O SisEB é o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo. Foi criado pelo decreto nº 22.766, de 9 de outubro de 1984 e reformulado pelo decreto nº 55.914, de 14 de junho de 2010. Ele integra as bibliotecas públicas municipais e comunitárias vinculadas existentes no Estado. Hoje, a rede é composta por mais de 700 unidades, incluindo a Biblioteca de São Paulo (BSP) e a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), que servem como laboratório do conceito Biblioteca Viva.
O SisEB é coordenado pela Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura (UDBL), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e tem a SP Leituras, organização social de cultura (eleita pelo terceiro ano consecutivo entre as 100 Melhores ONGs do Brasil), como parceira em sua operação. O sistema tem como objetivo estimular e apoiar as bibliotecas de acesso público do Estado na democratização da informação, do livro e da leitura.
Fonte: http://siseb.sp.gov.br/institucional/
Questão que avalia os conhecimentos dos candidatos sobre as políticas públicas voltadas para as bibliotecas.
O sistema criado pelos decretos citados é o SisEB - Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (Letra E). O sistema é composto hoje por mais de 700 bibliotecas, entre elas a Biblioteca de São Paulo (BSP) e a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), citadas respectivamente nas alternativas A e B.
As siglas FBN (letra C) e SNPB (letra D) referem-se respectivamente a Fundação Biblioteca Nacional e o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.
Gabarito do Professor: Letra E.