SóProvas


ID
5340142
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

O flagelo da fome

    Além de ceifar a vida de quase 2,8 milhões de pessoas, a peste do coronavírus está agravando a fome no mundo. Já em 2019, 135 milhões de pessoas em 55 países padeciam de crise alimentar por causa de conflitos, variações climáticas extremas, choques econômicos ou uma combinação de tudo isso. Agora, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), são 174 milhões em 58 países – mais de 34 milhões sofrendo insegurança alimentar aguda, ou seja, estão a um passo de morrer de fome.
    Embora a maior parte dos países afetados esteja na África, a fome deve recrudescer na maioria das regiões do mundo. Extremos climáticos resultantes do fenômeno La Niña devem continuar em abril e maio, provocando tanto a falta de chuvas, como no Afeganistão, quanto o excesso, como no Sudão. Nos próximos meses, a produção de grãos e os pastos no oeste da África podem ser dizimados por novas nuvens de gafanhotos.
    Em termos econômicos, a América Latina foi a região mais impactada pela covid e deve ter a retomada mais lenta. Países que já lutavam contra a instabilidade política e mazelas socioeconômicas prolongadas, como o Haiti ou as repúblicas centro-americanas de Honduras, El Salvador, Guatemala e Nicarágua, devem sofrer as deteriorações econômicas mais agudas.
    O Brasil tem uma responsabilidade humanitária especial para com o povo venezuelano sob o jugo da ditadura chavista, alerta o relatório. A hiperinflação e o recrudescimento das sanções internacionais, agravadas com as restrições da covid-19, estão deteriorando as condições alimentares do país vizinho a olhos vistos. Já em 2019, a insegurança alimentar atingia 9,3 milhões de venezuelanos. No fim de 2020, a inflação alimentar batia os 1 700%. A degradação econômica deve desencadear novas ondas migratórias.
    O Brasil precisa se preparar para apoiar imigrantes e comunidades nas áreas de fronteira, incrementando o acesso a suprimentos essenciais e às oportunidades de renda.
   O Plano de Resposta Humanitária da ONU pede US$ 226 milhões para a segurança alimentar, suprimentos e intervenções nutricionais na Venezuela. Respostas emergenciais incluem garantir a alimentação de crianças e robustecer a assistência humanitária às necessidades mais urgentes.
    Não estava em poder da humanidade impedir o surgimento de uma peste letal. Mas está em seu poder mitigar as suas repercussões mais catastróficas, como a fome. A resposta à atual crise alimentar definirá o status moral da atual geração pelo resto da história.
(Editorial. https://opiniao.estadao.com.br, 04.04.2021. Adaptado)

Assinale a alternativa em que a concordância está em conformidade com a norma-padrão.

Alternativas
Comentários
  • É quase 2,8 milhões vidas ceifadas com o coronavírus, o que está agravando a fome no mundo, sobretudo em locais onde acontece conflitos, variações climáticas extremas e choques econômicos. (São, concorda com o sujeito 2,8 milhões)

    Fica evidente a deterioração das condições alimentares da Venezuela, que se agravou com a hiperinflação, com o recrudescimento das sanções internacionais e com as restrições da Covid-19.

    Em 2019, haviam 135 milhões de pessoas que padeciam de crise alimentar por causa de conflitos, variações climáticas extremas, choques econômicos ou uma combinação de tudo isso. (Havia, fica no singular quando está no sentido de existir)

    Na África, com o fenômeno La Niña, a falta de chuva e o excesso dela será um problema para a produção de grãos, e teme-se as novas nuvens de gafanhotos, que podem dizimar os pastos. (Serão, concorda com o sujeito composto, falta de chuva e o excesso)

    Países que compõe a América Central – Honduras, El Salvador, Guatemala e Nicarágua – já vem sofrendo com a instabilidade política e com mazelas socioeconômicas prolongadas. (Compõem e Vêm, concordando com o sujeito países)

    Alternativa correta - B

  • Assertiva b

    Fica evidente a deterioração das condições alimentares da Venezuela, que se agravou com a hiperinflação, com o recrudescimento das sanções internacionais e com as restrições da Covid-19.

    SvCa

  • GABARITO: B

    Nunca se esqueça: Para estas questões de concordância, pergunte!!

    a) É quase 2,8 milhões (de) vidas ceifadas com o coronavírus (1), o que está agravando a fome no mundo, sobretudo em locais onde acontece (2) conflitos, variações climáticas extremas e choques econômicos.

    Errado. Vamos perguntar:

    1. São quase o quê?? 2,8 milhões de vidas ceifadas. São quase 2,8 milhões de vidas ceifadas. O verbo deve concordar com o numeral a que se refere.
    2. O que acontece? Conflitos, variações e choques. Conflitos, variações e choques acontecem.

