SóProvas



Questões de Políticas Públicas


ID
60598
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca da legislação, formação e ética
profissional do bibliotecário.

Um dos benefícios da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para a formação do bibliotecário é a prescrição de uma estrutura curricular centrada nos conteúdos a serem ministrados nos cursos de graduação em biblioteconomia.

Alternativas
Comentários
  • Conforme art. 53, da LDB, é atribuição das universidades organizar os seus cursos, fixar os currículos  e programas .
    Dessa forma, independente de o curso ser de biblioteconomia ou outro, a estrutura curricular não estará na LDB. A referida estrutura vai variar conforme a universidade que tem autonomia para prescrevê-la

ID
908902
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER) é uma iniciativa do Governo Federal brasileiro que tem como propósito fundamental contribuir para a ampliação do direito à leitura, promovendo condições de acesso a práticas de leitura e escrita. A instituição responsável pela coordenação do PROLER é (o)a:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A

    Comentário: 

    O PROLER foi o primeiro programa de incentivo à leitura do governo federal, criado em 1992. Ele está vinculado à Fundação Biblioteca Nacional, órgão do Ministério da Cultura, e envolve estados e municípios, iniciativa privada e ONGs. Com sede na Casa de Leitura do Rio de Janeiro, o programa possui núcleos em todos os estados. 

    O objetivo é facilitar e democratizar o acesso à leitura, disponibilizando livros em escolas, bibliotecas e outros locais públicos. Além disso, o PROLER busca conectar agentes de leitura - bibliotecários, educadores, gestores públicos, pais - para que juntos possam conscientizar a população da importância e do prazer do hábito de ler. 

    Um dos projetos mais importantes, o Programa Livro Aberto, consiste na instalação de bibliotecas em cidades que ainda não as possuem e na revitalização das já existentes. De acordo com o Censo 2006, 97,8% dos municípios têm ao menos uma biblioteca mantida pelo poder municipal.  

    Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/materias_295338.shtml

  • A questão está desatualizada. Conforme o Decreto nº 8.297, de 2014, a coordenação do PROLER passou a ser do Ministério da Cultura, não mais da Biblioteca Nacional.

    Link para consulta: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/decreto/1990-1994/D0519.htm


ID
1016917
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No planejamento de bibliotecas públicas em nível macro, adota- se o planejamento da informação, visto que ela deve estar disponível para toda a comunidade e para o país como um todo. A esse respeito, julgue os itens subsecutivos.

No que se refere ao planejamento de bibliotecas públicas no Brasil, o Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia ( IBICT) foi o primeiro e o único órgão, em nível nacional, a ter como objetivos o incentivo, a organização e a manutenção de bibliotecas públicas em todo o território nacional.

Alternativas
Comentários
  • Errado.
    O IBICT NÃO é o único órgão, em nível nacional, a ter como objetivos o incentivo, a organização e a manutenção de bibliotecas públicas. Tem-se tbm a FBN.
  • ERRADO.

    No que tange ao planejamento de bibliotecas públicas no Brasil, o primeiro, e único órgão, em nível nacional, que teve como objetivos o incentivo, a organização e manutenção de bibliotecas públicas em todo o território nacional, foi o Instituto Nacional do Livro, criado pelo Decreto-Lei n° 93, de 21 de dezembro de 1937, por transformação do Instituto Cairu, fundado em janeiro daquele ano e no mesmo ano extinto.



ID
1112266
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando a importância da informação e do conhecimento no novo paradigma da administração e a biblioteca como um tipo de organização, julgue os seguintes itens.



O estabelecimento de diretrizes básicas para uma política nacional de informação é ideia recorrente na evolução dos serviços informacionais no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    A ideia do estabelecimento de diretrizes básicas para uma política nacional de informação é uma ideia recorrente na evolução dos serviços informacionais no Brasil. Essas ideias acompanham tendências internacionais, muitas delas preconizadas por organismos internacionais, mais notadamente pela UNESCO. A criação de nosso Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - o antigo IBBD, em 1954, teve a inspiração em modelos em voga em países desenvolvidos e respondeu, em certa medida, a estímulos e apoios concretos de organizações regionais e internacionais. 

