SóProvas


ID
534355
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando a dinâmica das organizações, julgue o  seguinte  item.


Na abordagem de Fiedler, a liderança eficaz está relacionada com a combinação entre o estilo de liderança e a situação existente na organização, em termos de controle e influência do líder, ou seja, como o poder e as relações líder-membro.

Alternativas
Comentários
  • Correto. Segundo Rennó apud Fiedler:     A noção básica do modelo de Fiedler é a de que se deve identificar o estilo do líder e encaixá-lo com a situação que mais favorece seu estilo de liderança.14

      Fiedler distingue os estilos de liderança em dois: os lideres focados na tarefa (que dariam mais importância aos resultados e metas do que às pessoas) e os líderes focados no relacionamento pessoal (que dariam mais importância às pessoas do que ao alcance das metas).

      As situações, pelo autor, teriam três principais elementos: a relação entre o líder e seus subordinados, a estrutura da tarefa (tarefas estruturadas são mais rotineiras e tarefas menos estruturadas são mais ligadas a atividades inovadoras e criativas) e o poder de autoridade do líder. Esses elementos combinados formariam oito dimensões, da mais favorável à mais desfavorável.

      O que Fiedler descobriu foi que os líderes focados nas tarefas eram mais eficazes tanto nas situações mais favoráveis quanto nas mais desfavoráveis, enquanto os líderes focados nos relacionamentos eram mais eficazes apenas nas situações intermediárias.

      A importância de seu trabalho foi não ter se baseado apenas nos estilos de liderança, mas estudado a integração desses estilos de liderança com as diversas situações que os líderes enfrentam nas organizações


    Fonte: Administração Geral para Concursos. P. 133

  • Q327091   Prova: CESPE - 2013 - MPOG - Analista - Negócios - Categoria Profissional 1

    Disciplina: Gestão de Pessoas | Assuntos: Liderança

    A respeito de liderança, motivação e desempenho, julgue os itens a seguir.
    Segundo o modelo de liderança proposto por Fiedler, o desempenho eficaz das equipes é o resultado da combinação entre o estilo de interagir do líder com os membros da equipe e o controle e influência do líder sobre a organização.

    GABARITO: CERTO

  • FIEDLER:

     

    melhor relação lider-liderado

    mais elevada tarefa

    mais elevado poder (lider)

    maior controle / influencia

  • PARA FIEDLER NÃO EXISTE UM ESTILO ÚNICO E MELHOR DE LIDERANÇA PARA TODA E QUALQUER SITUAÇÃO. PARA ELE, HÁ TRÊS DIMENSÕES SITUACIONAIS QUE INFLUENCIAM A LIDERANÇA EFICAZ:


    1. RELAÇÕES LÍDER-MEMBROS: REFERE-SE AO SENTIMENTO DE ACEITAÇÃO DO LÍDER PELOS MEMBROS DO GRUPO E VICE-VERSA. AS RELAÇÕES PODEM SER BOAS OU POBRES. É UMA DIMENSÃO MAIS IMPORTANTE DO QUE O PODER DA POSIÇÃO DO LÍDER.

     

    2. ESTRUTURA DA TAREFA: REFERE-SE AO GRAU DE ESTRUTURAÇÃO DA TAREFA, OU SEJA, AO GRAU EM QUE O TRABALHO DOS SUBORDINADOS É ROTINEIRO E PROGRAMADO (ESTRUTURADO) OU VAGO E INDEFINÍVEL (NÃO-ESTRUTURADO) NOS EXTREMOS. 

     

    3. PODER DA POSIÇÃO DO LÍDER: REFERE-SE À DIMENSÃO DE AUTORIDADE FORMAL ATRIBUÍDA AO LÍDER, INDEPENDENTEMENTE DO SEU PODER PESSOAL.

     

     

     

    GABARTIO CERTO
     

  • Eu e a CESPE (só Deus na mediação)!!!

  • Modelo de Liderança de Fiedler

    Sua obra deu início à era da contingência situacional em meados da década de 60. Essa teoria afirma que a eficácia do grupo depende de uma combinação adequada entre o estilo do líder e a exigência da situação (Fielder também enxerga o estilo de liderança orientado para relacionamento ou para a tarefa).

    A noção básica do modelo de Fiedler é a de que se deve identificar o estilo do líder e encaixá-lo com a situação que mais favorece seu estilo de liderança.

    Fiedler distingue os estilos de liderança em dois: os lideres focados na tarefa (que daria mais importância aos resultados e metas do que às pessoas) e os líderes focados no relacionamento pessoal (que daria mais importância às pessoas do que no alcance das metas).

    As situações, pelo autor, teriam três principais elementos: a relação entre o líder e seus subordinados, a estrutura da tarefa (tarefas estruturadas são mais rotineiras e tarefas menos estruturadas são mais ligadas a atividades inovadoras e criativas) e o poder de autoridade do líder. Estes elementos combinados formariam oito dimensões, da mais favorável a mais desfavorável.

    O que Fiedler descobriu foi que os líderes focados nas tarefas eram mais eficazes tanto nas situações mais favoráveis quanto nas mais desfavoráveis, enquanto os líderes focados nos relacionamentos eram mais eficazes apenas nas situações intermediárias.

    A importância do trabalho dele foi de não ter se baseado apenas nos estilos de liderança, mas estudado a integração destes estilos de liderança com as diversas situações que estes líderes enfrentam nas organizações.

    Neste modelo, a liderança eficaz depende da combinação de estilos e situações. Fiedler concentra-se em três dimensões contingenciais para definir os fatores situacionais básicos para a eficácia na liderança: a relação líder-liderados, o grau de estruturação da tarefa e o poder de posição do líder (ROBBINS, 2002, p. 385).

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online