SóProvas


ID
5350369
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV - AP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca da organização administrativa do Estado e de sua separação em administração direta e indireta, julgue o item.

O Estado, ao executar suas atividades diretamente, por intermédio dos seus órgãos e agentes administrativos, está descentralizando suas atividades para mais bem desempenhar suas funções.

Alternativas
Comentários
  • DESCONCENTRANDO.

  • A questão se refere à Centralização e não Descentralização.

    Centralização é a situação em que o Estado executa suas tarefas diretamente, por intermédio dos diferentes órgãos e agentes administrativos que compõem sua estrutura funcional.

    Gab. Errado

  • " O Estado, ao executar suas atividades diretamente, por intermédio dos seus órgãos e agentes administrativos, está descentralizando suas atividades para mais bem desempenhar suas funções."

    Lê até "descentralizando", marca errado e corre pro abraço! Tempo é Questões! rsrs!

    A assertiva se refere à Desconcentração/Centralização.

    Bons Estudos!

  • Depois que criei esse menmônico, nunca mais errei esse tipo de questão: MEU ESTÔMAGO (ÓRGÃO) ESTÁ DESCONCENTRADO DE FOME!

    Não saia da fila, não desista, PERSISTA!!

  • Gabarito: E

    Se está dentro do estado (administração direta) em seus orgãos e agentes, então é desconcentração e não descentralização como o enuciado informa.

    "O que o homem semear, ele também colherá." | Gálatas 6:7

  • A Administração executa diretamente suas atividades: CENTRALIZAÇÃO.

  • Desconcentração
  • Vi que os colegas se amarraram um pouco com os conceitos...

    resumidamente:

    Concentração é a técnica de cumprimento de competências administrativas por meio de órgãos públicos despersonalizados e sem divisões internas.

    desconcentração as atribuições são repartidas entre órgãos públicos pertencentes a uma única pessoa jurídica, mantendo a vinculação hierárquica.

    Centralização é a técnica de cumprimento de competências administrativas por uma única pessoa jurídica governamental. É o que ocorre, por exemplo, com as atribuições exercidas diretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios

    descentralização, as competências administrativas são distribuídas a pessoas jurídicas autônomas, criadas pelo Estado para tal finalidade. Exemplos: autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista.

    Mazza.

  • Se o próprio Estado executa suas atividades por meio de seus órgãos ou agentes ele exerce a centralização.

  • Gab. ERRADO

    Se esta EXECUTANDO DIRETAMENTE está CENTRALIZADA a sua ação e não está DESCENTRALIZANDO.

  • DESCONCENTRAÇÃO = '' O '' DE ÓRGÃOS

  • Isso se trata de desconcentração

  • A questão fala da Centralização que é a técnica de cumprimento de competências administrativas por uma única pessoa jurídica governamental. É o que ocorre, por exemplo, com as atribuições exercidas diretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios

  • (DESCONCENTRAÇÃO é a criação de Órgãos.) A execução de atividades desempenhada pela ADM DIRETA é DE FORMA CENTRALIZADA.

  • MACETINHO DE BOA

    DESCENTRALIZAÇÃO - CRIA ENTIDADES

    DESCONCENTRAÇÃO - CRIA ORGÃO

  • A presente questão trata do tema organização da administração pública.

     

    Para responder ao questionamento apresentado, importante conhecer os seguintes conceitos básicos:

     

    Centralização: ocorre quando o Estado executa suas tarefas diretamente, por meio dos órgãos e agentes integrantes da denominada administração direta. Nesse caso, os serviços são prestados diretamente pelos órgãos do Estado, despersonalizados, integrantes de uma mesma pessoa política.

     

    Descentralização: ocorre quando o Estado desempenha algumas de suas atribuições por meio de outras pessoas, e não pela sua administração direta. A descentralização pressupõe duas pessoas distintas: o Estado e a pessoa jurídica que executará o serviço, por ter recebido do Estado essa atribuição.

     

    Importante destacar, que a descentralização pode ocorrer:

     

    *Por outorga ou por serviços – o Estado cria uma entidade (pessoa jurídica) e a ela transfere determinado serviço público. É o que ocorre na criação das entidades da administração indireta, fundamentando no princípio da especialização. Esta especialização propiciará maior capacitação para o desempenho das competências estatais.

     

    *Por delegação ou por colaboração – o Estado transfere, por contrato ou ato unilateral, unicamente a execução do serviço, para que a pessoa delegada o preste à população, em seu próprio nome e por sua conta e risco, porém, sob a fiscalização do Estado.



    Desconcentração: ocorre exclusivamente dentro da estrutura de uma mesma pessoa jurídica. Trata-se de mera técnica administrativa de distribuição interna de competências de uma pessoa jurídica, seja uma pessoa política (entes federativos) ou entidade da administração indireta.

     


    No presente enunciado, temos a figura da centralização, pois o Estado executa suas tarefas diretamente, por meio dos órgãos e agentes integrantes da denominada administração direta. Logo, verificamos que o item apresentado está incorreto.

     





    Gabarito da banca e do professor: Errado.

  • Galera, pode muito bem ocorrer centralização + desconcentração, haja vista que um não anula o outro.

    Ex: A União por meio da PF e PRF age no intuito de zelar pela segurança pública

    União = Ente político ( centralização )

    PF e PRF = Órgãos da União ( desconcentração )