    Fonte: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/682/1/EVENTO_PoliticasPlanejamento.pdf



ID
1251718
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Visando apoiar as bibliotecas brasileiras no que se refere a preservação digital da memória brasileira, o IBICT instituiu recentemente a Rede Cariniana cujo projeto inicial é a

Alternativas
Comentários
  • A implantação da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital – CARINIANA foi fundamentada em uma infraestrutura descentralizada, utilizando recursos de computação distribuída. A Rede CARINIANA surgiu da necessidade de se criar um serviço de preservação digital de documentos eletrônicos brasileiros com o objetivo de garantir o acesso continuado a longo prazo dos conteúdos armazenados digitalmente. Inicialmente as atividades estão sendo desenvolvidas em parceria com seis instituições/universidades brasileiras com o apoio de seus respectivos centros de informação e de informática. Nesta primeira etapa, a Rede se responsabiliza pelo armazenamento dos periódicos eletrônicos na plataforma OJS/SEER dos participantes do projeto e da autorização para que seus títulos também sejam armazenados pelos mesmos.

    A primeira etapa da rede disponibilizará serviços de preservação digital para instituições com publicações de acesso livre, além de mecanismos que facilitem a automatização dos processos de identificação, armazenamento, validação e conversão para novos formatos digitais. Uma segunda etapa tratará do desenvolvimento de uma rede de serviços que permita a livre adesão e integração de conteúdos da memória institucional digital de forma consorciada e federada

    Desde 2002, o IBICT vem citando a preservação digital como um dos temas mais importantes da sua missão. Com o apoio da FINEP, em janeiro de 2013 o Instituto aderiu ao ProgramaLOCKSS* da Stanford University. A participação do Instituto em iniciativas como a do LOCKSS representa uma contribuição significativa para a informação científica no Brasil, que, por conseguinte, habilita-se a preservar também o conteúdo de publicações internacionais de grandes instituições participantes da Iniciativa LOCKSS.

    Neste ano, a equipe do IBICT iniciou atividades de capacitação via Internet, além de produzir material técnico necessário para o gerenciamento das opções de inserção, coleta e monitoramento dos dados armazenados no LOCKSS.

    A implantação do LOCKSS passou pelo primeiro teste de instalação em rede. Foram convidadas a participar dessa etapa cinco instituições de ensino superior brasileiras (USP, UNICAMP, UFPB, UFSM e UEMA). Após receberem as definições do projeto, os representantes técnicos nomeados instalaram o software LOCKSS em servidores locais e criaram a lista de 16 títulos de periódicos eletrônicos usados no primeiro envio de conteúdo para todas as caixas.

    IBICT


  • O sistema LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe - Muitas Cópias Mantém as Coisas Seguras) para assegurar arquivamento seguro e permanente do cache da sua revista, é suportado pelo sistema. LOCKSS é um software livre desenvolvido pela Biblioteca da Universidade de Stanford, que permite preservar revistas online escolhidas ao sondar os websites das mesmas por conteúdo recém publicado e arquivando-o. Cada arquivo é continuamente validado contra cópias de outras bibliotecas. Caso o conteúdo esteja corrompido ou perdido, as cópias são usadas para restauração. SEER - IBICT


ID
2459821
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Projeto de Preservação do Acervo Fotográfico da Biblioteca Nacional foi elaborado por uma equipe interdisciplinar entre a Biblioteca Nacional e a FUNARTE, buscando desenvolver e implantar soluções inter-relacionadas abrangendo diversas atividades, tais como: pesquisa histórica para identificação das imagens, catalogação e indexação automatizada, reprodução fotográfica e digital, conservação, acondicionamento e armazenamento. Esse projeto foi chamado de:

Alternativas

ID
2545021
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sobre políticas públicas que se referem ao livro, à leitura e às bibliotecas, assinale a alternativa que contempla ações brasileiras:

Alternativas

ID
2697697
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que se refere à elaboração de Políticas Públicas, é correto afirmar que estas podem ser organizadas em três fases sucessivas.

Alternativas
Comentários
  • Letra A - formulação, implementação e avaliação


ID
2697700
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Organismo que tem como principal objetivo o fortalecimento das bibliotecas públicas por meio da implantação de um processo sistêmico baseado em ações voltadas para a interação e integração dessas bibliotecas em âmbito brasileiro. Esta definição refere-se:

Alternativas
Comentários
  • Letra E - SNBP (sistema nacional bibliotecas públicas). Será que a palavra sIstema encaixa com "voltadas para integração e interação "?. A SNBP foi mencionada em outra questão.

