SóProvas


ID
534469
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando a legislação administrativa e o regime dos servidores públicos federais, julgue o  item abaixo.


A responsabilidade civil do servidor público decorre de atos comissivos ou omissivos, dolosos ou culposos, que resultem em prejuízos ao erário, cabendo ação regressiva, em caso de prejuízos causados a terceiros.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta, outra ajuda a responder, vejam:

    A responsabilidade civil do servidor público pela prática, no exercício de suas funções, de ato que acarrete prejuízo ao erário ou a terceiros pode decorrer tanto de ato omissivo quanto de ato comissivo, doloso ou culposo.

    GABARITO: CERTA.

  • apenas complementando:


    lei 8.112

      Art. 122. A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

      § 1o A indenização de prejuízo dolosamente causado ao erário somente será liquidada na forma prevista no art. 46, na falta de outros bens que assegurem a execução do débito pela via judicial.

      § 2o Tratando-se de dano causado a terceiros, responderá o servidor perante a Fazenda Pública, em ação regressiva.


  • Prejuízo ao erário: exige dolo ou culpa

    Enriquecimento ilícito: apenas dolo

    Violação aos principios da Adm: apenas dolo

  • Nada mais é que a responsabilidade subjetiva. Parem elocubrar.

  • Considerando a legislação administrativa e o regime dos servidores públicos federais, é correto afirmar que:  A responsabilidade civil do servidor público decorre de atos comissivos ou omissivos, dolosos ou culposos, que resultem em prejuízos ao erário, cabendo ação regressiva, em caso de prejuízos causados a terceiros.