SóProvas


ID
5339542
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Até o surgimento dos livros eletrônicos, o comércio dos livros era baseado em modelos de aquisição proprietária: compra, doação e permuta.


Nesses modelos a pessoa que adquire um livro impresso terá

Alternativas
Comentários
  • Questão que aborda o desenvolvimento de coleções e sua relação com os novos suportes digitais disponíveis no mercado. 

    Com o advento e a popularização das mídias digitais no início do século XXI, o livro eletrônico (ou e-book) se tornou uma alternativa de acesso à informação e promoção da leitura. 

    A aquisição de um livro eletrônico significa que é necessário adquirir o suporte e o conteúdo separadamente. Com frequência, os livros eletrônicos são publicados em formatos proprietários vinculados a determinado suporte de determinado fabricante. Por exemplo, livros eletrônicos publicados no formato mobi só podem ser lidos em e-Books Kindle da fabricante Amazon. Logo, nos livros eletrônicos, posse de suporte e acesso não estão necessariamente atrelados. 

    Isso não ocorre no livro impresso. Ao adquirir um livro impresso, o comprador tem imediatamente propriedade do suporte e posse do conteúdo (Letra D). 

    Estas diferenças devem ser ponderadas no momento da aquisição de acervo para uma biblioteca, levando em conta o tipo de usuário da unidade de informação além de questões ligadas à coleção do ponto de vista patrimonial e de direitos autorais. 

    Gabarito do Professor: Letra D .