SóProvas


ID
5349547
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito de patrimônio, fatos contábeis e respectivas variações patrimoniais, julgue o item.


Suponha-se que uma entidade tenha identificado defeitos em produtos de sua fabricação e pretenda repará-los (recall), o que implicaria em gastos adicionais pós-venda. Nesse caso, só poderá reconhecê-los e, consequentemente, registrá-los, no passivo, dentro do período da garantia.

Alternativas
Comentários
  • A constituição da provisão para garantia de produtos é alicerçada no regime de competência, segundo o qual devem ser imputados ao custo todos os encargos e provisões correspondentes ao período, independentemente de sua realização em caixa.

    Tanto por questões legais (Código de Defesa do Consumidor) quanto comerciais (busca da satisfação do cliente e valorização da marca), o fabricante se responsabiliza pelo reparo ou substituição de itens que não funcionem adequadamente por determinado período a partir da data da compra, junto ao consumidor final.

    Desta forma, uma empresa fabricante que vende bens com uma garantia segundo a qual os clientes estão cobertos pelo custo da reparação de qualquer defeito de fabricação após a compra deve provisionar tal garantia no balanço.

    Contabilização:

    D - Constituição de Provisão para Garantia de Produtos (Conta de Resultado)

    C - Provisão para Garantia de Produtos (Passivo Circulante)

    Segue uma questão sobre o assunto:

    (CESPE/2008/TST) Se uma empresa oferece um período de garantia e de revisões gratuitas pela venda de um produto, na elaboração da demonstração do resultado do exercício (DRE), pelo conceito do confronto das despesas, tais custos deverão ser apropriados no mesmo período da venda, por estimativa, e não no momento em que houver a substituição das peças ou revisão gratuita. Gabarito: certo

  • errada,

    Trata-se de uma obrigação não formalizada em que a entidade constitui uma expectativa válida e que justifica a constituição de um passivo.

    Obrigação não formalizada é uma obrigação que decorre das ações da entidade em que: (a)(...) de declaração atual suficientemente específica, a entidade tenha indicado a outras partes que aceitará certas responsabilidades; e (b) em consequência, a entidade cria uma expectativa válida nessas outras partes de que cumprirá com essas responsabilidades.

    FONTE: CPC 25, item 10.