    Fonte: http://snbp.cultura.gov.br/sobre/historico/


ID
3021367
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas abaixo.

A biblioteca, como uma instituição __________ deve aplicar os princípios e processos da gestão da qualidade, visando à ________________ de suas atividades e ao incremento de benefícios a seus______________ .

Alternativas

ID
3024331
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Brasileiro e Freire (2013, p. 7, grifo nosso), “entende-se que a concretização da relação entre política e gestão da informação nas organizações pertencentes à formação social contemporânea, que se orienta ao conhecimento, dá-se a partir da operacionalização da mediação da informação no contexto das redes de informação que constituem um determinado regime de informação”. Considerando esse fragmento textual, assinale a alternativa que NÃO corresponde às discussões sobre Mediação de Informação nas organizações contemporâneas, cujo processo:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E.

    Estabelece-se apenas no espaço das redes sociocomunicacionais primárias, que são formadas a partir da informação formalmente registrada.

    A mediação da informação não ocorre apenas na informação formalmente registrada.

  • GABARITO: E

    [..] "é possível observar uma relação lógica existente entre as redes sociocomunicacionais pertencentes ao regime de informação e as possíveis formas de mediação que constituem o referido processo de mediação da informação. A mediação implícita se relaciona com as redes secundárias que são formadas a partir da informação sobre a informação, ou seja, a partir do que Almeida Júnior (2009) denomina de equipamentos informacionais – que para González de Gómez (2003) são os artefatos de informação –, os quais podem ser caracterizados pelos diferentes tipos de suportes de informação, tais como websites, banco de dados, manuais, documentos e demais registros escritos. Já a mediação explícita se estabelece no espaço das redes sociocomunicacionais primárias, que por sua vez, são formadas a partir da informação gerada pelas relações de comunicação diretas e locais, como por exemplo, conversações, reuniões, apresentações, dentre outras". 

    Fonte: BRASILEIRO, Fellipe Sá; FREIRE, Gustavo Henrique de Araújo. O proceso de mediação da informação nas organizações a partir do contexto do regime de informação. Anales de Documentación, 2013, vol. 16, no 1. 


ID
3024484
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

NÃO devem faltar em uma política de seleção de recursos de informação, em instituições públicas:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Weitzel (2013, p. 29):

    Política de seleção - dar suporte às decisões de seleção, e tem os seguintes itens:

    Identificação dos responsáveis pela seleção de materiais; os critérios utilizados no processo; os instrumentos auxiliares; as políticas específicas e os documentos correlatos.

    Gab. E


ID
3028426
Banca
FUNCERN
Órgão
Prefeitura de Jardim de Piranhas - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Organizado em quatro eixos, os quais podem ser adaptados de acordo com as realidades locais, as principais dificuldades e as potencialidades do Município, o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) expressa a vontade unívoca de qual política de Estado para o livro e a leitura este documento quer consolidar. O Eixo 1, denominado “democratização do acesso” privilegia, especificamente,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C

    O Eixo 1 da PNLL “Democratização do Acesso” apresenta seis linhas de ação:

    1. Implantação de novas bibliotecas

    2. Fortalecimento da rede atual de bibliotecas

    3. Conquista de novos espaços de leitura

    4. Distribuição de livros gratuitos

    5. Melhoria do acesso ao livro e a outras formas de expressão da leitura

    6. Incorporação e uso de tecnologias de informação e comunicação

  • IMPLEMENTAÇÃO DE NOVAS BIBLIOTECAS EM ACESSO PÚBLICO

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
3131725
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guararapes - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Teve sua criação decretada em 1992, trabalha de maneira articulada com outros órgãos, programas e projetos na área de leitura, literatura e bibliotecas no fortalecimento de ações e trabalho colaborativo em rede, participou da construção do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), participa do Programa Iberoamericano de Bibliotecas Públicas e tem parceria com o Programa Global Libraries.

