NORMAS QUE FALAM SOBRE A ESCAVAÇÃO DE VALAS - resuminho:
NR 18 (A QUE ESTÁ VIGENTE):
- TALUDES INSTÁVEIS - com profundidade superior a 1,25m devem ter sua estabilidade garantida por meio de estruturas dimensionadas para este fim.
- TALUDE (qualquer um) - Os taludes com altura superior a 1,75m devem ter estabilidade garantida.
(A NR nova mudou isso! Ela entrará em vigor em JANEIRO/2022!!!)
NBR 9061 - SEGURANÇA DE ESCAVAÇÃO A CÉU ABERTO:
9.3 - escavações superficiais: (cavas de fundações e as valas para condutos e canais)
- 9.3.1.1 Escavações até 1,50 m de profundidade podem, em geral, ser executadas sem especial segurança com paredes verticais. Isto se as condições de vizinhança e tipo de solo permitirem.
- 9.3.1.2 Escavações com mais de 1,50 m de profundidade devem, em geral, ser protegidas com taludes ou escoramento.
12 Escavações padronizadas
- 12.1.1 Quando as condições de vizinhança permitirem (construções vizinhas, redes de utilidades públicas, etc.), bem como a ausência do nível d’água no trecho a ser escavado, pode-se utilizar as prescrições deste capítulo sem que seja feito um cálculo mais rigoroso.
12.2 Escavações não protegidas para cava de fundações e valas
- 12.2.1 Escavações no máximo de 1,25 m de profundidade podem ser construídas com paredes verticais sem medidas de proteção especiais se a inclinação da superfície do solo adjacente é:
a) menor que 1:10, em solos não coesivos;
b) menor que 1:2, em solos coesivos.
Em solos coesivos é permitido escavar a uma profundidade de até 1,75 m, conforme as Figuras 4a e 4b.
- 12.2.2 Escavações com profundidades maiores que as já vistas no item anterior, até uma profundidade de 3,00 m,devem ser executadas com as paredes em taludes cujo ângulo com a horizontal b não deve exceder (...)
- 12.2.3 Escavações com profundidades menores ou iguais a 5,00 m devem utilizar patamares (bermas ou plataformas) com largura superior a 1,50 m
NBR 12266 - Projeto e execução de valas para assentamento de tubulação de água, esgoto ou drenagem urbana
4.1.4 Dimensionamento da vala
4.1.4.1 Para cada trecho, o projeto deve indicar o tipo de seção mais conveniente, técnica e economicamente, em função das condições do solo e do local da obra. As seções- tipos mais indicadas são:
- a) a seção retangular, indicada para valas simples com até 1,30 m de profundidade ou para valas mais profundas, desde que convenientemente escoradas: - Portaria do Ministério do Trabalho nº 17, de 07/07/83 - item 18.6.4;
- seções trapezoidais ou mistas dispensam o uso de escoramento e deverão ser indicadas quando houver ocorrência de solo estável, espaço disponível ou vantagem técnica e/ou econômica.
Obs.: Cabia recurso nela.,
A questão não cita a fonte. Vejam que as normas ABNT, NR divergem sobre o assunto.
Outro ponto: A NR 18 usada para ser o gabarito letra D, foi o novo texto que ainda NÃO estava vigente (só entrou em vigor em janeriro/2022)
A NR 18 (antiga) falava que taludes instáveis com profundidade > 1,25 deveriam ser protegidos. Assim, não é toda escavação, conforme a questão afirma (que é o novo texto da NR)
Como a NR 18 antiga citava que deveria ser seguida a NBR 9061 para escavações à céu aberto, analisando-a , temos que:
"9.3.1.1 Escavações até 1,50 m de profundidade podem, em geral, ser executadas sem especial segurança com paredes verticais. Isto se as condições de vizinhança e tipo de solo permitirem."