     

    b) Fica evidente a deterioração das condições alimentares da Venezuela, que se agravou com a hiperinflação, com o recrudescimento das sanções internacionais e com as restrições da Covid-19.

    Correto. Perguntando:

    1. O que fica evidente? A deterioração das condições alimentares. A deterioração das condições alimentares fica evidente. Verbo no singular para concordar com o sujeito.
    2. O que se agravou? A deterioração. A deterioração foi agravada. Verbo no singular para concordar com o sujeito.

    Complementando:

    • Pessoal, hiper/inter/super só terão hífen se houver um H ou um R na próxima palavra. Exemplos: Super-homem, hiper-rápido. Veja que inflação não começa com H ou R, logo a gente deve juntá-los: hiper + inflação → hiperinflação. Outro exemplo: Hipermercado/Supermercado.

     

    c) Em 2019, haviam (1) 135 milhões de pessoas que padeciam (2) de crise alimentar por causa de conflitos, variações climáticas extremas, choques econômicos ou uma combinação de tudo isso.

    Errado.

    1. O verbo haver, quando possui sentido de existir, não varia e permanece no singular (havia 135 milhões).
    2. Quem padecia? 135 milhões. 135 milhões padeciam. O verbo deve ficar no plural para concordar com o sujeito.

     

    d) A falta de chuva e o excesso dela será um problema (1) para a produção de grãos, e teme-se as novas nuvens de gafanhotos (2), que podem dizimar os pastos.

    Errado.

    1. O que será um problema? A falta de chuva e o excesso de chuva. A falta de chuva e o excesso de chuva serão um problema. Como o verbo vem depois do sujeito composto, concorda com o todo. Se viesse antes, concordaria com o mais próximo ou com o todo, assim:
    • "a falta de chuva e o excesso dela serão um problema"
    • "Será um problema a falta de chuva e o excesso dela" (mais próximo) ou "Serão um problema a falta de chuva e o excesso dela" (com o todo)

    Outro erro (2): O que se teme? As nuvens de gafanhotos. As nuvens de gafanhotos são temidas. Sujeito no plural, verbo no plural: "temem-se as nuvens..."

     

    e) Países que compõe (1) a América Central já vem (2) sofrendo com a instabilidade política e com mazelas socioeconômicas prolongadas.

    Errado.

    1. Quem compõe a América Central? Os países. Os países compõem a América Central.
    2. Quando o sujeito vier no plural, o verbo "vir" deve ser acentuado para concordar com ele. O correto é dizer: "os países vêm sofrendo..." ou " o país vem sofrendo..., certo? ;)

    É isso aí, meu amigo, força e garra, pois a vaga é sua!!

    Bons estudos! :)

  • O enunciado cita concordância, muito embora não explicite qual das duas: verbal ou nominal. Para todos os efeitos, consideram-se ambas.

    a) É quase 2,8 milhões vidas ceifadas com o coronavírus, o que está agravando a fome no mundo, sobretudo em locais onde acontece conflitos, variações climáticas extremas e choques econômicos.

    Incorreto. Constatam-se dois solecismos de concordância verbal: a forma verbal "é" deve concordar com o numeral (2,8); à frente, "acontece" deve concordar com o núcleo mais próximo (conflitos) ou com todos (conflitos, variações e choques). Correção: "São quase 2,8 milhões" e "acontecem conflitos (...)";

    b) Fica evidente a deterioração das condições alimentares da Venezuela, que se agravou com a hiperinflação, com o recrudescimento das sanções internacionais e com as restrições da Covid-19.

    Correto. Toda a frase obedece às normas de concordância verbal e nominal. Obs.: a sigla "COVID" é feminina. Escreva e diga sempre "A COVID". Esse é o posicionamento da Academia Brasileira de Letras;

    c) Em 2019, haviam 135 milhões de pessoas que padeciam de crise alimentar por causa de conflitos, variações climáticas extremas, choques econômicos ou uma combinação de tudo isso.

    Incorreto. Constata-se solecismo de concordância verbal. Como é bem sabido, o verbo "haver", se for o principal e tiver sentido de existência, sempre ficará na terceira pessoa do singular. Atente para isso: esse verbo, se não tiver o sentido de existência, será flexionado normalmente. Não se aferrem a lições propaladas incansavelmente por estudantes insipientes na matéria. Correção: "Em 2019, havia 135 milhões (...)";

    d) Na África, com o fenômeno La Niña, a falta de chuva e o excesso dela será um problema para a produção de grãos, e teme-se as novas nuvens de gafanhotos, que podem dizimar os pastos.

