SóProvas


ID
5348098
Banca
Quadrix
Órgão
CRQ 20ª Região-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

   Há pouco mais de um ano, quando Joe Biden recém-emergia como o nome do Partido Democrata a enfrentar Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro de 2020, seus correligionários não disfarçavam certa falta de entusiasmo. Político profissional com mais de três décadas no Congresso, Biden era visto como um centrista pragmático, de estilo protocolar e entediante, que teria que ser rebocado pelas alas mais à esquerda do partido para implementar uma agenda progressista em sua gestão.
Internet: <https://www.bbc.com>. 

A respeito do governo Biden e de temas correlatos, assinale a alternativa correta.  

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A) Ataques cibernéticos a sistemas americanos por hackers russos e a prisão de Alexei Navalny geraram instabilidade nas relações entre EUA e Rússia.

    "Em 2020, hackers invadiram um programa da SolarWinds, empresa que faz programas de gerenciamento de recursos de T.I., e atingiram órgãos governamentais críticos, como o Departamento de Justiça, o de Segurança Doméstica e o do Tesouro. A invasão já acontecia há nove meses antes de ser detectada, em dezembro daquele ano. As agências de inteligência norte-americanas apontaram que o grupo responsável era da Rússia."

    "Outra questão delicada que Biden pode levantar é a do opositor Alexei Navalny, que foi preso no início deste ano. Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, disse à CNN que o presidente não planeja abordar a questão de Navalny, a quem Putin nunca se refere pelo nome."

    Link: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/hackers-ucrania-navalny-e-mais-entenda-os-pontos-de-tensao-entre-russia-e-eua/

    B) Diferentemente de seu antecessor, Joe Biden tem sido muito tolerante com a participação do Irã na guerra civil da Síria. ERRADA.

    "O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta terça-feira (29) que ele mesmo ordenou os ataques aéreos a instalações milicianas na Síria e no Iraque ocorridos no domingo e afirmou que a ação ocorreu dentro da lei internacional.

    Link: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/06/29/biden-defende-ataque-contra-milicias-pro-ira-na-siria-e-no-iraque-eua-estao-prontos-para-novas-acoes-se-necessario.ghtml

    C) No contexto da pandemia, o governo Biden implementou um ritmo lento de vacinação e um modesto pacote de ajuda emergencial à população e de socorro às empresas. ERRADA.

    "Biden dobra meta de vacinação contra a Covid-19 nos EUA Presidente quer chegar ao fim de abril, quando completará 100 dias no cargo, com 200 milhões de doses aplicadas."

    IMPORTANTE! Biden tinha o plano de vacinar 70% da população adulta americana até 4/7 (Dia da Independência). No entanto, houve a estagnação do número de vacinados. Os motivos são: polarização polícia, dúvida em relação à ciência e falta de informação disseminada principalmente pelas redes sociais ou em áreas rurais.

    Link: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/03/25/biden-anuncia-nova-meta-de-vacinacao-nos-eua-200-milhoes-de-doses-aplicadas-ate-o-100o-dia-de-mandato.ghtml

    https://www.poder360.com.br/internacional/biden-nao-bate-meta-de-vacinar-70-dos-adultos-ate-4-de-julho/ 2021

  • D) Em recente encontro do G-7, Biden refutou hostilidades com a China, ignorando questões como a situação de Hong Kong, o que frustrou os aliados europeus. ERRADA.

    "O presidente dos EUA, Joe Biden, deve pedir a líderes de outros países ocidentais que se oponham à crescente influência da China durante o segundo dia da cúpula do G7, disse um auxiliar do líder norte-americano à BBC."

    Link: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-57453654

    E) Joe Biden passou a exigir que os requerentes de visto de permanência nos Estados Unidos possuam seguro-saúde, restringindo fortemente a imigração. ERRADA.

    "O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reverteu um decreto da administração de Donald Trump que exigia que os requerentes de visto tivessem seguro saúde ou meios para pagar pelos cuidados de saúde."

    Link: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/biden-revoga-decreto-de-trump-que-exigia-que-imigrantes-tivessem-seguro-saude/

  • PANDEMIA, PANDEMIA E PANDEMIA... nem estava sabendo desses acontecidos...