Trata-se

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    O Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) foi criado em 1992 e está inserido na Coordenação-Geral de mesmo nome, subordinada ao Departamento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), na Secretaria da Economia Criativa(SEC) da Secretaria Especial da Cultura (SECULT). Tem como objetivo proporcionar à população bibliotecas públicas estruturadas, de modo a favorecer a formação do hábito de leitura e estimular a comunidade ao acompanhamento do desenvolvimento sociocultural do País. O SNBP participou da construção do  (PNLL), integrando o eixo 1 – democratização do acesso, seguindo, assim, as suas diretrizes. Desenvolve ações conjuntas com outros órgãos, programas e projetos na área de leitura, literatura e bibliotecas, tais como o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER), Agentes de Leitura, entre outros e, estimula a criação de Planos Estaduais e Municipais do Livro, Leitura e Bibliotecas, de acordo com os parâmetros traçados pelo PNLL. O SNBP também participa do Programa Iberoamericano de Bibliotecas Públicas e tem parceria com o Programa Global Libraries.

    O SNBP atua em articulação e parceria com 27 Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas (SEBPs) a fim de fortalecer as ações de estimulo ao livro, à leitura e às bibliotecas.

    Fonte: http://snbp.cultura.gov.br/sobre/historico/


ID
3324907
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere que o bibliotecário responsável por uma biblioteca pública municipal decidiu cadastrá-la no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) para que ela se beneficie de suas ações.

Nesse contexto, ele deve acompanhar a publicação de editais para obter

Alternativas
Comentários
  • Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP).

    Em 2004, por meio do Programa Livro Aberto, iniciou um grande movimento a favor da ampliação do número de bibliotecas públicas no país, assim como da modernização de bibliotecas já existentes. Durante o período de 2004 a 2011, em que perdurou o Programa Livro Aberto, foram criadas 1.705 novas bibliotecas e modernizadas 682. Esta ação era realizada por meio do estabelecimento de um contrato de comodato entre a FBN e a Prefeitura beneficiada, garantindo, assim, a entrega de um conjunto de equipamentos tecnológicos, mobiliário e acervo.

    Gab. D

    Fonte:http://snbp.cultura.gov.br/sobre/historico/

  • Eixos de atuação do SNBP:

    Assessoria Técnica

    Instalação e Modernização

    Formação de Pessoal

    Qualificação de Acervos

    Fomento à pesquisa

    Gestão da Informação


ID
3324913
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando as políticas públicas brasileiras para a cultura, o livro, a leitura e a biblioteca, avalie as seguintes afirmativas e a relação proposta entre elas.

I. Tradicionalmente, as bibliotecas públicas municipais brasileiras não possuem identificação com as necessidades locais, o que leva à criação de espaços sem atrativos e com poucas condições de atendimento adequado,

PORQUE

II. os governos locais, sem consciência do potencial das bibliotecas públicas, não possuem políticas próprias para o livro, a leitura e a biblioteca.

A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Machado (2010, p. 95;106):

    Em sua maioria, as bibliotecas públicas brasileiras não possuem recursos suficientes para se manter, para atualizar seus acervos, investir em tecnologia e muito menos na formação e qualificação de suas equipes, prescindindo muitas vezes do próprio profissional formado.

    Sem consciência do potencial que têm esses espaços, os governos locais se contentam em receber kits padronizados de bibliotecas, sem nenhuma identificação com as necessidades locais, o que leva à criação de espaços sem atrativos e sem condições de atendimento adequado.

    Gab. A

    MACHADO, Elisa Campos. Análise de políticas públicas para bibliotecas no Brasil. InCID: R. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v. 1, n.1, p. 94-111, 20 jul. 2010. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/42307


ID
3333334
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Conquista - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas – SNBP desenvolve ações no sentido de apoiar a ampliação e o fortalecimento das bibliotecas públicas e comunitárias brasileiras. As formas de apoio oferecidas NÃO incluem

Alternativas

ID
3560782
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2013
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) é um dos órgãos responsáveis pela Catalogação na Publicação no Brasil. De acordo com o regulamento da CBL para a prestação desse serviço, considere as seguintes afirmativas:


1. Todos os livros publicados no Brasil devem conter a Catalogação na Publicação, de acordo com o padrão internacional estabelecido em 1986 (Cataloging in Publication – CIP) e com o artigo 2º do Capítulo 1º da “Lei do Livro e das Bibliotecas”.

2. A Catalogação na Publicação reúne num único lugar, geralmente no verso da página de rosto, dados pertinentes à obra, como nome do autor, editora, ano de publicação, ISBN e assunto.