    Incorreto. Constatam-se dois solecismos de concordância verbal: a forma verbal "será" deve concordar com os dois núcleos a que se refere (falta e excesso); adiante, o verbo na voz passiva "teme-se" deve flexionar-se a fim de concordar com o núcleo "nuvens". Correção: "(...) a falta e o excesso dela serão um problema" e "(...) temem-se novas nuvens de gafanhotos";

    e) Países que compõe a América Central – Honduras, El Salvador, Guatemala e Nicarágua – já vem sofrendo com a instabilidade política e com mazelas socioeconômicas prolongadas.

    Incorreto. Constatam-se dois solecismos de concordância verbal: a forma verbal "compõe" indica singular (todo verbo terminado em "-õe", a bem da verdade, indica singular), mas o núcleo é um substantivo no plural (países), de modo deve se acrescer um "m" à desinência: "-õem". Lembre-se: "-õe" é sempre singular; "-õem", sempre plural. À frente, a forma verbal "vem", no singular, não concorda com o núcleo a que se refere (países). É necessário o uso do acento circunflexo para indicar o plural: "vêm". Correção: "Países que compõem (...) já vêm".

    Letra B

  • GABARITO B

    Dicas:

    1) pergunte

    2) verbo deve concordar com numeral

    3) o verbo "haver" no sentido de "existir" NÃO varia, ele SEMPRE vai permanecer no singular.

    4)  "a falta de chuva e o excesso dela será um problema para a produção de grãos" => o verbo SERÁ veio depois do sujeito composto, logo, fica no singular. Caso viesse antes poderia ou concordar com o mais próximo u com o todo. Poderia ser SERÁ ou SERÃO.

  • Gabarito na alternativa B

    Solicita-se escorreita concordância nas passagens abaixo:

    A) É quase 2,8 milhões vidas ceifadas com o coronavírus, o que está agravando a fome no mundo, sobretudo em locais onde acontece conflitos, variações climáticas extremas e choques econômicos.

    Incorreta. O verbo "ser" deve concordar com seu referente, no caso em tela permanecendo em forma plural para concordar com "2,8 milhões". O verbo "acontecer" deve concordar com seus sujeitos, "conflitos, variações climáticas extremas e choques econômicos", permanecendo também em forma plural.

    B) Fica evidente a deterioração das condições alimentares da Venezuela, que se agravou com a hiperinflação, com o recrudescimento das sanções internacionais e com as restrições da Covid-19.

    Correta. Não são encontrados erros de concordância na passagem em tela.

    C) Em 2019, haviam 135 milhões de pessoas que padeciam de crise alimentar por causa de conflitos, variações climáticas extremas, choques econômicos ou uma combinação de tudo isso.

    Incorreta. O verbo "haver", empregado com sentido de existir, é impessoal e deve permanecer invariável.

    D) Na África, com o fenômeno La Niña, a falta de chuva e o excesso dela será um problema para a produção de grãos, e teme-se as novas nuvens de gafanhotos, que podem dizimar os pastos.

    Incorreta. O verbo "ser" possui sujeito composto, "a falta de chuva e o excesso dela", devendo ser pluralizado. O verbo "temer" está compondo voz passiva sintética, devendo concordar com o sujeito paciente "as novas nuvens de gafanhoto", de forma a grafa-se "temem-se".

    E) Países que compõe a América Central – Honduras, El Salvador, Guatemala e Nicarágua – já vem sofrendo com a instabilidade política e com mazelas socioeconômicas prolongadas.

    Incorreta. O verbo "compor" possui sujeito plural, "países", devendo ser pluralizado. O verbo "vir" possui sujeito composto, "países que compõem a América Central", devendo ser pluralizado.

  • Gab. B

    A) É quase 2,8 milhões vidas ceifadas com o coronavírus, o que está agravando a fome no mundo, sobretudo em locais onde acontece conflitos, variações climáticas extremas e choques econômicos.

    A) São quase 2,8 milhões vidas ceifadas com o coronavírus, o que está agravando a fome no mundo, sobretudo em locais onde acontecem conflitos, variações climáticas extremas e choques econômicos.

    ___________________________________________________________________________________________

    B) Fica evidente a deterioração das condições alimentares da Venezuela, que se agravou com a hiperinflação, com o recrudescimento das sanções internacionais e com as restrições da Covid-19.

    ___________________________________________________________________________________________

    C) Em 2019, haviam 135 milhões de pessoas que padeciam de crise alimentar por causa de conflitos, variações climáticas extremas, choques econômicos ou uma combinação de tudo isso.

    C) Em 2019, havia 135 milhões de pessoas que padeciam de crise alimentar por causa de conflitos, variações climáticas extremas, choques econômicos ou uma combinação de tudo isso.

    ___________________________________________________________________________________________

    D) Na África, com o fenômeno La Niña, a falta de chuva e o excesso dela será um problema para a produção de grãos, e teme-se as novas nuvens de gafanhotos, que podem dizimar os pastos.

