SóProvas


ID
5345161
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guarulhos - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

“A liberdade intelectual é um direito de cada indivíduo, tanto no sentido de ter e manifestar suas opiniões, como de procurar e receber informação. É a base da democracia e está na essência do serviço bibliotecário. A liberdade de acesso à informação, independentemente de suporte e fronteiras, é uma responsabilidade primordial da biblioteca e dos profissionais da informação. O livre acesso à Internet, oferecido pelas bibliotecas e serviços de informação, contribui para que as comunidades e os indivíduos atinjam a liberdade, a prosperidade e o desenvolvimento.” Essas declarações fazem parte

Alternativas
Comentários
  • O Manifesto da IFLA sobre a Internet. O livre acesso à informação é essencial para a liberdade, a igualdade, o entendimento mundial e a paz. Portanto, a Federação Internacional de Associações de Bibliotecários e Instituições (IFLA) declara que:

    • A liberdade intelectual é um direito de cada indivíduo, tanto no sentido de ter e manifestar suas opiniões, como de procurar e receber informação. É a base da democracia e está na essência do serviço bibliotecário.
    • A liberdade de acesso à informação, independentemente de suporte e fronteiras, é uma responsabilidade primordial da biblioteca e dos profissionais da informação.
    • O livre acesso à Internet, oferecido pelas bibliotecas e serviços de informação, contribui para que as comunidades e os indivíduos atinjam a liberdade, a prosperidade e o desenvolvimento.
    • As barreiras para a circulação da informação devem ser removidas, especialmente aquelas que favorecem a desigualdade, a pobreza e o desespero. 

    Gab. E

    Fonte: https://www.ifla.org/files/assets/faife/publications/policy-documents/internet-manifesto-pt.pdf

  • A questão aborda conhecimentos gerais sobre as relações entre Internet e Biblioteconomia. 

    O acesso à Internet trouxe a ampliação do acesso à informação no final do século XX. As bibliotecas públicas são responsáveis por uma parcela considerável deste processo de democratização do acesso à Internet, oferecendo acesso amplo e gratuito a seus usuários.  

    Este assunto é tema do Manifesto da IFLA sobre a Internet (letra E), lançado em 2006 e renovado periodicamente 

    Gabarito do Professor: Letra E .