SóProvas


ID
5339035
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Um engenheiro civil municipal foi enviado com urgência para verificar um soterramento de trabalhadores na execução de valas para tubulações da galeria de água pluvial. No local, os trabalhadores foram socorridos e estavam bem. Porém, em sua análise, o engenheiro verificou que as valas com 1,50 metros de profundidade não estavam escoradas. Assim, ele pode anotar em seu relatório que houve

Alternativas
Comentários
  • NORMAS QUE FALAM SOBRE A ESCAVAÇÃO DE VALAS - resuminho:

    NR 18 (A QUE ESTÁ VIGENTE):

    • TALUDES INSTÁVEIS - com profundidade superior a 1,25m devem ter sua estabilidade garantida por meio de estruturas dimensionadas para este fim. 
    • TALUDE (qualquer um) - Os taludes com altura superior a 1,75m devem ter estabilidade garantida.

    (A NR nova mudou isso! Ela entrará em vigor em JANEIRO/2022!!!)

    NBR 9061 - SEGURANÇA DE ESCAVAÇÃO A CÉU ABERTO:

    9.3 - escavações superficiais: (cavas de fundações e as valas para condutos e canais)

    • 9.3.1.1 Escavações até 1,50 m de profundidade podem, em geral, ser executadas sem especial segurança com paredes verticais. Isto se as condições de vizinhança e tipo de solo permitirem.
    • 9.3.1.2 Escavações com mais de 1,50 m de profundidade devem, em geral, ser protegidas com taludes ou escoramento.

    12 Escavações padronizadas

    • 12.1.1 Quando as condições de vizinhança permitirem (construções vizinhas, redes de utilidades públicas, etc.), bem como a ausência do nível d’água no trecho a ser escavado, pode-se utilizar as prescrições deste capítulo sem que seja feito um cálculo mais rigoroso.

    12.2 Escavações não protegidas para cava de fundações e valas

    • 12.2.1 Escavações no máximo de 1,25 m de profundidade podem ser construídas com paredes verticais sem medidas de proteção especiais se a inclinação da superfície do solo adjacente é:

    a) menor que 1:10, em solos não coesivos;

    b) menor que 1:2, em solos coesivos.

    Em solos coesivos é permitido escavar a uma profundidade de até 1,75 m, conforme as Figuras 4a e 4b.

    • 12.2.2 Escavações com profundidades maiores que as já vistas no item anterior, até uma profundidade de 3,00 m,devem ser executadas com as paredes em taludes cujo ângulo com a horizontal b não deve exceder (...)

    • 12.2.3 Escavações com profundidades menores ou iguais a 5,00 m devem utilizar patamares (bermas ou plataformas) com largura superior a 1,50 m

    NBR 12266 - Projeto e execução de valas para assentamento de tubulação de água, esgoto ou drenagem urbana

    4.1.4 Dimensionamento da vala

    4.1.4.1 Para cada trecho, o projeto deve indicar o tipo de seção mais conveniente, técnica e economicamente, em função das condições do solo e do local da obra. As seções- tipos mais indicadas são:

    • a) a seção retangular, indicada para valas simples com até 1,30 m de profundidade ou para valas mais profundas, desde que convenientemente escoradas: - Portaria do Ministério do Trabalho nº 17, de 07/07/83 - item 18.6.4;
    • seções trapezoidais ou mistas dispensam o uso de escoramento e deverão ser indicadas quando houver ocorrência de solo estável, espaço disponível ou vantagem técnica e/ou econômica.

  • A assertiva contraria a orientação da NR 18: Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção.

    Veja o trecho retirado da norma:

    “18.6.5. Os taludes instáveis das escavações com profundidade superior a 1,25m ( um metro e vinte e cinco centímetros) devem ter sua estabilidade garantida por meio de estruturas dimensionadas para este fim."

    Dessa forma, houve um erro na execução, pois todas as escavações com profundidade superior a 1,25 metros devem ser protegidas com taludes ou escoramentos definidos em projeto, como descrito pela alternativa D.

    Gabarito do Professor: Letra D.

    FONTE:
    Ministério do Trabalho e Emprego. NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2015.
  • Obs.: Cabia recurso nela.,

    A questão não cita a fonte. Vejam que as normas ABNT, NR divergem sobre o assunto.

    Outro ponto: A NR 18 usada para ser o gabarito letra D, foi o novo texto que ainda NÃO estava vigente (só entrou em vigor em janeriro/2022)

    A NR 18 (antiga) falava que taludes instáveis com profundidade > 1,25 deveriam ser protegidos. Assim, não é toda escavação, conforme a questão afirma (que é o novo texto da NR)

    Como a NR 18 antiga citava que deveria ser seguida a NBR 9061 para escavações à céu aberto, analisando-a , temos que:

    "9.3.1.1 Escavações até 1,50 m de profundidade podem, em geral, ser executadas sem especial segurança com paredes verticais. Isto se as condições de vizinhança e tipo de solo permitirem."