Conforme Araújo & Araújo (2018, p. 5):
A Naudé está atribuído o status de ter sido, no período moderno, um dos primeiros a adquirir fama não somente como bibliotecário, mas como teórico das bibliotecas. Seu Advis pour dresser une bibliothèque (1627) torna-se o primeiro guia orgânico e coerente para a preparação de uma biblioteca ideal.
Gab. D
ARAÚJO, A. V. F.; ARAÚJO, D. M. P. Fundamentos da biblioteconomia moderna em gabriel naudé: notas transversais pela lente episteme da bibliografia e da bibliofilia. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 14, p. 3-23, 2018. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/1094
Erros das demais alternativas:
A) as bibliografias, que se constituíram na base para o desenvolvimento da Biblioteconomia, surgem após a invenção da imprensa de Gutemberg, com a publicação da Bibliotheca universalis, em 1536, por Johann Tritheim.
Trithemius publicou, pela primeira vez impresso, seu importante Liber de scriptoribus ecclesiasticis.
[...]
Se Trithemius é o antepassado da Bibliografia, o pai fundador é Conrad Gesner (Zurique, 1516-1565), cientista, erudito e bibliógrafo
Gesner produziu para ser impressa a Bibliotheca Universalis, editada em Zürich pelo tipógrafo Christoph Froschauer em 1545, à qual seguiram as Pandectae, publicadas em dois volumes, o primeiro em 1548
e o segundo em 1549.
https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/118750/116234
B) os primeiros bibliotecários no Brasil foram os frades beneditinos, que tinham antiga tradição na área e instalaram suas bibliotecas nos mosteiros e conventos fundados na Bahia e no Rio de Janeiro a partir do século XVIII.
Nesta época, ainda não havia bibliotecários no Brasil, estas foram as primeiras BIBLIOTECAS.
C) no Brasil, as bibliotecas surgiram nas universidades e foram cercadas por salas de aulas, tal como em Alexandria, onde a coleção catalogada por Calímaco ficava no interior do Templo da Deusa Artemis, conhecido como Museion.
Devemos a Moraes (1979) o levantamento mais eficiente e detalhado das bibliotecas existentes no Brasil no período colonial. Nos três primeiros séculos de colonização, o país contava com bibliotecas dos mosteiros, conventos e de colégios religiosos bem como de bibliotecas particulares.
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/132/168
E) as bibliotecas particulares surgiram no Brasil como frutos do Renascentismo e possibilitaram que os intelectuais brasileiros pudessem exprimir a crise de consciência europeia, característica do período.
Surgiram antes do Renascimento.
A questão avalia os conhecimentos dos candidatos sobre a história da Biblioteconomia.
Com base em conhecimentos sobre o tema, identificamos as alternativas como:
A) ERRADA. A publicação da Bibliotheca universalis se deu em 1545 tendo como autor o naturalista suiço Conrad Gesner.
B) ERRADA. As bibliotecas dos frades beneditinos instaladas no século XVIII foram as primeiras do Brasil, porém, é impreciso chamar os frades de “primeiros bibliotecários".
C) ERRADA. As primeiras bibliotecas no território brasileiro surgiram em mosteiros e conventos, além das bibliotecas particulares de membros da corte.
D) CERTA. Naudé é responsável pelos primeiros registros da biblioteconomia do ponto de vista teórico.
E) ERRADA. As primeiras bibliotecas particulares no Brasil são oriundas de membros da corte portuguesa e muitas delas eram seculares, passadas de geração em geração.
Gabarito do Professor: Letra D .