SóProvas


ID
5346643
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-AP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere a relações humanas e a relações interpessoais, julgue o item.


Segundo Herzberg, o conteúdo ou as atividades  desafiantes e estimulantes do cargo desempenhado pela  pessoa representam os fatores satisfacientes.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO.

    Na teoria de Herzberg os fatores intrínsecos são motivadores e levam a satisfação no cargo.

  • Teoria bifatorial/Higiene-motivação (Herzberg) - Fatores motivacionais (satisfacientes): estão relacionados ao sentimento de autorrealização da pessoa, correspondem às necessidades secundárias e determinam o estado de satisfação ou não satisfação. Exemplos: dificuldade das atividades, propósitos e conteúdo das funções. Fatores higiênicos (insatisfacientes): estão relacionados ao ambiente de trabalho e determinam o estado de insatisfação ou não insatisfação. Relacionam-se com as necessidades primárias. Exemplos: salário, qualidade da chefia e subordinados, organização do ambiente. Fonte: Estratégia Concursos
    • FATORES MOTIVACIONAIS - > Satisfacientes / Interno / Conteúdo do cargo
    • FATORES HIGIÊNICOS -> Insatisfacientes / Externo / Contexto do cargo
  • RESUMO:

    Frederick Irving Herzberg foi um psicólogo e influente professor de gestão empresarial americano. Nascido dia 18 de abril de 1923 em Massachusetts, graduou-se na City College em Nova York e fez pós-graduação na Universidade de Pittsburgh. Quando não estava estudando, dava aulas de psicologia na Case Western Reserve, em Cleveland.

    O professor ficou um tempo afastado dos estudos para servir como sargento no exército. De acordo com ele, foi essa experiência que o levou a se interessar por motivação. Ele acreditava que o enriquecimento do trabalho é um processo de gerenciamento contínuo, que impacta diretamente na motivação do funcionário.

    Herzberg era tão admirado em sua área, que seus livros e artigos ganharam a atenção de pessoas como Douglas McGregor e Abraham Maslow, ambos importantes estudiosos de relações humanas. Ele chegou à conclusão de que existem fatores que colaboram para a motivação e a satisfação das pessoas em seus trabalhos. De acordo com ele “… A prevenção da insatisfação é tão importante quanto o incentivo de satisfação”.

    O seu trabalho de maior relevância é a Teoria dos Dois Fatores, que foi publicada em seu livro “A Motivação para Trabalhar”. Nessa teoria, ele explica que são dois os fatores responsáveis pela satisfação e motivação das pessoas em um ambiente corporativo.

    Sua teoria teve por base entrevistas realizadas com diversos profissionais da área industrial de Pittsburgh (Pensilvânia, Estados Unidos). O objetivo do estudo era identificar os fatores que causavam a satisfação e a insatisfação dos funcionários em seu ambiente de trabalho.

    Dessa forma, ele utilizou questionamentos sobre o que agradava e o que desagradava cada um dos trabalhadores nas empresas nas quais atuavam. Sua teoria é de extrema importância para o estudo do comportamento, motivação e satisfação das pessoas nas organizações.

    Fatores que levam à insatisfação: política da empresa; condições do ambiente de trabalho; conflitos no relacionamento com outros funcionários; segurança; salário.

    Fatores que levam à satisfação: crescimento; desenvolvimento; responsabilidade; reconhecimento; realização.

  • nunca vê tanta teoria de vários cara diferente como nessa da adm. assim fica difícil serio msm