SóProvas


ID
5347060
Banca
DAE de Bauru - SP
Órgão
DAE-Bauru
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Conforme artigo 5º da Constituição Federal todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento acerca dos direitos e deveres individuais e coletivos e pede ao candidato que assinale o item correto, no tocante aos direitos descritos no art. 5º, caput, CF.

    a) probidade

    Errado. A probidade é um valor que decorre da moralidade administrativa.

    b) isonomia

    Errado. Isonomia é princípio, em que os iguais devem ser tratados de maneira igualitária e os desiguais de maneira desiguais, na medida da sua desigualdade.

    c) educação

    Errado. Educação é um direito social, nos termos do art. 6º, CF: Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.  

    d) propriedade

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Inteligência do art. 5º, caput, CF: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    Gabarito: D

  • Macete que eu uso para lembrar os direitos: VILPS

    VIDA; IGUALDADE; LIBERDADE; PROPRIEDADE; SEGURANÇA

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre direitos e garantias fundamentais.

    A- Incorreta. Não é o que dispõe a CRFB/88 sobre o tema, vide alternativa D.

    B- Incorreta. Não é o que dispõe a CRFB/88 sobre o tema, vide alternativa D.

    C- Incorreta. Não é o que dispõe a CRFB/88 sobre o tema, vide alternativa D.

    D- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 5º: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: (...)”.

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa D.

  • Art. 5o Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: (EC no 45/2004)

  • GABARITO: D

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

  • V.I.L.P.S

    Vida

    Igualdade

    Liberdade

    Propriedade

    Segurança

    -------

    Bons estudos!!

  • É legal usar acrônimos, inclusive os uso com alguma frequência, mas no mundo dos concursos são tantos que as vezes até confunde, por isso, alterno criando estórias curtas.

    Para a questão em tela criei a seguinte:

    O indivíduo nasceu na prisão e logo foi posto em liberdade; deram-lhe um carro bem equipado para correr na pista que havia ao lado da prisão; ele viu o pessoal que fazia a segurança da pista e então pôs-se a correr; no final da pista estava o prêmio: uma residência;

    Agora os elementos da resposta:

    O indivíduo nasceu (direito à vida) na prisão e logo foi posto em liberdade (direito à liberdade); deram-lhe um carro bem equipado (direito à igualdade - nessa estória é igualdade com os demais competidores) para correr na pista que havia ao lado da prisão; ele viu o pessoal que fazia a segurança (direito à segurança) da pista e então pôs-se a correr; no final da pista estava o prêmio: uma residência (direito à propriedade);