainda não temos ideia de como conciliar bem-estar coletivo...

    expõe que não tem ainda a maneira de conciliar o bem-estar coletivo

    Logo, concluímos que são advérbios de modo.

  • Gab e!

    Advérbios:

    Lugar: “aqui”, “ali”, “lá”, “cá”, “perto”, “longe”, “dentro”, “fora”, “atrás”,

    tempo: “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “antes”, “depois”, “cedo”, “tarde”, “sempre”, “nunca”

    modo: bem”, “mal”, “melhor”, “pior”, “devagar”, “rápido

    intensidade: muito”, “pouco”, “mais”, “menos”, “bastante”, “demais”, “tão”

    Afirmação: sim”, “certo”, “claro”, “positivo”, “decerto”, “realmente”,

    Negação: nÃO, “nenhum”, “nada”, “nunca”, “jamais”,

    Dúvida: “talvez”, “quiçá”, “possivelmente”, “provavelmente”, “porventura

    LOCUÇÕES ADVERBIAIS:

    Preposição + adverbio ou pronome + advérbio

    Locuções adverbiais de lugar: “ao redor de”, “em cima de”, “embaixo de”, “à esquerda”, “à direita”, “por aqui”, “por ali”, “por perto”, entre outros.

    - Locuções adverbiais de tempo: “logo mais”, “em breve”, “de manhã”, “mais tarde”, “nunca mais”, entre outros.

    - Locuções adverbiais de modo: “ao contrário”, “em detalhes”, entre outros.

    - Locuções adverbiais de intensidade: “em excesso”, “de todo”, “muito menos”, entre outros.

    - Locuções adverbiais de afirmação: “de fato”, “com certeza”, “sem dúvidas”, entre outros.

    - Locuções adverbiais de negação: “nunca mais”, “de modo algum”, “de jeito nenhum”, entre outros.

    - Locução adverbial de dúvida: “quem sabe”.

  • De que MODO ele produziu o fogo? Artificialmente!

  • Conseguiu produzir o fogo de que modo? De modo artificial

  • Lucas, vc é professor?

  • PEGA O BIZU e começa a testar em tudo antes de responder.

    Como ele conseguiu produzir os fogos?

    Artificialmente - ideia de modo porque respondi a pergunta

    No segundo trecho o ''como já está explícito.

    GAB E