Para fazermos esse tipo de questão, precisamos lembrar um pouco sobre a teoria de Blake e Mouton.
Há 81 estilos de liderança - 1 a 9 para pessoas e 1 a 9 para tarefas;
Líder 9,9 é o ideal para a Teoria Comportamental.
Vale lembrar que o primeiro número (x,x) refere-se a tarefa;
Vale lembrar que o segundo número (x,x) refere-se ao relacionamento.
A) Estilo 9,9 -> muito orientado para tarefa e relacionamento - persuadir .
Preocupação com a produção e com as pessoas.
B) Estilo 1,1 -> pouco orientado para tarefa e relacionamento - delegar.
Pouco sociável e que não comunica com a equipe.
C) Estilo 5.5 -> Caracterizado por ser um líder que tem as suas prioridades equiparadas entre a produção e as pessoas. Uma mistura do estilo diretivo com o consultivo.
D) Estilo 9,1 -> muito orientado para tarefa e pouco para relacionamento - determinar.
Prioridade à produção e à tarefa.
Gabarito. A
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre a teoria do grid gerencial. A alternativa a ser marcada deve conter a posição do grid em que há um equilíbrio entre a preocupação com as pessoas e com as tarefas ao mesmo tempo.
O grid gerencial baseia-se nos estilos de preocupação com as pessoas e preocupação com a produção. O gráfico desenvolvido por Blake e Mouton possui dois eixos, um vertical e um horizontal, cada um tem nove pontos.
- Eixo horizontal: preocupação com a produção: o menor ponto (1) significa baixa preocupação, o maior ponto (9) alta preocupação com a produção.
- Eixo vertical: preocupação com as pessoas: o menor ponto (1) significa baixa preocupação, o maior ponto (9) alta preocupação com as pessoas.
ESTILOS DE LIDERANÇA DO GRID GERENCIAL:
- Posição 1.1 – Empobrecida/ Laissez-faire: esforço mínimo para a execução do trabalho, bem como pouca preocupação com as pessoas.
- Posição 1.9 – Clube campestre/Clube recreativo: há concentração nas necessidades dos indivíduos, mas falta atenção do líder para a produção, mas falta atenção do líder para a produção.
- Posição 5.5 – Homem Organizacional/Gerência de meio caminho: o bom desempenho organizacional pode ser atingido mediante o equilíbrio entre o atendimento às necessidades humanas (das pessoas) e a necessidade de alcançar os resultados de trabalho.
- Posição 9.1 – Autocrático, gerenciamento de tarefas ou autoridade-obediência: a atenção é dada ao trabalho, não há, praticamente, nenhuma preocupação com as pessoas.
- Posição 9.9 – Equipe, democrático ou gerencial em equipe: os resultados de trabalho vem do empenho pessoal. Há um equilíbrio entre se preocupar com as pessoas e com a produção.
Tendo apresentado a teoria, concluímos que a alternativa "A" é a correta.
GABARITO: A
Fonte:
DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.