SóProvas


ID
5348680
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-AP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito do processo de planejamento, julgue o item.


Segundo o modelo de Porter de análise competitiva, o poder de barganha dos clientes está ligado a seu nível de informação e à sua disposição para experimentar outras alternativas de produtos.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    De acordo Chiavenato, o modelo de Porter identifica cinco forças no ambiente de uma organização que influenciam a concorrência:

    01- Ameaça de novos entrantes: para entrar em uma indústria, as empresas precisam superar as barreiras à entrada, tais como economias de escala, requisitos básicos de capital, de lealdade dos clientes às marcas estabelecidas, etc. Barreiras elevadas desencorajam a entrada de novos concorrentes. Barreiras baixas conduzem a uma elevada competição.

    02 - Poder de barganha dos fornecedores da organização: como os fornecedores querem cobrar os preços mais altos possíveis pelos seus produtos, surge a luta de poder entre as empresas e seus fornecedores. A vantagem pende para o lado que tem mais opções ou com menos a perder com o término da relação.

    03 - Poder de barganha dos clientes da organização: os clientes querem que os preços baixem ou que a qualidade suba. Sua capacidade de consegui-lo depende do quanto compram, de até que ponto estão bem informados, da sua disposição para experimentar outras opções, etc.

    04- Ameaça de produtos substitutos: como ninguém é insubstituível, a concorrência depende da extensão em que os produtos em uma indústria são substituíveis por produtos de outra. Os serviços postais concorrem com os serviços de mensageiros, os quais concorrem com máquinas de fax, as quais concorrem com o correio eletrônico e assim por diante. Quando uma indústria inova, as outras podem sofrer.

    05 - Intensidade da rivalidade entre organizações concorrentes: todos os fatores anteriores convergem para a rivalidade, que constitui um cruzamento entre a guerra aberta e a diplomacia pacífica. As empresas manobram para conquistar posições. Elas podem atacar-se umas às outras ou concordar tacitamente em coexistir, talvez até formando alianças.

    Fonte: CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.

  • CORRETA: SE O CLINTE TEM MAIS OPÇÕES O PODER DE BARGANHAR COM O SEU FORNECEDOR É MAIOR.

    • POR EXEMPLO, FORNECEDORES DE INTERNET SÃO UM EXEMPLO ONDE PODEMOS ENXERGAR O NOSSO PODER DE BARGANHAR, SE NÃO ESTOU SATISFEITO COM UM FORNECERDOR POSSO SEM PROBLEMAS SOLICITAR OUTRO FORNECEDOR. VEJA QUE A VARIEDADE DE FORNECEDORES DE INTERNET NOS DÁ O PODER DE ESCOLHA. O QUE NÃO ACONTECE, POR EXEMPLO, COM FORNECIMENTO DE ÁGUA OU ENERGIA.
  • Faz sentido.

  • CERTO

    1) Ameaça de novos entrantes

    2) Produtos substitutos

    3) Poder de negociação dos fornecedores / barganha

    4) Poder de negociação dos clientes / barganha

    5)  Rivalidade entre os concorrentes

    Rodrigo Rennó