  • 29/07/2021 às 20:22 NEWS O presidente dos Estados Unidos alertou para os impactos dos ataques de hackers a agências governamentais e empresas do país. Segundo Joe Biden, esse tipo de ação pode levar a uma “guerra de tiros real”. A declaração chega após uma série de invasões que resultaram em paralisações em importantes operações de petróleo e frigoríficos nos EUA.
  • A segurança cibernética se tornou um tema relevante no governo do democrata depois dos ataques às empresas Colonial Pipeline e JBS. “Vimos como as ameaças cibernéticas, incluindo ataques de ransomware, são cada vez mais capazes de causar danos e interrupções no mundo real”, disse o presidente norte-americano. A Colonial Pipeline é responsável pelo maior oleoduto dos Estados Unidos e ficou paralisada por 6 dias em maio, devido ao ataque. O FBI disse acreditar que os criminosos estão no leste europeu...

    Leia mais no texto original: (https://www.poder360.com.br/internacional/biden-diz-que-ciberataques-podem-levar-a-guerra-real-com-grande-potencia/)

  • Segundo a publicação “ Poder 360", dirigida por Fernando Rodrigues, 
    “Biden estreou como chefe do Executivo norte-americano com um discurso conciliador e em defesa da democracia. O presidente pediu união aos norte-americanos e ressaltou a reconstrução de alianças, depois de enfrentar uma das eleições mais polarizadas e conturbadas da história recente dos EUA." 

    Nos primeiros meses de governo Biden tem procurado efetivar uma política de combate à pandemia do corona vírus e acelerar o processo de vacinação da população. Ao mesmo tempo objetivou combater a crise econômica que ameaça empregos e a posição dos EUA na arena e no comércio internacionais.

    Em seus primeiros cem dias de governo o novo presidente assinou 42 ordens executivas. Mais do que qualquer um de seus antecessores desde Franklin Roosevelt, em 1933. O instrumento foi utilizado, acima de tudo, para revogar medidas de Donald Trump, exigir máscaras em propriedades federais, proibir despejos em meio à pandemia, retornar para o Acordo de Paris e para Organização Mundial da Saúde.

    Em se tratando de História do tempo presente, a bibliografia disponível é essencialmente de caráter jornalístico e não acadêmico. O trecho apresentado na entrada da questão traz uma breve análise acerca do significado político da figura de Biden e, as opções apresentam afirmativas acerca de seu governo, sendo uma delas correta 

    A) CORRETA- As relações entre Rússia e EUA tem atravessado altos e baixos. No início do governo Biden, a ação de hackers russos e a prisão de Alexei Navalny, ativista anti- Putin, trouxeram maior tensão à uma situação já instável. Aliás, a reação negativa à prisão de Navalny teve caráter internacional. 

    B) INCORRETA- Apesar da expectativa de uma reabertura de diálogo entre EUA e Irã no governo Biden, o presidente , ao ordenar o ataque aéreo no leste da Síria contra supostas instalações usadas por milícias apoiadas pelo Irã, em fevereiro de 2021, demonstrou a tendência dos EUA de continuar a condenar a atuação do Irã na Síria. 

    C) INCORRETA- Uma das promessas de campanha de Biden foi o aceleração da vacinação da população contra a covid 19. E, nos primeiros cem dias de seu governo Biden cumpriu a meta proposta, além de lançar um programa de ajuda econômica aos prejudicados pela pandemia.

    D) INCORRETA-Em um raro consenso entre democratas e republicanos, o Senado dos Estados Unidos aprovou, em junho de 2021, um projeto de lei que deve liberar mais de US$ 200 bilhões em investimentos em ciência, tecnologia e pesquisa. O investimento é do governo Biden, para  fortalecer a inovação tecnológica nos Estados Unidos e fazer frente ao crescente desenvolvimento da China. Ou seja, mantém-se a competição com a China, mesmo que não nos mesmos termos do governo Trump. 

    E) INCORRETA- A política de imigração do governo Biden é diametralmente oposta àquela do governo Trump. Incluso o presidente enviou ao Congresso uma ambiciosa proposta de mudança nas regras de imigração . Dentre as novas propostas existe a projeção de concessão de cidadania a quase dez milhões de imigrantes/ trabalhadores ilegais. 

    Gabarito do Professor: A