    D) Na África, com o fenômeno La Niña, a falta de chuva e o excesso dela serão um problema para a produção de grãos, e temem-se as novas nuvens de gafanhotos, que podem dizimar os pastos.

    ___________________________________________________________________________________________

    E) Países que compõe a América Central – Honduras, El Salvador, Guatemala e Nicarágua – já vem sofrendo com a instabilidade política e com mazelas socioeconômicas prolongadas.

    E) Países que compõem a América Central – Honduras, El Salvador, Guatemala e Nicarágua – já vêm sofrendo com a instabilidade política e com mazelas socioeconômicas prolongadas.

  • Vai ajudar na resolução dessa e de outras:

    Concordância com porcentagem:

    A partir de 2% = Plural.

    2% vieram à aula.

    pode concordar com o especificador = 2% da turma não gosta de matemática.

    ----------------

    Número fracionário:

    1/3 das pessoas do mundo sabe o que é viver bem

    Pode Concorda com o numerador.

    1/3 das pessoas do mundo sabem o que é viver bem

    --------------------------

     0,9% das pessoas sabe o que significa ‘lóxia

     0,9% das pessoas sabem o que significa ‘lóxia

    ---------------------------

    PESTANA

  • RESPOSTA: letra B.

    ERROS NA OPÇÃO A:

    - É quase -> São quase 2,8 milhões

    - ... em locais onde acontece conflitos... -> ... em locais onde acontecem conflitos...

    ----

    ERRO NA OPÇÃO C:

    - Em 2019, haviam 135 milhões de pessoas que padeciam -> VERBO HAVER NO sentido de EXISTIR NÃO VAI PARA O PLURAL -> Em 2019, havia 135 milhões de pessoas...

    ----

    ERROS NA OPÇÃO D:

    - ... a falta de chuva e o excesso dela será um problema... -> ... a falta de chuva e o excesso dela (DAS DUAS FORMAS, TANTO A FALTA, QUANTO O EXCESSO) SERÃO um problema...

    - ... e teme-se as novas nuvens de gafanhotos... -> ... e temem-se as novas nuvens de gafanhotos...

    ----

    ERROS NA OPÇÃO E:

    Países que compõe a América Central – Honduras, El Salvador, Guatemala e Nicarágua – já vem sofrendo com a instabilidade política e com mazelas socioeconômicas prolongadas.

    - Países que compõe... -> Países que compõem...

    - ... já vem sofrendo com a instabilidade... -> ... já vêm sofrendo com a instabilidade... 

    Boa sorte e bons estudos!

  • As vezes eu acerto mesmo sem entender a fundo.... acho que isso se deve ao fato de fazer muitas, muitas e muitas questões de português. ( matérias que mais apanho)

    PCSP

    #pracima

  • Gosto deste tipo de questão! Porém tem que ter olhos de águia kkkkkk

  • Gab. B

    É quase 2,8 milhões vidas ceifadas com o coronavírus, o que está agravando a fome no mundo, sobretudo em locais onde acontece conflitos, variações climáticas extremas e choques econômicos. (São, concorda com o sujeito 2,8 milhões)

    Fica evidente a deterioração das condições alimentares da Venezuela, que se agravou com a hiperinflação, com o recrudescimento das sanções internacionais e com as restrições da Covid-19.

    Em 2019, haviam 135 milhões de pessoas que padeciam de crise alimentar por causa de conflitos, variações climáticas extremas, choques econômicos ou uma combinação de tudo isso. (Havia, fica no singular quando está no sentido de existir)

    Na África, com o fenômeno La Niña, a falta de chuva e o excesso dela será um problema para a produção de grãos, e teme-se as novas nuvens de gafanhotos, que podem dizimar os pastos. (Serão, concorda com o sujeito composto, falta de chuva e o excesso)

    Países que compõe a América Central – Honduras, El Salvador, Guatemala e Nicarágua – já vem sofrendo com a instabilidade política e com mazelas socioeconômicas prolongadas. (Compõem e Vêm, concordando com o sujeito países)

  • não entendi o porque a B o núcleo do sujeito não é condições alimentares?

  • Pra marcou a B como correta:

    B) Fica evidente a deterioração das condições alimentares da Venezuela, que se agravou com a hiperinflação, com o recrudescimento das sanções internacionais e com as restrições da Covid-19.

    O que fica evidente? A deterioração das condições alimentares da Venezuela!

    O núcleo do sujeito é A DETERIORAÇÃO.

    "se agravou" concorda com "deterioração" e não "das condições alimentares", porque "condições alimentares" NÃO É O SUJEITO! O sujeito JAMAIS será preposicionado!

    Não esqueçam: o sujeito NUNCA poderá ser preposicionado!