SóProvas


ID
5344225
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Verdejante - PE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO II

Arte de ser feliz


    Houve um tempo em que a minha janela se abria para um chalé. Na ponta do chalé brilhava um grande ovo de louça azul. Nesse ovo costumava pousar um pombo branco. Ora, nos dias límpidos, quando o céu ficava da mesma cor do ovo de louça, o pombo parecia pousado no ar. Eu era criança, achava essa ilusão maravilhosa, e sentia-me completamente feliz.

    Houve um tempo em que a minha janela dava para um canal. No canal oscilava um barco. Um barco carregado de flores. Para onde iam aquelas flores? Quem as comprava? Em que jarra, em que sala, diante de quem brilhariam, na sua breve existência? E que mãos as tinham criado? E que pessoas iam sorrir de alegria ao recebê-las? Eu não era mais criança, porém minha alma ficava completamente feliz.

    Houve um tempo em que a minha janela se abria para um terreiro, onde uma vasta mangueira alargava sua copa redonda. À sombra da árvore, numa esteira, passava quase todo o dia sentada uma mulher, cercada de crianças. E contava história. Eu não a podia ouvir, da altura da janela; e mesmo que a ouvisse, não a entenderia, porque isso foi muito longe, num idioma difícil. Mas as crianças tinham tal expressão no rosto, e às vezes faziam com as mãos arabescos tão compreensíveis, que eu participava do auditório, imaginava os assuntos e suas peripécias - e me sentia completamente feliz.

    Houve um tempo em que a minha janela se abria sobre uma cidade que parecia feita de giz. Perto da janela havia um pequeno jardim quase seco. Era uma época de estiagem, de terra esfarelada, e o jardim parecia morto. Mas todas as manhãs vinha um pobre homem com um balde e, em silêncio, ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas. Não era uma rega: era uma espécie de aspersão ritual, para que o jardim não morresse. E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de água que caíam de seus dedos magros, e meu coração ficava completamente feliz.

    Às vezes abro a janela e encontro o jasmineiro em flor. Outras vezes encontro nuvens espessas. Avisto crianças que vão para a escola. Pardais que pulam pelo muro. Gatos que abrem e fecham os olhos, sonhando com pardais. Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas no espelho do ar. Marimbondos: que sempre parecem personagens de Lope de Vega. Às vezes um galo canta. Às vezes, um avião passa. Tudo está certo, no seu lugar, cumprindo o seu destino. E eu me sinto completamente feliz.

    Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas, que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem diante das minhas janelas, e outros, finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.


MEIRELES, Cecília. Seleta em prosa e verso. Rio de Janeiro,

Editora José Olympio, 1975.

Leia as assertivas a seguir:


I. Em “À sombra da árvore, numa esteira, passava quase todo o dia sentada uma mulher...” e em “...porque isso foi muito longe, num idioma difícil...”, os vocábulos destacados são acentuados seguindo a mesma regra.

II. Em “...para as gotas de água que caíam de seus dedos magros...”, a palavra em destaque é acentuada seguindo a regra do “I” sozinho na sílaba tônica do hiato.

III. No trecho “Na ponta do chalé brilhava um grande ovo de louça azul.”, a palavra sublinhada é uma oxítona terminada em “E”, e, por isso, é acentuada.

IV. As passagens “Tudo está certo, no seu lugar...” e “...quando o céu ficava da mesma cor do ovo de louça...” possuem termos em destaque que seguem a mesma regra de acentuação.


É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I) ERRADA: Ár-vo-re proparoxítona; e Di-fí-cil paroxítona terminada em L. II) CORRETA. III) CORRETA. IV) ERRADA Es-tá com acento, verbo estar conjugado na terceira pessoa do plural, a sílaba tônica é a última, logo é uma oxítona e termina com A, portanto é acentuada, Céu, monossílaba tônica, portanto acentuada! Resposta correta, letra C!

  • Assertiva C

    II. Em “...para as gotas de água que caíam de seus dedos magros...”, a palavra em destaque é acentuada seguindo a regra do “I” sozinho na sílaba tônica do hiato.

    III. No trecho “Na ponta do chalé brilhava um grande ovo de louça azul.”, a palavra sublinhada é uma oxítona terminada em “E”, e, por isso, é acentuada.

  • Recebem o acento gráfico as palavras oxítonas que terminam em: a/as, e/es, o/os e em/ens.

  • I - Árvore > Proparoxítona. Difícil > Paroxítona

    IV - Está > Oxítona. Céu > Monossílabo.

  • I) ERRADA: Ár-vo-re proparoxítona; e Di-fí-cil paroxítona terminada em L.

    II) CORRETA.

    III) CORRETA.

    IV) ERRADA Es-tá com acento, verbo estar conjugado na terceira pessoa do plural, a sílaba tônica é a última, logo é uma oxítona e termina com A, portanto é acentuada, Céu, monossílaba tônica, portanto acentuada!

    Resposta correta, letra C!

  • A questão é sobre acentuação gráfica e quer que identifiquemos as alternativas corretas. Vejamos:

     .

