SóProvas


ID
534403
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Tendo em vista o planejamento, julgue o  item  subseqüente.


Algumas das vantagens do planejamento estratégico estão relacionadas às diretrizes para a implementação das atividades da organização, ao auxílio no processo de tomada de decisão e à minimização da probabilidade de erros e de outras surpresas negativas.

Alternativas
Comentários
  • Certo.  Como bem definiu CHIAVENATO (2009, P. 343):  

    O planejamento estratégico é um processo organizacional compreensivo de adaptação através da aprovação, tomada de decisão e avaliação. Procura responder a questões básicas, como: por que a organização existe, que ela-faz e como faz. O resultado do processo é um plano que serve para guiar a ação organizacional por um prazo de três a cinco anos. O planejamento estratégico apresenta cinco características fundamentais.

    1. O planejamento estratégico está relacionado com a adaptação âa organização a um ambiente mutável. Está voltado para as relações entre a organização e seu ambiente de tarefa. Portanto, sujeito à incerteza a respeito dos eventos ambientais. Por se defrontar com a incerteza, tem suas decisões baseadas em julgamentos e não em dados concretos. Reflete uma orientação externa que focaliza as respostas adequadas às forças e pressões que estão situadas do lado de fora da organização.

    2. O planejamento estratégico é orientado para o futuro. Seu horizonte de tempo é o longo prazo. Durante o curso do planejamento, a consideração dos problemas atuais é dada apenas em função dos obstáculos e barreiras que eles possam provocar para um desejado lugar no futuro. É mais voltado para os problemas do futuro do que daqueles de hoje.

    3. O planejamento estratégico é compreensivo. Ele envolve a organização como uma totalidade, abarcando todos os seus recursos, no sentido de obter efeitos sinergísticos de todas as capacidades e potencialidades da organização. A resposta

    estratégica da organização envolve um comportamento global, compreensivo e sistêmico.

    4. 0 planejamento estratégico é um processo de construção de consenso. Dada a diversidade dos interesses e necessidades dos parceiros envolvidos, o planejamento oferece um meio de atender a todos eles na direção futura que melhor convenha a todos.

    5. O planejamento estratégico é uma forma de aprendizagem organizacional. Como está orientado para a adaptação da organização ao contexto ambiental, o planejamento constitui uma tentativa constante de aprender a ajustar-se a um ambiente complexo, competitivo e mutável.  

  • O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA UM NORTE PARA O PLANEJAMENTO TÁTICO (para implantação das diretrizes) QUE, POR SUA VEZ, DA UM NORTE PARA O PLANEJAMENTO OPERACIONAL (para implantação das atividades).

     

     

    OU SEJA, UM É DESDOBRAMENTO DO OUTRO; FORMANDO, PORTANTO, UMA RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA. MELHOR DIZENDO, NÃO EXISTE O TÁTICO SEM O ESTRATÉGICO E NÃO EXISTE O OPERACIONAL SEM O TÁTICO.

     

     

     

     

    GABARITO CERTO