3. A CIP auxilia as bibliotecas na seleção e compra de livros.

4.Por questões de segurança, o processo de produção da Ficha Catalográfica pela CBL é feito manualmente, e a ficha é enviada pelo correio em até cinco dias úteis.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Catalogação

    Todos os livros publicados devem conter a Catalogação na Publicação, padrão internacional estabelecido em 1976 (Cataloging-in-Publication – CIP). No Brasil, de acordo com a Lei 10.753 de 30 de outubro de 2003, a adoção da Ficha Catalográfica é obrigatória.

    A Catalogação na Publicação reúne num único lugar, geralmente no verso da página de rosto, dados pertinentes à obra, como nome do autor, editora, ano de publicação, ISBN e assunto e a Câmara Brasileira do Livro está apta a fornecer este documento seguindo o lay-out e as regras definidas pelo AACR2 (Anglo-American Cataloguing Rules).

    A CIP auxilia as bibliotecas na seleção e compra de livros, facilitando a sua divulgação entre os usuários. Permite também às editoras que organizem seus próprios arquivos, catálogos comerciais e matérias promocionais dentro de padrões uniformes; por fim, proporciona aos livreiros as informações concisas sobre a matéria abordada nas obras, facilitando seu agrupamento por assunto e favorecendo sua veiculação.

    Todo o processo de produção da Ficha Catalográfica atualmente é informatizado. A Ficha pode ser solicitada através do site www.cbl.org.br por associados ou não associados e oferece um prazo máximo de cinco dias entre o pedido e a devolução do documento.

    Gab. B

    Fonte: http://cbl.org.br/servicos/ficha-catalografica


ID
3635029
Banca
FUNCERN
Órgão
Prefeitura de Jardim de Piranhas - RN
Ano
2018
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Organizado em quatro eixos, os quais podem ser adaptados de acordo com as realidades locais, as principais dificuldades e as potencialidades do Município, o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) expressa a vontade unívoca de qual política de Estado para o livro e a leitura este documento quer consolidar. O Eixo 1, denominado “democratização do acesso” privilegia, especificamente, 

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B.

    Quatro eixos orientam a organização do Plano:

    Eixo 1 – Democratização do acesso

    Eixo 2 – Fomento à leitura e à formação de mediadores

    Eixo 3 – Valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico

    Eixo 4 – Desenvolvimento da economia do livro

    http://snbp.cultura.gov.br/pnll/


ID
3774490
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Novo Hamburgo - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Proler tem por finalidade contribuir para a ampliação do direito à leitura, promovendo condições de acesso a práticas de leitura e de escrita críticas e criativas. Isso implica articular a leitura com outras expressões culturais, propiciar o acesso a materiais escritos, abrir novos espaços de leitura e integrar as práticas de leitura aos processos educacionais, dentro e fora da escola. Tornar a prática de leitura mais presente no cotidiano escolar é uma tarefa fundamental para um projeto político cuja meta é formar cidadãos leitores. A escola e a biblioteca são, nesse processo, instituições imprescindíveis e complementares, mas o aprendizado da leitura transcende a alfabetização. A respeito do assunto, é correto afirmar que uma das instituições vinculadas ao Proler é a

Alternativas
Comentários
  • O Proler (Programa Nacional de Incentivo à Leitura) foi criado em 1992 e é coordenado pela Fundação Biblioteca Nacional - Ministério da Cultura. Em 1996 teve sua reorientação, procurando contemplar a variedade e a diversidade das práticas brasileiras de promoção da leitura em todo país, refletindo anos de experiências e estudos dos profissionais que atuam na área. É uma proposta de âmbito nacional, articulada por múltiplos parceiros (instituições/entidades) oficiais ou não governamentais, pessoas profissionais, agentes e promotores da leitura.

    Gab. E

    Fonte: https://www.gaspar.sc.gov.br/cms/pagina/ver/codMapaItem/125310#:~:text=O%20Proler%20(Programa%20Nacional%20de,Biblioteca%20Nacional%20%2D%20Minist%C3%A9rio%20da%20Cultura.&text=O%20Proler%20tem%20por%20finalidade,de%20escrita%20cr%C3%ADticas%20e%20criativas.


ID
3774508
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Novo Hamburgo - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Democratizar o acesso de alunos e professores à cultura, à informação e aos conhecimentos socialmente produzidos ao longo da história da humanidade, pela distribuição às escolas de acervos, obras de referência e de literatura infantil, juvenil e adulta. A qual projeto/instituição do Ministério da Educação o enunciado se refere?

