SóProvas


ID
5344666
Banca
AOCP
Órgão
MPE-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Considere o caso hipotético a seguir:

A Procuradoria do Estado do Rio Grande do Sul ingressou com processo de execução fiscal contra Santana que, ao tomar conhecimento de tal fato, alienou todos os seus bens, com intuito de fraudar a execução. Em virtude disso, foi instaurado, na delegacia de polícia local, procedimento investigativo contra ele (que é reincidente e portador de maus antecedentes criminais), no qual foi indiciado por violação ao art. 179, do Código Penal (art. 179 - Fraudar execução, alienando, desviando, destruindo ou danificando bens, ou simulando dívidas: Pena - detenção, de seis meses a dois anos, ou multa. Parágrafo único - Somente se procede mediante queixa). Caso haja indícios suficientes de autoria e prova da materialidade, em relação ao referido tipo penal, a peça que dará início à ação penal será a

Alternativas
Comentários
  • Art. 24 § 2   Seja qual for o crime, quando praticado em detrimento do patrimônio ou interesse da União, Estado e Município, a ação penal será pública.  

    Gabarito "A"

  • Só pra esclarecer:

    Denúncia = ação púb.

    Queixa = Ação privada.

    Continue firme estudando!

  • Não sabia o porquê, mas acertei pq "queixa" parecia fácil demais. kkkk

  • Legislação.

    CPP, art. 24, § 2° - Seja qual for o crime, quando praticado em detrimento do patrimônio ou interesse da União, Estado e Município, a ação penal será pública.           

    Doutrina.

    Regra geral da ação pública em se tratando de delito de interesse da União, do Estado e do Município: trata-se de norma de pouquíssima utilidade, pois os casos são raros. Normalmente, envolvendo interesse da União, do Estado e do Município, a ação é pública, mas o acréscimo formulado neste artigo, que data da edição da Lei 8.699/93, só vem a confirmar tal situação. Cita Tourinho Filho um exemplo que poderia ocorrer: havendo fraude à execução contra o INSS, delito tipificado no art. 179 do Código Penal, que é de ação privada, passaria, nesse caso, a ser pública (Código de Processo Penal comentado, v. 1, p. 81). Por derradeiro, convém mencionar o teor da Súmula 609 do STF: “É pública incondicionada a ação penal por crime de sonegação fiscal”. Nucci, Guilherme de Souza. Código de Processo Penal Comentado. 19. ed. – Rio de Janeiro: Forense, 2020 - p.209.

    Gabarito = A

  • Execução fiscal serve para a cobrança judicial de tributo daqueles que tenham sido inscritos em dívida ativa (5 anos prescrevem).

    Bom, sabendo que trata-se da cobrança de tributo e que o interesse é público, especificamente do Estado do Rio Grande do Sul, embora o delito do art. 179 de fato seja processado mediante queixa - ação penal privada -, tem-se o interesse público, portanto, aplicando a regra do art. 24, §4º do CPP.

    Assim, concluindo que no presente caso a ação penal será pública incondicionada.

  • SEMPRE que o sujeito passivo da infração penal for o patrimônio ou interesse da União, Estado ou Município, a ação penal será PÚBLICA.

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que o Código de Processo Penal dispõe sobre ação penal.

    A- Correta. Seja qual for o crime, quando praticado em detrimento do patrimônio ou interesse da União, Estado e Município, a ação penal será pública, e esta será promovida por meio de denúncia do Ministério Público. É o que dispõe o CPP em seu art. 24, §2º: “Seja qual for o crime, quando praticado em detrimento do patrimônio ou interesse da União, Estado e Município, a ação penal será pública”.

    B- Incorreta, vide alternativa A.

    C- Incorreta, vide alternativa A.

    D- Incorreta, vide alternativa A.

    E- Incorreta, vide alternativa A.

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa A.

  • Denúncia = ação púb.

    Queixa = Ação privada.

  • GABARITO: A

    Art. 24, § 2o Seja qual for o crime, quando praticado em detrimento do patrimônio ou interesse da União, Estado e Município, a ação penal será pública.

  • Já cobrada:

     Seja qual for o crime, quando praticado em detrimento do patrimônio ou interesse da União, Estado e Município, a ação penal será privada.

    () certo (x) errado

    ----------------------------------

    Art. 24, § 2  Seja qual for o crime, quando praticado em detrimento do patrimônio ou interesse da União, Estado e Município, a ação penal será pública.           

    Bons Estudos!

  • Eles colocaram queixa ali de sacanagem k (e eu errei)

  • A questão trouxe a exceção!!

    • crime de ação penal privada
    • regra = queixa-crime
    • exceção = denúncia quando a vítima é o estado

    estado é vítima porque ele estava executando os bens do réu (estado iria se "apoderar" de um bem do réu, provavelmente por conta de algo ilícito), logo, a fraude afeta o próprio estado e, por consequência, a coletividade como um todo. Por isso deve haver uma repressão maior com a atuação do MP com a denúncia

  • Poderia ser portaria se a questão falasse de inquérito e o crime fosse de ação penal pública incondicionada

    É denúncia porque se refere à ação penal pública

  • A questão exige o conhecimento acerca da ação penal pública prevista no título III do Código de Processo Penal. Ela pode ser pública condicionada e incondicionada, a incondicionada tem como titular o Ministério Público, que pode iniciá-la através de denúncia, independentemente de manifestação da vítima, é inclusive a regra no processo penal brasileiro. Já na condicionada, o titular continua sendo o Ministério Público, porém para que ocorra, necessita da representação da vítima ou do seu representante legal. Analisando as alternativas:

    a) CORRETA. Ao se analisar o crime de fraude à execução, vê-se que ele somente se procede mediante queixa, entretanto, seja qual for o crime, quando praticado em detrimento do patrimônio ou interesse da União, Estado e Município, a ação penal será pública, de acordo com o art. 24, §2º do CPP.   Desse modo, sendo a ação pública, a peça a inaugurar a ação será a denúncia.

    b) ERRADA

    c) ERRADA

    d) ERRADA

    e) ERRADA

    GABARITO DA PROFESSORA: LETRA A.

  • Art. 24, § 2  Seja qual for o crime, quando praticado em detrimento do patrimônio ou interesse da União, Estado e Município, a ação penal será pública.   

  • Errei. Casca de Banana.

  • Em regra esse crime se dá mediante queixa, isto é, trata-se de ação penal privada. Contudo, a suposta fraude ocorreu em detrimento do Estado do Rio Grande do Sul. Em virtude disso o Código de Processo Penal possui previsão legal expressa no sentido de que os crimes perpetrados em detrimento do patrimônio ou interesse da União, Estado e Município serão processados mediante ação penal pública.

    • Art. 24. § 2o Seja qual for o crime, quando praticado em detrimento do patrimônio ou interesse da União, Estado e Município, a ação penal será pública.

     

    Dessa maneira, a peça que dará início à ação penal será a denúncia, nos termos dos artigos supracitados.

     

    gabarito A.

  • que questão fdppppppppppp