    I. Em “À sombra da árvore, numa esteira, passava quase todo o dia sentada uma mulher...” e em “...porque isso foi muito longe, num idioma difícil...”, os vocábulos destacados são acentuados seguindo a mesma regra.

    Errado. "Ár-vo-re" é uma proparoxítona e "di-fí-cil" é uma paroxítona terminada em "l".

    Proparoxítonas: são palavras que têm a antepenúltima sílaba como sílaba tônica. TODAS as palavras proparoxítonas são acentuadas graficamente, segundo as regras de acentuação.

    Paroxítonas: a sílaba tônica é a penúltima. Acentuam-se as paroxítonas terminadas em l, n, r, x, i(s), u(s), ps, ã(s), ão(s), ei(s), en, om, ons, um, uns, ditongo (crescente ou decrescente), seguido ou não de "s".

     .

    II. Em “...para as gotas de água que caíam de seus dedos magros...”, a palavra em destaque é acentuada seguindo a regra do “I” sozinho na sílaba tônica do hiato.

    Certo. "Ca-í-am" é acentuada por ser um hiato.

    Hiato é o encontro entre duas vogais que pertencem a sílabas diferentes. Devemos acentuar as vogais "i" e "u" tônicas dos hiatos, quando aparecem sozinhas na sílaba ou acompanhadas por "s". Ex.: sa·í·da, pa·ís, sa·ú·de, ba·ús.

     .

    III. No trecho “Na ponta do chalé brilhava um grande ovo de louça azul.”, a palavra sublinhada é uma oxítona terminada em “E”, e, por isso, é acentuada.

    Certo. "Cha-lé" é uma oxítona terminada em "e".

    Oxítonas: a sílaba tônica é a última. Acentuam-se as oxítonas terminadas em A, E, O (S), mesmo quando seguidas de LO(S), LA(S); e as terminadas em EM, ENS (com duas ou mais sílabas). Acentuam-se também as oxítonas terminadas com ditongos abertos ÉI, ÓI e ÉU, seguidas ou não de “s”.

     .

    IV. As passagens “Tudo está certo, no seu lugar...” e “...quando o céu ficava da mesma cor do ovo de louça...” possuem termos em destaque que seguem a mesma regra de acentuação.

    Errado. "Es-tá" é uma oxítona terminada em "a". "Céu" é um monossílabo tônico.

    Monossílabo átono: monossílabos são palavras que têm apenas uma sílaba. Os monossílabos átonos são pronunciados de forma fraca. Nunca são acentuados. Em sua maioria são artigos, pronomes oblíquos, preposições e conjunções. Ex.: o, a, os, as (artigos definidos); um, uns (artigos indefinidos); me, nos, te, vos, o, a, lhe, os, as, lhes (pronomes oblíquos); de, em, por, com (preposições); e, nem, mas, que, pois, se (conjunções).

    Monossílabo tônico: monossílabos são palavras que têm apenas uma sílaba. Os monossílabos tônicos são pronunciados de forma forte (Lembrar do BioTÔNICO Fontoura!). Podem ser ou não acentuados. É apenas obrigatória a acentuação dos monossílabos tônicos terminados em a, as, e, es, o, os, éu, éus, éi, éis, ói, óis.

     .

    Gabarito: Letra C 

  • Olá, pessoal. Tudo bem?

    Venho pedir que vocês tenham cuidado com a monitoria oferecida pelo Arthur Carvalho. Quero salientar que ele, quando comenta as questões de Português, é muito sábio e inteligente. 

    Tenho muitas dificuldades na matéria e vendo os seus comentários percebi que dominava muito o assunto e vi que oferecia uma monitoria. Logo me iludi. Comprei a monitoria por 360 reais, um grande investimento quando se trata de estudos para concursos. 

    Entrei em contato com o Arthur via whatsapp e ele me passou umas aulas do Fernando Pestana, que, inclusive, não sei se está autorizado a compartilhar esse tipo de material. O Arthur apenas disse que eu deveria assistir as aulas e ele, depois, me passaria umas questões para fazer e iria corrigir. 

    Foi aí que comecei a achar estranho, pois se fosse para assistir as aulas e responder questões, eu ficaria limitado ao Qconcursos!. Cheguei a falar para ele que tinha me arrependido da compra, pois achava que a monitoria não preenchia a minha necessidade. Pensava que teria uma pessoa ao meu lado para me orientar, me ajudar a seguir um caminho para aprender Português. Às vezes mandava áudio pedindo uma orientação e ele nem se quer ouvia. Enfim, tive a certeza de que não daria certo.

    Solicitei o cancelamento da compra no mercado pago, mas o site disse que talvez o vendedor (Arthur) já tinha retirado o dinheiro da sua conta. Já mandei e-mail, uma mensagem no whats, mas nesse app fui bloqueado, já liguei e até o presente momento não tive respostas. 

    Quero deixar claro que QUEM FEZ ESSA MONITORIA COM ELE E DEU CERTO, PARABÉNS. MAS QUEM, COMO EU, SE ARREPENDEU TEM O DIREITO DE TER O DINHEIRO DE VOLTA. 

    Perdão por esse texto aqui na nossa plataforma.