Alternativas
Comentários
  • Segundo Cordeiro (2018, p. 1488):

    Progressivamente, o PNBE passou a atender a educação infantil, o ensino fundamental, o ensino médio e a educação de jovens e adultos (EJA). Busca “[…] democratizar o acesso de alunos e professores à cultura, à informação e aos conhecimentos socialmente produzidos ao longo da história da humanidade”

    Gab. C

    CORDEIRO, Maisa Barbosa da Silva. Políticas Públicas de Fomento à Leitura no Brasil: uma análise (1930-2014). Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 4, p. 1477-1497, out./dez. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2175-6236&lng=en&nrm=iso


ID
5169109
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Barra Velha - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sobre a Biblioteca no contexto escolar o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), desenvolvido desde 1997, tem o objetivo de: Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), desenvolvido desde 1997, tem o objetivo de promover o acesso à cultura e o incentivo à leitura nos alunos e professores por meio da distribuição de acervos de obras de literatura, de pesquisa e de referência. O atendimento é feito de forma alternada: ou são contempladas as escolas de educação infantil, de ensino fundamental (anos iniciais) e de educação de jovens e adultos, ou são atendidas as escolas de ensino fundamental (anos finais) e de ensino médio. Hoje, o programa atende de forma universal e gratuita todas as escolas públicas de educação básica cadastradas no Censo Escolar.

    Gab.B

    Fonte: http://portal.mec.gov.br/programa-nacional-biblioteca-da-escola


ID
5345101
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guarulhos - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sistema coordenado pela Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura (UDBL) que tem como objetivo estimular e apoiar as bibliotecas de acesso público na democratização da informação, do livro e da leitura. Foi criado pelo Decreto nº 22.766, de 9 de outubro de 1984, e reformulado pelo Decreto nº 55.914, de 14 de junho de 2010, e visa à integração de bibliotecas públicas e comunitárias, sendo atualmente uma rede composta por mais de 700 unidades. Trata-se de:

Alternativas
Comentários
  • O SisEB é o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo. Foi criado pelo decreto nº 22.766, de 9 de outubro de 1984 e reformulado pelo decreto nº 55.914, de 14 de junho de 2010. Ele integra as bibliotecas públicas municipais e comunitárias vinculadas existentes no Estado. Hoje, a rede é composta por mais de 700 unidades, incluindo a Biblioteca de São Paulo (BSP) e a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), que servem como laboratório do conceito Biblioteca Viva.

    O SisEB é coordenado pela Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura (UDBL), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e tem a SP Leituras, organização social de cultura (eleita pelo terceiro ano consecutivo entre as 100 Melhores ONGs do Brasil), como parceira em sua operação. O sistema tem como objetivo estimular e apoiar as bibliotecas de acesso público do Estado na democratização da informação, do livro e da leitura.

    Fonte: http://siseb.sp.gov.br/institucional/

  • Questão que avalia os conhecimentos dos candidatos sobre as políticas públicas voltadas para as bibliotecas. 

    O sistema criado pelos decretos citados é o SisEB - Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (Letra E). O sistema é composto hoje por mais de 700 bibliotecas, entre elas a Biblioteca de São Paulo (BSP) e a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), citadas respectivamente nas alternativas A e B. 

    As siglas FBN (letra C) e SNPB (letra D) referem-se respectivamente a Fundação Biblioteca Nacional e o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas. 


    Gabarito do Professor: Letra E.

ID
5516776
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

   O objetivo do Programa SocInfo é integrar, coordenar e fomentar ações para a utilização de tecnologias de informação e comunicação, de forma a contribuir para a inclusão social de todos os brasileiros na nova sociedade e, ao mesmo tempo, contribuir para que a economia do País tenha condições de competir no mercado global. A execução do Programa pressupõe o compartilhamento de responsabilidades entre os três setores: governo; iniciativa privada; e sociedade civil. Para tanto, se desdobra em sete grandes linhas de ação: mercado, trabalho e oportunidades; universalização de serviços e formação para a cidadania; educação na sociedade da informação; conteúdos e identidade cultural; governo ao alcance de todos; P&D, tecnologias-chave e aplicações; e infraestrutura avançada e novos serviços. Com relação à educação na sociedade da informação, o programa prevê apoio aos esquemas de aprendizado, de educação continuada e de educação a distância com base na Internet e em redes, por meio de fomento a escolas, de capacitação dos professores, do autoaprendizado e da certificação em tecnologias de informação e comunicação em larga escala e da implantação de reformas curriculares visando ao uso de tecnologias de informação e comunicação em atividades pedagógicas e educacionais, em todos os níveis da educação formal.
Menezes. Verbete SocInfo – Programa Sociedade da Informação. Dicionário Interativo da Educação Brasileira – EducaBrasil. São Paulo:
Midiamix Editora, 2001 (com adaptações).

A partir do texto acima, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • A A modernização em bibliotecas pode ser exemplificada pelo uso de mecanismos voltados à produção, ao tratamento, ao armazenamento e ao compartilhamento de informação, por ações permeadas, em tempos contemporâneos, pela interoperabilidade entre ambientes digitais, com a permuta de dados como o COMUT, e por empréstimos entre bibliotecas de recursos digitais, que permitem o armazenamento e a recuperação de informação por meio de uma plataforma on-line.

    ERRADO. No COMUT não há permuta de dados, e sim de artigos, capítulos, partes de publicações ou publicações no todo. Não existe, até onde sei, empréstimo de recursos digitais entre bibliotecas.

    B O surgimento de novos meios de comunicação e armazenamento de dados, como correio eletrônico, periódicos eletrônicos e videotexto, propiciou a melhora na tecnologia nas áreas de computadores e telecomunicações, propiciando a interligação de vários equipamentos e sistemas informatizados e favorecendo a conectividade entre as pessoas. CERTO

    C De forma ampla, a interoperabilidade pode ser conceituada, conforme Marcondes, como a propriedade de sistemas diferentes (por exemplo, sistemas de gestão de bibliotecas digitais, instrumentos de pesquisa arquivísticos automatizados, sistemas de gestão de acervos museológicos) serem capazes de migrar conteúdos e disponibilizá-los para os usuários de uma determinada rede de bibliotecas. ERRADO. Interoperabilidade é capacidade de softwares intercambiarem metadados, de modo que seja possível fazer uma busca em vários sistemas utilizado um único metabuscador.

    D A modernização em bibliotecas pode ser exemplificada pelo uso de catálogos compartilhados e de bases de dados comercializadas por editores internacionais, que são acessadas diretamente nas grandes bibliotecas brasileiras. Tal fato deve-se à interoperabilidade entre ambientes digitais, como, por exemplo, a permuta de dados entre repositórios digitais (RD). ERRADO. Acredito que o erro esteja em generalizar que bases de dados comercializadas por editores nacionais são acessadas diretamente nas grandes bibliotecas brasileiras.

    E Ao se automatizar as ações das bibliotecas, é desejável que os processos automáticos realizados por computador e antes desenvolvidos de forma manual pelos humanos otimizem as equipes de bibliotecários para outras atividades, como, por exemplo, o desenvolvimento de tesauros especializados. Sendo assim, a partir dos computadores, os cérebros automatizados poderão organizar essas informações e torná-las viáveis ao cérebro humano e, como consequência, tornar o processo de organização da informação (OI) (OI) mais interativo, com o envolvimento dos usuários para estabelecer os termos mais adequados cientificamente. ERRADO.

  • A questão aborda a temática das tecnologias de bibliotecas e de informação contemporâneas. 

    Com base no texto do enunciado e em conhecimentos gerais sobre as bibliotecas na era moderna, identificamos as alternativas como: 

    A) ERRADA. O COMUT realiza a permuta de publicações em parte ou no todo e de artigos entre bibliotecas. Não se trata de um programa de permuta de dados. 

    B) CERTA.  

    C) ERRADA. Interoperabilidade é a capacidade de um sistema de comunicar, trocar e transmitir dados com outro sistema. 

    D) ERRADA. Há uma limitação no texto. As bases utilizadas extrapolam os limites das bases comerciais, sendo que estão presentes também uma grande quantidade de bases públicas ou subsidiadas por órgãos estatais.  

    E) ERRADA. O objetivo da automatização dos processos não é “otimizar as equipes de bibliotecários" e sim entregar melhores produtos e resultados aos usuários. 

    Gabarito do Professor: Letra B